Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Mesa quase definida

A liminar garantindo um novo mandato ao deputado estadual Luciano Bispo (MDB) acabou a disputa pela presidência da Assembleia. Bom para o governador Belivaldo Chagas (PSD), que não precisará se desgastar tentando encontrar uma chapa de consenso para a Mesa do Legislativo. Com a permanência de Bispo, que deverá se reeleger para presidir a Casa, a bancada governista terá mais facilidade para chegar a um acordo em torno da nova diretoria do Parlamento. Comenta-se nos corredores da Assembleia que a chapa mais consensual no momento terá, além de Luciano na presidência, Francisco Gualberto (PT) como vice e Jeferson Andrade (PSD) mantido na 1ª Secretaria. Resta saber se o deputado Zezinho Guimarães e o atual vice-presidente Garibalde Mendonça – ambos do MDB – concordam em ficar de fora da chapa. Aí já são outros quinhentos!

De olho no futuro

O PT aracajuano se reúne hoje para discutir o futuro da legenda na capital. A ideia é ampliar para outros partidos a discussão as eleições de 2020. O partido ainda comemora o sucesso no pleito de 2018, quando reelegeu os deputados João Daniel (federal) e Francisco Gualberto (estadual), além de ter mantido a segunda cadeira na Assembleia com a eleição de Iran Barbosa. Por fim, a legenda elegeu para o Senado seu presidente estadual Rogério Carvalho e fez a petistaEliane Aquino vice-governadora de Sergipe. Melhor do que isso, só dois disso!

Sob controle

A Deso garante que está tudo normal com a Barragem do Poxim, em São Cristóvão. Segundo nota da companhia, a grande questão daquele empreendimento é a proximidade com a zona urbana,  “o que o torna de maior risco, mas um risco controlado”. A Deso diz ainda que as fissuras encontradas durante a construção na base da barragem foram tratadas com preenchimento de nata de cimento. Então, tá!

Polícia de luto

Será sepultado nesta segunda-feira, o corpo do ex-comandante da Polícia Militar, coronel Hélio Silva, 76 anos. Ele morreu ontem, vítima de uma parada cardíaca. Hélio Silva comandou a Polícia Militar de Sergipe entre janeiro de 1998 a dezembro de 1999. O velório do coronel está acontecendo no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju. Descanse em paz!

Confia mais

O consumidor está mais seguro em relação às compras pela internet. De acordo com pesquisa do SPC Brasil, 93% dos entrevistados, ou nove entre 10 consumidores, estão satisfeitos com esse tipo de compra. Os produtos mais comprados na internet são livros (52%), eletrodomésticos (47%), passagens aéreas, de ônibus, de trem ou de navio (47%), reservas em hotéis ou pousadas (41%) e ingressos (40%).

Braços cruzados

Quem tiver alguma demanda para resolver quarta próxima no Tribunal de Justiça é melhor deixar para o dia seguinte. É que depois de amanhã os servidores do TJ sergipano vão cruzar os braços por 24 horas. A paralisação visa pressionar a direção do Tribunal a atender as reivindicações salariais da categoria. “Os servidores tiveram um reajuste de pouco mais de R$ 100, enquanto os magistrados receberam um aumento de quase R$ 5 mil”, se queixa o sindicalista Alexandre Rollemberg. Homem, vôte!

Acordo político

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) firmou uma aliança política com o ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita (PTC). Condenado a mais de 12 anos de prisão e recluso napenitenciária de Nossa Senhora da Glória, Sukita informa que a aliança visa as eleições de 2020 e 2022. Segundo a filha do ex-prefeito, Isadora Sukita, o deputado vai apoiá-la para a Prefeitura de Capela e “em 2022 faremos politicamente o que ele nos pedir”. Marminino!

Olho por olho

Um suspeito de praticar assaltos em Aracaju foi espancado até a morte por populares. A chacina ocorreu na praia de Atalaia, ondeRômulo Gonzaga e Manoel Júlio Ferreira Soares estariam praticando assaltos. A Polícia prendeu o primeiro, mas Manoel Júlio não teve a mesma sorte. Ele tentou fugir, mas foi perseguido por populares que lhe aplicaram a Lei de Talião: “Olho por olho, dente por dente”. Misericórdia!

Quer intermediar

E o deputado federal Laércio Oliveira (PP) pretende ser o interlocutor entre o governo de Sergipe e a Presidência da República. O pepista lembra que fez campanha aberta para Jair Bolsonaro (PSL) e agora deseja ajudar o governador Belivaldo Chagas (PSD) a conseguir recursos federais. Por sua vez, Chagas já disse que, embora tenha votado no presidenciável Fernando Haddad (PT), não quer encrenca com Bolsonaro. Aff Maria!

Desemprego preocupa

O deputado estadual Capitão Samuel (PSC) está preocupado como futuro dos vigilantes que prestam serviço ao estado. É que o governo não está pagando as empresas de vigilância e estas, por sua vez, atrasam os salários dos trabalhadores e os ameaçam de desemprego. Samuel promete cobrar ao governador Belivaldo Chagas (PSD) que regularize os pagamentos das empresas para proteger os empregos dos vigilantes. Certíssimo!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Folha da Manhã, em 30 de agosto de 1941.

Resumo dos Jornais

Leia também