Aracaju, 29 de março de 2024

Desemprego em massa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A partir de amanhã, 18 ilustres sergipanos estarão desempregados. São os 12 deputados estaduais, os quatro federais e os dois senadores derrotados nas eleições do ano passado. Sem mandatos, todos terão que reaprender a viver como cidadãos comuns. Certamente não será fácil abrir mão de altíssimos salários, assessores, carros pretos, auxílio-moradia, viagens internacionais e, principalmente, foro privilegiado. Alguns deles tentarão novos mandatos em 2020 e 2022, enquanto outros devem se “aposentar” por total falta de fôlego para disputar novas eleições. Enquanto estes 18 ex-parlamentares voltarão a viver na planície, seus substitutos na Assembleia e no Congresso começam nesta sexta-feira uma vida de mordomias e farturas pagas pelos contribuintes. A estes aconselha-se andarem nos trilhos para também não perderem os bons “empregos” daqui a quatro anos. Marminino!

Justa homenagem

Em fim de mandato por opção pessoal, a deputada estadual Ana Lúcia (PT) foi homenageada pela ASTRA Diretos Humanos e Cidadania LGBT. A entidade fez questão de reconhecer a atuação da parlamentar em defesa da população LGBT. A homenagem foi prestada durante a rodada de diálogo “Como fazer as leis do Legislativo na estrutura do Executivo”, evento que integra a programação da Semana da Visibilidade Trans em Sergipe. Maravilha!

De fábrica a sucata

A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN) de Laranjeiras parou de produzir. Alegando prejuízos, a Petrobras decidiu fechá-la até que possa torrá-la nos cobres. Técnicos garantem que a fábrica de amônia e ureia tem tudo para virar sucata devido seu elevado grau de oxidação. O fechamento da FAFEN desemprega quase 300 trabalhadores e afeta várias empresas misturadoras, que produzem a famosa fórmula NPK para atender produtores agrícolas. Lastimável!

Mesa da discórdia

Os deputados governistas Garibalde Mendonça e Zezinho Guimarães – ambos do MDB – tentam formar uma chapa para disputar a Mesa Diretora da Assembleia. Os dois não aceitaram ficar de fora da chapa encabeçada por Luciano Bispo (MDB). O tempo, contudo, é o grande adversário de ambos, pois a eleição da Mesa já será amanhã à tarde, logo após a posse dos novos deputados estaduais. Aguardemos, então!

Ponto para a posse

E o deputado federal eleito Fábio Henrique (PDT) postou nas redes sociais o momento em que fazia o cadastramento biométrico na Câmara. Também registrou a visita ao gabinete do deputado federal André Figueiredo, líder pedetista na Câmara, e a gravação de uma mensagem de boas vindas para ser veiculada na página oficial do PDT. A posse dos congressistas será amanhã, em Brasília.

De olho em 2020

O PCdoB promove hoje a plenária Reconstruindo Aracaju – Conquistas e Perspectivas. Será a partir das 18h, na sede do Sindicato dos Bancários. Principal liderança do partido em Sergipe, o prefeito Edvaldo Nogueira fará uma explanação sobre seus dois anos à frente da administração aracajuana e apresentará o planejamento para 2019 e 2020. Os comunistas também vão discutir sobre as eleições do próximo ano, tanto na capital quanto no interior. Então, tá!

Favas contadas

Quer apostar uma mariola como o governo de Sergipe vai mesmo decretar calamidade financeira? Outros sete estados já fizeram isso. A ideia é reforçar a agenda de ajuste fiscal que o governo federal deverá propor ao Congresso, incluindo a reforma da Previdência. A calamidade financeira facilita a tarefa de privatizar estatais, além de permitir renegociar contratos e revisar o regime jurídico do servidor público. Misericórdia!

País machista

Mais da metade (53%) das brasileiras com idade entre 14 e 21 anos convivem com o medo de ser assediadas. Segundo estudo da organização internacional de combate à pobreza ActionAid, o medo diário do assédio afeta 41% das adolescentes entre 14 e 16 anos. O percentual sobe para 56% na faixa que vai dos 17 aos 19 anos e alcança 61% entre 20 e 21 anos. Crendeuspai!

Torra nos cobres

E o Aeroporto de Aracaju deve ser entregue à iniciativa privada em março próximo, quando ocorrerá a quinta rodada de concessões. O processo inclui também os terminais de Recife, Maceió, João Pessoa, Juazeiro do Norte, Campina Grande, Cuiabá, Rondonópolis, Alta Floresta e Sinop, Vitória e Macaé. Segundo o governo federal, quanto todos os aeroportos brasileiros forem entregues de mão beijada à iniciativa privada, a Infraero será extinta. Aff Maria!

Corações de pedra

O senador eleito Rogério Carvalho (PT) lamentou a recusa de dois magistrados em liberar o ex-presidente Lula (PT) para assistir o sepultamento do irmão Vavá, ocorrido ontem em São Paulo. “Se não respeitam o que a lei garante a Lula ou esquecem do sentido dos direitos humanos, que se respeite o luto, a dor, a despedida”. Segundo Rogério, permitir que um preso possa se despedir de um irmão “é uma questão humanitária, é civilidade, compaixão, misericórdia”. Certíssimo!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 24 de novembro de 1909.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também