Aracaju, 29 de março de 2024

BALANÇA COMERCIAL DE SE REGISTROU DÉFICIT DE US$ 7,2 MILHÕES

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Análise realizada pelo Núcleo de Informações Econômicas (NIE), com o apoio do Centro Internacional de Negócios – CIN/SE, da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), com base nos dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), apontou que as exportações, em fevereiro deste ano, somaram US$ 6,3 milhões, apresentando queda de 20,8%, quando comparado com o mês de fevereiro do ano passado, e registrando aumento de 0,8% em relação ao mês imediatamente anterior, janeiro último. Enquanto isso, as importações ficaram em pouco mais de US$ 13,5 milhões, com queda de 23,9%, no comparativo com o mesmo mês do ano anterior. Já em relação às importações do mês de janeiro deste ano,  houve aumento de 22,8%. Por fim, o saldo da balança comercial, em fevereiro deste ano, ficou deficitária, fechando o mês com saldo negativo de US$ 7,2 milhões.

No mês em análise, as vendas de Sucos de laranja, congelado, não fermentados fecharam em US$ 3,5 milhões, respondendo por 56,1% das exportações sergipanas. Já as vendas de Outros açúcares de cana, beterraba, sacarose quimicamente pura, sol somaram aproximadamente US$ 1,2 milhão, representando 18,7% das exportações. Dessa forma, 74,8% das exportações do estado foram representadas por esses dois produtos. O principal destino dos itens produzidos em Sergipe, no mês analisado, foi a Bélgica, que demandou 45,4% das vendas do estado. Em termos nominais, as vendas para os belgas somaram mais de US$ 2,8 milhões. O segundo principal destino das exportações sergipanas foram os Países Baixos, que adquiriram US$ 901,5 mil ou, em termos percentuais, 14,2%.

Já as importações, do mês em análise, concentraram-se nas aquisições de Coque de petróleo não calcinado, que somou US$ 3 milhões, ou 22,4% das compras sergipanas, e Outros cloretos de potássio, que totalizou US$ 2,5 milhões ou 18,6% das compras do mês. Quanto à origem dos produtos adquiridos por Sergipe, os fornecedores que se destacaram foram os Estados Unidos e o Canadá, ao enviarem US$ 4,4 milhões e US$ 2,1 milhões em produtos, respectivamente.

NIE/FIES

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