Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

PSB PODE INDICAR VICE DE GILMAR

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

O candidato que vai enfrentar o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) nas eleições de 2020 está se preparando para formação de um grupo competitivo. Praticamente não há mais dúvida de que será o deputado e radialista Gilmar Carvalho (PSC), que atua junto à cúpula do seu partido e está próximo – colado, inclusive – ao bloco do PPS que migra na próxima sexta-feira para o seu legenda [o PSC].

Esse novo grupo que engordará o PSC será liderado por Clóvis Silveira, que exibiu boa habilidade na formação de legendas e operacionalidade para seu crescimento. O próprio Clóvis está convencido que Gilmar Carvalho tem melhores condições para disputar a Prefeitura da Capital. E o radialista está animado com o novo aliado. Tanto que tem conversado com Silveira quase todos os dias, inclusive na formação de um bloco forte para a Câmara Municipal.

Um fato, entretanto, pouco se revela e até se evita falar. Junto com essa movimentação do partido cristão tem uma legenda que busca se reafirmar no contexto político: O PSB. E isso não é fake. Liderado pelo ex-deputado federal Valadares Filho o PSB poderá até indicar o vice-prefeito na chapa de Gilmar, além de se somar a outras como PSDB. Já aconteceu café da manhã e uma ampla conversa entre Clóvis e Valadares Filho. Não apenas isso: um encontro ‘casual’ com o ex-senador Valadares, que está recolhido, mas iniciará já a publicação de seu blog via internet.

O retorno à convivência política entre os Valadares e André Moura já vem sendo preparado, para que se faça a unidade em torno de um projeto para Aracaju. O argumento maior é que nem André e nem os Valadares pretendem disputar mandatos majoritários na Capital. Pelo menos até esse momento. André é o presidente regional do PSC e passará para Clovis Silveira toda a estrutura operacional no que se refere à formação da chapa para concorrer à Prefeitura de Aracaju, em uma disputa que não será fácil com Edvaldo Nogueira.

E nesse ponto está definido: Clovis aposta todas as suas fichas em Gilmar.

————CHUVAS ENCHEM BARRAGEM EM TOBIAS—————————————————————

Festa no município de Tobias Barreto, região Sul do Estado, com as chuvas torrenciais que caíram na região, ontem. A comemoração foi porque, segundo informações que animou a região, foi que “pegou muita água na Barragem de Jabeberi, que abastece o município.

No Rio de Janeiro, onde jantava com o ex-senador Albano Franco e auxiliares, o governador Belivaldo Chagas atendeu ao telefone e recebeu a notícia, passada pelo secretário da Administração, Diógenes Junior, e teria ficado “muito feliz” com a informação, principalmente pela Barragem que foi beneficiada.

Segundo informações de Tobias Barreto, o município e o Governo fazem investimentos no abastecimento de água e a “chuva é uma benção”. O prefeito Diógenes Barreto circulou por povoados do município e demonstrou euforia pelas chuvas, que contribuem para amenizar a situação provocada pela seca.

—————————————————————————————————————————————–

ENCONTRO NA PETROBRAS

O encontro ocorrido para resolver o problema da Fafen não trouxe notícias muito positivas para Sergipe. A Petrobras não pretende mais manter o setor de fertilizantes, mas vai tentar meios para recuperá-lo e por à venda.

REUNIÃO SOBRE FAFEN

Na reunião de ontem, na Petrobras, com o governador Belivaldo Chagas, o senador Alessandro Vieira, o deputado federal Laércio Oliveira e o empresário Albano Franco, abriram-se alternativa para criar um grupo de trabalho e manter a Fafen funcionando.

CONTINUA HIBERNANDO

A reunião aconteceu no Rio de Janeiro, com o presidente da Petrobras, Roberto Castelo Branco. Não houve suspensão da hibernação da Fafen, mas novas reuniões ocorrerão para reduzir gastos e manter a fábrica de fertilizantes funcionando.

