Aracaju, 29 de março de 2024

ESTADO E DETRAN DEVEM GARANTIR BOAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS PARA FUNCIONÁRIOS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) garante aos funcionários do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), localizado dentro do Terminal José Rollemberg Leite (Rodoviária Nova), ambiente de trabalho limpo e que atende normas sanitárias. O Terminal pertence ao Estado e através da Secretaria de Planejamento (Seplag), firmou convênio com o Detran para o funcionamento do Centro de Atendimento ao Cidadão.

O MPT-SE recebeu denúncia relatando a ausência de condições de salubridade nas instalações sanitárias do Ceac Rodoviária, disponíveis aos empregados. Eles denunciaram ainda que são obrigados a adquirir materiais de limpeza e higiene para uso dos banheiros. Após inspeção realizada pela instituição, constatou-se que as instalações sanitárias de fato encontram-se em condições precárias de uso, tais como: portas e descargas quebradas, mictórios interditados, vazamento, ausência de papel higiênico e sabonete.

Diante das constatações apresentadas pelo MPT-SE, a Justiça do Trabalho determinou que o Estado mantenha a higienização dos locais onde forem disponibilizadas e mantidas instalações sanitárias, deixando-as limpas e desprovidas de odores durante toda a jornada de trabalho; disponibilize material para limpeza, enxugo ou secagem das mãos nos lavatórios, vedado o uso de toalhas coletivas; mantenha os banheiros em bom estado de conservação, asseio e higiene, instalados em locais adequados, com pisos e paredes revestidos de material resistente, liso, impermeável e lavável, com água, garantindo privacidade aos usuários. O Estado de Sergipe e o Detran têm 60 dias para provar o cumprimento das obrigações.

Por Ana Alves

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também