Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Comunidade agrícola de perímetro em Lagarto celebra Dia da Água

7

Data terá uma programação voltada para a integração da comunidade agrícola atendida pela Cohidro e para os estudantes, com palestras, música, circo e apresentações de trabalhos acadêmicos, visando à conscientização sobre o uso responsável da água

A equipe do Perímetro Irrigado Piauí, unidade da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) no município de Lagarto, realiza programação alusiva ao Dia Mundial da Água. Celebrada nesta sexta-feira (22), a data terá uma programação voltada para a integração da comunidade agrícola atendida pela empresa e os estudantes, com palestras, música, circo e apresentações de trabalhos acadêmicos, visando à conscientização sobre o uso responsável da água.

No escritório local da empresa, situado no povoado Moita Redonda, a partir das 08h30, serão recebidos os estudantes de escolas das proximidades do perímetro e os próprios agricultores atendidos com água para irrigação, a partir da infraestrutura da Cohidro e da assistência técnica rural. O evento começa com o depoimento de Antônio Cirilo de Amorim, presidente Associação de Produtores do Perímetro Irrigado Piauí, sobre a importância da água na produção de alimentos e a mudança de vida com o perímetro irrigado.

Em seguida, a progamação segue com apresentação musical e esquete do palhaço Pilambeta, interagindo com as crianças sobre o tema do dia. Na sequência, uma palestra sobre a Água, Meio Ambiente e a Bacia do Rio Piauí será ministrada pelo presidente do comitê da bacia hidrográfica, João Fontes Júnior, também vereador de Boquim. E, a partir de então, se iniciam as apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas convidadas sobre o Dia Mundial da Água, a partir de pesquisa, confecção de cartazes, maquetes e apresentações lúdicas. Os trabalhos mais bem avaliados serão premiados.

O Dia da Água no Perímetro Piauí foi pensado pelo técnico agrícola da Cohidro e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Lagarto, Marcos Emílio de Almeida. Ele conta que o tema ‘Da água viemos todos nós, preservemo-nos!’ foi escolhido, considerando a responsabilidade que todos têm em preservar este bem comum. “Com a atividade, o perímetro irrigado aproveita a data para disseminar, entre os agricultores, crianças e jovens, a consciência sobre o uso correto da água, como um bem essencial à vida de todos, mas que é limitado. Não sendo preservado, pode faltar tanto para a irrigação e produção de alimentos, quanto para o uso vital do ser humano”, defende.

ASN

Leia também