Aracaju, 29 de março de 2024

Ampla reflexão pela unidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Os comentários nas siglas governistas que participam de encontros da base aliada, para discutir e definir quem será o candidato a prefeito com aval de todos, são de que o governador Fábio Mitidieri (PSD) vai tentar, de todas as formas, a unidade do grupo, para que não haja problemas graves na dissolução de uma unidade que se mantém coesa e solidária na atual gestão. Admitem que Fábio saiba de todo sacrifício que teve para chegar ao Governo e não enfrentar obstáculos para continuar seu projeto, provocados por integrantes do próprio bloco, que tanto se empenharam para a sua eleição. Segundo um vereador, ele já manifestou sua posição discretamente, mas não vai se curvar diante de alguns casos que desgostaram aliados que, sem reflexão, podem trabalhar para um rompimento político apenas por birras e concepções contraditórias.

Há absoluta confiança de que o governador sabe do problema, vai tentar resolvê-lo através do diálogo e, no decorrer das reuniões da base aliada, tentar convencer que a melhor decisão para assegurar que a união é um entendimento amplo e previsão de possíveis consequências que podem ocorrer. A certeza é de que existe apenas dois partidos que não abrem mão das candidaturas indicadas por eles, que são o PDT, que tem o comando do prefeito Edvaldo Nogueira, e o União Brasil presidido em Sergipe pelo ex-deputado federal André Moura. Se as duas siglas mantiverem suas posições de confronto nas eleições municipais, não há como os demais blocos aliados conviverem em dois palanques, além do risco de provocar uma cisão já agora, que reflita, inclusive, no pleito de 2026. O esforço de Fábio Mitidieri será intenso para evitar tudo isso e vai conversar à exaustão, mas se não conseguir tem que alertar para as consciências.

– Como é que o governador vai atuar durante o pleito, subindo em dois palanques que são divergentes dentro do bloco? Pergunta e responde o vereador: “é impossível e vai confundir o eleitor”. Além disso, “não dá para manter auxiliares de quaisquer instâncias, frequentando palanques diferentes, mesmo que não sejam de oposição direta ao Governo”. Tudo muito confuso, preocupante e que precisa de um encontro dos líderes que se opõem, para que façam uma ampla reflexão e avaliem se esse clima pode ser mantido em um bloco uníssono que administra o Estado. Tudo parece muito complicado, mas a unidade é uma responsabilidade de todos.
Edvaldo vai à frente

Segundo um vereador influente do bloco ligado ao prefeito Edvaldo Nogueira, o pré-candidato do PDT à Prefeitura, Luiz Roberto, passou a movimentar suas redes sociais e a conversar com lideranças políticas de Aracaju.

*** Pelo que percebe dentro da base aliada, ele tem alguns apoios para que seja o nome escolhido. Além disso há um detalhe: “seu grupo não recuará da candidatura”.

*** O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) também vai adiante e deixa claro que não há risco de qualquer desistência, porque está envolvido com as obras que realiza e com o povo de Aracaju.
Arthur Lira confirma

O presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP), confirmou ontem à noite a sua presença no ato de filiação do Progressista em Sergipe, junto com o presidente nacional da sigla, Ciro Nogueira, e do líder na Câmara, Dr. Luizinho.

*** O Partido Progressista será o primeiro a anunciar seus candidatos a vereador, vice- prefeito e prefeito em todo o Estado, inclusive o nome do vereador Fabiano Oliveira a prefeito de Aracaju.

*** O evento terá início às 16 horas, no Centro de Convenções.
Será mais um aliado?

Durante entrega de rodovia em Arauá, o prefeito Fábio Costa agradeceu a obra de mobilidade realizada pelo governo no estado.
*** Em seu discurso disse: “governador, é uma gratidão que tenho pela finalização dessa obra. Vamos deixar de picuinha, descer do palanque, e trabalhar pelo desenvolvimento do estado”.