CONTINUA TRABALHANDO

O senador Alessandro Vieira (PPS) disse ontem, por telefone, que continua trabalhando, fiscalizando e cobrando pela recuperação da Fafen. Lembrou que desceu do palanque e estará nessa luta em defesa do Estado.

TRABALHO DE LAÉRCIO

O senador Alessandro reconheceu que o deputado federal Laércio Oliveira (PP) é o parlamentar por Sergipe que mais se empenha pela recuperação da Fafen, com eficiência e boa articulação em defesa da abertura da fábrica.

PRESENÇA DE ALBANO

O ex-senador Albano Franco, que participou da reunião, disse que o presidente da Petrobrás anunciou que três empresas estão propondo o arrendamento da Fafen, e uma quarta começa a se credenciar para isso.

JANTAR E COMENTÁRIOS

Albano Franco ofereceu jantar, ontem, ao governador Belivaldo e alguns auxiliares de Sergipe que estão no Rio e só retornam hoje. Albano fica até segunda-feira e de lá segue para reunião da CNI em Brasília.

QUÊ APRESENTAÇÃO?

O deputado Laércio Oliveira foi apresentar Albano Franco ao presidente da Petrobrás, Roberto Castello Brando e ouviu: “quem, Albano! Conheço demais. Foi governador de Sergipe, senador e presidente da CNI”.

PROVÁVEL MUDANÇA

Ontem, em conversa de cafezinho, um observador político disse que o deputado federal Laércio Oliveira trocará o PP pelo DEM, partido pelo qual disputará eleição majoritária em 2022. Não decidiu ainda sobre Senado ou Governo.

FÁBIO SOBRE SAULO

O deputado federal Fábio Henrique (PDT) disse que o advogado Saulo Vieira nunca teve vínculo político “nem comigo, nem com o partido”. E acrescenta: “aliás, já deixei claro na reunião da bancada, que não pretendemos indicar cargos no governo federal”.

SOBRE SUPERLOTAÇÃO

A Prefeitura informa que a superlotação do Huse não é consequência da falta de bom atendimento do Nestor Piva. Avisa que a terceirização do hospital “é um sucesso em número de atendimento e qualidade de serviço”.

CONCEITOS NOS GRUPOS

O senador Alessandro Vieira disse, ontem, no grupo Café com Política que perde tempo quem trabalha na velha política de ataques pessoais, picuinhas e fofocas em grupo de Whatsapp ou sites fajutos. Todos os jornalistas sérios buscaram informações e acabaram fazendo matérias positivas sobre a contração de servidores para seu gabinete.

O MAIS ENXUTO DE TODOS

Alessandro disse que seu gabinete é o mais barato e o mais enxuto entre os sergipanos. A capacitação técnica dos integrantes já é reconhecida no Senado. “Vamos seguir respondendo com trabalho e pedindo aos sergipanos: acompanhe, cobre e compare”.

DISCORDÂNCIA DE SILVIO

Silvio Santos (PT) discorda de Alessandro: “não se trata de ‘nova política X velha política’. Trata-se de boa política. Você vai encontrar a boa política até no império romano que aconteceu antes de Cristo. Esse negócio de ‘nova política’ é marketing. É factóide. Faça o seu trabalho dentro de suas convicções”.

PEDE HUMILDADE

Silvio Santos conclui dizendo que o senador “vai acertar e errar. Isso aconteceu com muitos antes dele. Parta do princípio que você não é único nem, muito menos, o primeiro, mas poderá fazer um mandato à altura do que espera o povo que lhe elegeu. E isso não será pouco. Humildade, senador.

ALESSANDRO CONTRA-ATACA

O senador Alessandro Vieira respondeu forte: “respeito sua opinião. Vou continuar utilizando a expressão ‘nova política’, que tem o óbvio sentido de ‘diferente’ do que era feito. Sobre factóides e marketing aproveite para compartilhar o seu conhecimento com seu grupo político. Pode estar precisando”.

