Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Renovação de araque

Não é de todo certo afirmar que as últimas eleições renovaram a Assembleia Legislativa em 50%. Uma análise mais criteriosa mostra que boa parte dos novos deputados estreantes integra a “bancada dos parentes”, composta por políticos que usaram as relações familiares para se elegerem. Entre estes estão Ibraim Monteiro (PSC), Maísa Mitidieri (PSD), Rodrigo Valadares (PTB) Zezinho Sobral (Podemos) e Diná Almeida (Podemos). Os quatro primeiros são filhos, respectivamente, dos ex-deputados Valmir Monteiro, Luiz Mitidieri, Pedrinho Valadares e José Sobral, estes dois últimos falecidos. Por sua vez, Diná vem a ser esposa do ex-deputado Diógenes Almeida. Leve-se em consideração que, mesmo não havendo parentesco entre ambos, o “novo” Iran Barbosa (PT) é cria política da ex-parlamentar Ana Lúcia (PT). Portanto, mesmo distantes do plenário, os ex-deputados vão orientar seus discípulos, o que significa dizer que mudaram as figuras, mas o reisado continuar o mesmo. Crendeuspai!

Batendo chapa

Os deputados governistas Garibalde Mendonça e Zezinho Guimarães – ambos do MDB – tentam formar uma chapa juntamente com a oposição para disputar a Mesa Diretora da Assembleia. Enquanto isso, o atual presidente Luciano Bispo (MDB) segue costurando sua reeleição para o cargo. Favorito na disputa, Bispo tem o apoio declarado do governador Belivaldo Chagas (PSD). A eleição será hoje à tarde, logo após a sessão de posse dos deputados. Nem precisa dizer que o clima na Assembleia está pra lá de tenso. Aff Maria!

Fim de um ciclo

E o desembargador Ricardo Múcio deixou, ontem, a presidência do Tribunal Regional Eleitoral. Ele será substituído pelo também desembargador José dos Anjos, a quem caberá comandar as eleições municipais do próximo ano. Segundo o desembargador Diógenes Barreto, o trabalho desenvolvido por Ricardo Múcio, sobretudo na condução do último pleito, “foi reconhecido por toda a comunidade jurídica de Sergipe”. É vero!

Sangue novo

O engenheiro civil Ancelmo Luiz de Souza será o novo presidente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Vai substituir Antônio Vasconcelos, que vinha se mantendo no cargo há vários governos. Ao anunciar o nome do novo auxiliar, o governador Belivaldo Chagas (PSD) disse que “temos muitos desafios pela frente”. Marminino!

Sem tornozeleira

E o deputado federal Valdevan Noventa (PSC) conseguiu permissão para retirar a tornozeleira eletrônica e viajar à Brasília visando tomar posse. A autorização foi dada ontem, pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Tóffolli. Acusado de coagir testemunhas no inquérito que apura compra de votos e ‘otras cositas mas’, Valdevan ficou mais de um mês preso no Cadeião de Estância, onde foi diplomado como deputado. Misericórdia!

Convite pra posse

Logo após a decisão do ministro Dias Tóffolli, o deputado federal Valdevan Noventa postou nas redes sociais o convite para a sua posse: “Pessoal, amanhã (hoje) acontecerá a cerimônia de posse do nosso mandato em Brasília. Agora chegou a hora de representar e fazer jus aos 45.472 votos que obtive nas urnas e transformar a vida do meu povo. O gabinete estará de portas abertas para receber a todos”. Então, tá!

Agradecimento

Mais de 50 prefeitos e vereadores recepcionaram, ontem, o ex-deputado federal André Moura (PSC). Foi durante o desembarque dele no Aeroporto de Aracaju. Os líderes políticos foram agradecê-lo pela liberação de emendas do Orçamento, que garantiram a realização de dezenas de obras nos municípios sergipanos. Depois, todos foram almoçar em um restaurante, onde os prefeitos e vereadores prometeram apoiar André em suas futuras empreitadas eleitorais.

Vida nova

E o ex-deputado federal Valadares Filho (PSB) postou mensagem nas redes sociais desejando sucesso à nova bancada federal sergipana. Disse que, após passar 12 anos na Câmara, sai com a sensação de dever cumprido. Vavazinho concluiu dizendo-se disposto a enfrentar os desafios do presente e do futuro “com a mesma garra e determinação de sempre”. Nas eleições passadas, o ex-deputado concorreu ao governo estadual, tendo sido derrotado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD).

Quer advogar

Formado em Direito, o prefeito afastado de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR) está estudando para se submeter ao exame da OAB. Entrevistado pelo portal Primeira Mão, ele disse que não está preocupado em reassumir a Prefeitura. “A minha preocupação hoje é em provar que sou inocente e acho que isso será fácil, pois não cometi nenhuma irregularidade”. Valmir foi preso e afastado do cargo em novembro passado, sob a acusação de improbidade administrativa. Homem, vôte!

Troca de mãos

O desembargador Osório Ramos Filho toma posse hoje na presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe. Substituirá o também desembargador Cezário Siqueira. Também serão empossados como vice e corregedora geral, respectivamente, os desembargadores Alberto Romeu Gouveia e Elvira Maria de Almeida. A solenidade de posse está marcada para as 17h, no Palácio da Justiça, centro de Aracaju. Prestigie!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 22 de dezembro de 1907.

Resumo dos Jornais

Leia também