Aracaju, 29 de março de 2024

Rosa Weber pede manifestação de ministro da Educação sobre entrevista

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, durante a posse do novo presidente do Inep, Anísio Teixeira, Inep, Marcus Vinícius Rodrigues.

Manifestação do ministro é facultativa

a Agência Brasil 

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber concedeu nesta quinta-feira (14) prazo de dez dias para que o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, se manifeste sobre declarações dadas em uma entrevista à revista Veja. A manifestação do ministro é facultativa.

“Ante o exposto, determino a notificação do Ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez, para que responda, querendo, à presente interpelação no prazo de 10 (dez) dias”, decidiu a ministra.

A solicitação foi motivada por uma interpelação judicial criminal protocolada na Corte pelo advogado Marcos Aldenir Ferreira Rivas. Segundo Rivas, em entrevista publicada pela revista, no dia 6 de fevereiro, Vélez disse que “o brasileiro viajando é um canibal”. No entendimento do advogado, o ministro cometeu o crime de calúnia.

Na decisão, a ministra explicou que, após a manifestação do ministro, o pedido de explicações será devolvido ao advogado, que poderá ou não oferecer uma queixa-crime posteriormente.

“Enfatizo que o ato judicial que analisa a interpelação criminal não emite juízo de valor sobre o conteúdo debatido, uma vez que representa típica providência de contenção cognitiva”, afirmou.

O Ministério da Educação informou que o ministro ainda não foi notificado. Assim que for, ele responderá.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também