*** Nas eleições de 2022, Fábio Costa caminhou com Rogério Carvalho no primeiro e segundo turnos. Com o seu discurso, ouviu-se da plateia: “Será que vem aí mais um prefeito aliado?”.
Augusto a prefeito

Delegado Augusto César foi recebido ontem pelo secretário geral do Cidadania, o ex- deputado Régis Cavalcante, de Alagoas

*** Augusto estava acompanhado do secretário geral do Cidadania em Sergipe, Itamar Santana, e da pré-candidata à prefeita de Estância, Suely Barreto

*** Segundo Itamar Santana, “a Direção Nacional ver com alegria a pré-candidatura a prefeito de Aracaju do delegado Augusto César”.
Passa pela Executiva

Um dos membros do Cidadania disse que a candidatura de Augusto César só se consolida pelo Cidadania depois de ativada pelo Diretório Municipal, que tem à frente a ex-deputada Kitty Lima.

*** Mesmo assim, ainda passa pelo diretório regional, que tem como presidente o deputado estadual Georgeo Passos. Não será fácil…
Emília e decisão

Membros do PL em Sergipe concordam que o partido deve apresentar candidatos a prefeito em todas as Capitais do País.

*** Com isso deixa claro que o apoio à vereadora Emília Correa (PRD) se dará caso ela resolva se filiar ao PL, o que tem até 07 de abril para resolver.
Trabalha pela unidade

O presidente do MDB em Sergipe, senador Alessandro Vieira, disse que “vamos trabalhar pela unidade, mas qualquer decisão só vai acontecer mais adiante”.

*** Alessandro acrescenta que tem convicção de que o nome de Daniele Garcia “é o que melhor atende aos interesses do povo de Aracaju”.
E o “Volta Petrobras”?

O ex-deputado federal José Carlos Machado (PL) elogiou a iniciativa do senador Rogério Carvalho (PT) em realizar a campanha “Volta Petrobras”.

*** Observa que Rogério poderia até ter evitado isso, logo após eleito ao Senado, levantando a bandeira do “Fica Petrobras”, o que teria evitado que ela saísse de Sergipe.
Reunião da Federação

O presidente regional do PCdoB, Edival Góis, disse ontem que a pré-candidatura do Dr. Emerson a prefeito de Aracaju segue em frente.

*** Acrescentou que “vamos fazer reunião com a federação de Aracaju para discutir o processo eleitoral na Capital e reafirmar o nome do Dr. Emerson como pré-candidato”
Thiago e Amorim

O deputado federal Thiago de Joaldo, depois que perdeu o comando do PSDB, teve uma conversa com o ex-senador Eduardo Amorim, que assumiu a sigla em Sergipe.

*** Foi um bom contato e alguns esclarecimentos. No final, Eduardo atendeu a pedido de Thiago para deixar alguns dos seus aliados presidindo diretórios em cidades do interior.
Ricardo e reeleição

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) confirma que é candidato à reeleição e tem trabalhado intensamente para permanecer com o seu trabalho na Câmara Municipal.

*** Não fala em troca de partido e nem em majoritárias, mas não esconde que se houver algum convite pode repensar.
Giro pelas redes sociais

Band jornalismo – Superior Tribunal de Justiça definiu data do pedido da Itália para que ex-jogador Robinho cumpra pena no Brasil.

Revista Fórum – Cotista aprovado em Medicina na USP tem matrícula cancelada: “não é pardo”. Uma banca de heteroidentificação criada em 2022 rejeitou a matrícula do rapaz em último recurso após reunião virtual.

Maria – O que assusta são muitos apoiando golpe militar sob a desculpa de garantir a liberdade de expressão. Sinal de que não entendem nada de ditaduras.

Band Jornalismo – A tecnologia contra as infrações de trânsito. Um drone está multando quem trafega em local proibido no Rio de Janeiro

GloboNews – Um dos empresários preso hoje pela PF é Adauto Lúcio Mesquita, suspeito de ter bancado um trio elétrico para uma das manifestações golpistas em Brasília.

Noblat – Deputados bolsonaristas ficaram descontentes com a escolha das pessoas autorizadas a subir no trio de Jair Bolsonaro (PL) no ato em São Paulo.

Renato Souza – “No desespero para não morrer de fome, mulheres, crianças e civis inocentes morrem baleados na fila para receber ajuda humanitária em Gaza”.

Carlos Minc – Voltarão os bons tempos em que usávamos a camisa amarela da Seleção (que era beeem melhor) como Lula e Brizola. E nunca éramos confundidos com golpistas, negacionistas ou terraplanistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também