Aracaju, 29 de março de 2024

Governo engessado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Enquanto o governo de Sergipe não nomear todos os novos presidentes e diretores dos órgãos do segundo escalão a máquina pública ficará engessada. Embora muitos pensem não haver pressa para concluir a escalação do novo time por esta administração ser a continuidade da primeira, na prática não é bem assim. O presidente de uma autarquia ou empresa pública não vai elaborar projetos ou tomar decisões duradouras sabendo que seu sucessor poderá desfazê-las. Ressalte-se que os atuais dirigentes do segundo escalão nem sempre possuem afinidades com os novos secretários. Por conta disso a máquina pública funciona com lentidão, resultando em prejuízos para o Estado. Ademais, a demora em substituir os auxiliares a serem descartados pelo Executivo desperta a falsa impressão de que faltam quadros competentes para compor o governo.

Proposta de mudança

Construir uma frente de renovação política em Sergipe. Este é o novo projeto do deputado federal eleito Gustinho Ribeiro (SD). Como parte desta proposta, ele já convidou o vereador aracajuano Vinicius Porto (DEM) para se filiar ao Solidariedade. O demista, contudo, não deve aceitar o convite, pois pode perder o mandato por infidelidade. Segundo decisão do Tribunal Superior Eleitoral, os mandatos pertencem aos partidos políticos. Danou-se!

Volta pra casa

A Assembleia vai ter que pagar os salários dos servidores estaduais requisitados por ela. Caso não queira assumir a despesa salarial, o Legislativo terá que devolvê-los até o final deste mês. Do contrário, o governo bloqueará os salários dos suplicantes cedidos ao Parlamento. É feia a crise!

Conflito à vista

E o governador Belivaldo Chagas (PSD) se reunirá, segunda-feira, com os deputados estaduais governistas. Na pauta, a eleição para a Mesa Diretora da Assembleia, que acontecerá sexta da próxima semana. Caso o deputado Luciano Bispo (MDB) consiga reverter sua cassação até lá, será o nome de consenso para permanecer presidindo o Legislativo. Do contrário, a disputa pela presidência vai ser uma verdadeira briga de faca no escuro. Misericórdia!

Derrotado uma ova!

Arranja encrenca quem chamar de perdedor o ainda senador Eduardo Amorim (PSDB). “Em nenhum momento me senti e nem admito que me chamem de derrotado”, reage. Na eleição passada o tucano perdeu a disputa para o governo. Ele diz que, após o fim do mandato – dia 31 próximo – continuará na oposição. “Também volto para a minha Medicina, para os consultórios, já que sou funcionário público”. Então, tá!

Contra Maduro

O senador eleito Alessandro Vieira (PPS) apoia a derrubada do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Segundo ele, o país deixou de ser uma democracia “para se tornar um governo autoritário, com eleições fraudadas”. Por causa disso, o senador sergipano apoia a Assembleia Nacional da Venezuela: “Independente de ideologia, seremos contra qualquer regime autoritário”, discursa Vieira.

Apoia ao esporte

E quem anda prometendo ajudar o esporte sergipano é o deputado federal eleito Valdevan Noventa (PSC). Segundo ele, Sergipe é um berço de talentos, porém precisa que as autoridades olhem mais para o setor. “Não medirei esforços para trazer investimentos que ofereçam melhores condições e oportunidades aos nossos atletas”, discursa. Aguardemos, portanto!

Bateu em retirada

Os vereadores da oposição se retiraram da Câmara de Itabaiana para não votar projetos do executivo. A prefeita Carminha Mendonça (PP) foi ao Legislativo para defender a aprovação das matérias, contudo os oposicionistas não quiseram ouvi-la. Por conta disso, não foram votados projetos beneficiando instituições filantrópicas como a APAE, Casa do Acolhimento, Parque dos Falcões e Sociedade Filarmônica 28 de Agosto. Crendeuspai!

Comissão ameaçada

Há uma preocupação em Sergipe sobre o futuro da Comissão Estadual da Verdade. Nos últimos quatro anos, seus integrantes colheram cerca de 30 depoimentos e catalogaram documentos sobre a atuação da ditadura militar de 1964. Ontem, o vereador aracajuano professor Bittencourt (PCdoB), pediu à vice-governadora Eliane Aquino (PT) que interceda em favor da renomeação dos sete técnicos da Comissão, exonerados em dezembro último. Marminino!

Bola da vez

Não será fácil para o MDB segurar o passe do prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana. Depois de o PT lhe oferecer ficha de filiação, agora foi a vez do PSD convidá-lo para engrossar seus quadros. O convite foi feito pelo deputado federal Fábio Mitidieri durante visita ao gestor emedebista. Segundo o parlamentar, a filiação de Marcos Santana fortalecerá o partido em Sergipe.

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Folha de Sergipe, em 12 de julho de 1908.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também