Aracaju, 29 de março de 2024

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE AUTISMO SERÁ REALIZADA EM ABRIL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

No dia 02 de abril, data mundial de conscientização do autismo, a Assembleia Legislativa realizará uma audiência pública sobre o tema. Proposta pelo deputado estadual Luciano Pimentel, a audiência visa promover um debate acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Sergipe, buscando identificar os principais os desafios impostos à efetivação dos direitos concedidos às pessoas com TEA.

“A legislação federal considera o autismo como deficiência para todos os efeitos legais e confere aos autistas direitos que ainda não são atendidos em nosso Estado, a exemplo do atendimento preferencial e de vagas especiais. Neste sentido, propomos a audiência para contribuir com o processo de regulamentação, no âmbito estadual, das garantias previstas em lei”, explica Pimentel.

De acordo com o parlamentar, a conscientização é o primeiro passo para evoluir na prática. “É fundamental conhecer para incluir. Uma das barreiras que os pais e mães de autistas enfrentam é a falta de informação sobre o TEA. Isso porque, se tratando de transtorno que não é visível, os familiares sofrem constantemente com o preconceito e o descaso por parte de diversos setores da sociedade”, pontua Luciano, enfatizando a necessidade de discutir a temática.

Pais, mães e profissionais das áreas da saúde e educação, que conhecem de perto o transtorno e suas particularidades, participarão da audiência que terá início às 14h, no plenário da Alese.

Por Assessoria Parlamentar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também