EMPRESA DE CALÇADO

Deputado Zezinho Guimarães está trazendo para Sergipe a indústria de calçado Lialine, de Santa Catarina, que será instalada em Carira e vai abrir 1500 vagas de emprego. A empresa havia desistido de se instala no Estado.

CONSEGUIU DOBRAR

Nesse final de semana, Zezinho Guimarães esteve na cidade de Nova Trento (SC) e conseguiu reverter à situação. Já na próxima semana empresários da indústria de calçados podem vir a Aracaju para tratar sobre a instalação da fábrica.

QUASE RESOLVIDO

Está praticamente resolvido o impasse entre a Prefeitura de Aracaju e o Ipesaúde, para renovação da assistência médica aos servidores do município. As conversas fluíram de forma que vai beneficiar os funcionários da Prefeitura.

Dos grupos sociais

///Maia não articula – Reportagem de Vera Rosa e Naira Trindade, no Estadão, afirma que presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), avisou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que deixará a articulação política reforma da Previdência. A decisão após ler mais um post do vereador Carlos Bolsonaro (PSC), com fortes críticas a ele.

///Apura o boa noite – Corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, determinou o levantamento de informações sobre a participação de magistrados no ato “Boa noite, presidente Lula”, na noite da quinta-feira, na sede da Polícia Federal, em Curitiba. As informações foram divulgadas pelo site do Conselho Nacional de Justiça.

///Não há sustentação – O candidato derrotado na corrida eleitoral à Presidência em 2018, Ciro Gomes (PDT), afirmou ontem que o ex-presidente Michel Temer “merece ser condenado e preso“, mas que “não há sustentação” no despacho do juiz Marcelo Bretas, responsável pela prisão do emedebista na quinta-feira.

///Terá consequências – Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, declarou ontem, segundo o UOL, que o parlamentar que não seguir a orientação do partido em oposição à reforma da Previdência sofrerá “consequências”. Sigla anunciou uma campanha para barrar projeto proposto pelo governo Jair Bolsonaro (PSL), que terá várias frentes.

///PSL está atrasado – A líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann, afirmou ontem que seu partido – o mesmo do presidente Jair Bolsonaro – está atrasado em fechar questão a favor da reforma da Previdência. “Nós somos o partido do presidente, já deveríamos ter fechado questão em torno da Previdência. Estamos atrasados”.

///Fundo do pré-sal – O secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues Júnior, afirmou ontem que o governo irá propor a divisão de recursos do fundo social do pré-sal com Estados e municípios. O objetivo é ajudar os entes federados a reequilibrar as contas públicas. Sergipe seria beneficiado com essa divisão.

Conversa

Adota posição – O grupo do Partido dos Trabalhadores que defende candidatura própria à Prefeitura de Aracaju reuniu-se esta semana para adotar posição.

Pelo silêncio – Não vazou nada sobre uma decisão do grupo e, pelo silêncio, a impressão é que houve concordância no apoio à reeleição de Edvaldo Nogueira.

Arrumar abóboras – No decorrer da semana, o prefeito Edvaldo Nogueira tratou de “arrumar as abóboras” e manteve posições solicitada por Márcio Macedo.

Muita água – Um supermercado em Lagarto praticamente ficou inundado com as chuvas que caíram na região. Foi muita água.

Foi importante – Participação do secretário do Desenvolvimento Econômico, José Augusto, foi importante na reunião sobre Fafen, ocorrida ontem na sede da Petrobrás.

Tudo furado – A reportagem de Roberto Cabrini sobre Sergipe que seria divulgada pelo SBT não será exibida. Era tudo informação furada.

Corre solta – A informação sobre prisões de prefeitos corre solta em três cidades do interior. Até o momento não há qualquer indício.

Única travessia – De Carlos Ayres Brito no Twitter: “A única travessia decisiva é a de nós mesmos, e não pode ser com barco alheio”.

Pode desmoronar – Se não atuar com prudência e exagerar nos excessos, a Operação Lava Jato vai se desmoronar. Tem que agir com cautela e humildade?

Leia também