Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Dia Mundial da Água: SES realiza atividades educativas e de fiscalização

7

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira, 22, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental (GVSAM) ligada à Coordenação de Vigilância Sanitária (COVISA), está promovendo, ao longo desta semana, atividades de caráter educativo e fiscalizatório, com o objetivo de esclarecer a população e as empresas sobre a importância dos cuidados com a água.

Com o tema o “Acesso à água e saneamento em espaços públicos”, a COVISA irá propor, ao longo do ano de 2019, atividades que envolvem a parceria com as Secretarias Municipais de Saúde dos 75 municípios sergipanos, que incluem ações de fiscalização e promoção da importância da água em espaços públicos.

De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde Ambiental, este tema foi inspirado em um recente concurso promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), cuja proposta parte do princípio que os direitos humanos a água e saneamento devem ser garantidos não apenas nos domicílios, mas também em outras esferas da vida de uma pessoa, como os locais públicos e de trabalho, as instituições de ensino, as instalações de saúde e os lugares de residência que nem sempre são caracterizados como uma casa.

Na segunda, 18, as atividades tiveram início com a fiscalização em empresas transportadoras de água potável. Na quinta, 21, houve palestra na Escola Estadual Manoel Franco Freire, no bairro Jabotiana, e na sexta-feira, 22, os ficais encerraram as atividades com uma inspeção no sistema de tratamento ETA Poxim, que abastece o município de Aracaju.

“Nosso objetivo é abordar temas que visam a conscientização da população sobre os cuidados e a economia com a água, que é um bem valioso. A ideia é orientar a população e fiscalizar empresas de transporte de água potável e Estações de Tratamento de Água, aproveitando a presença de alunos de instituições de ensino público e privado. Serão coletadas amostras para análise no laboratório e posterior verificação da potabilidade da água. São ações que fazem parte da nossa rotina, mas, nesta semana, nos possibilita uma maior aproximação com o público”, revela.

Ainda segundo Alexsandro, para demonstrar a importância da temática água no âmbito da SES, foi iniciada no dia 19 as oficinas para discussão da pactuação dos indicadores de saúde nos municípios. Estes indicadores serão apresentados nos Conselhos Municipais de Saúde sendo que, dentre eles está um relacionado com a vigilância da qualidade da água (Proporção de análises realizadas em amostras de água para consumo humano quanto aos parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez). Os indicadores e as respectivas metas pactuadas servem como forma de incentivo e avaliação das ações de saúde nos territórios.

O Dia Mundial da Água

Essa data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural e como utilizar com cuidado é uma das principais metas do Dia da Água.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), pela resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Fonte e foto assessoria

Leia também