Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Governo reúne municípios para roda de conversa sobre prevenção das violências

7

Os municípios do estado de Sergipe terão a oportunidade, na próxima terça- feira, 26, das 8h às 12h, de participar de uma Roda de Conversa sobre o tema A Prevenção das Violências e Cultura de Paz que abordará os diversos tipos de violência, física e psicológica, desde a infância até a idade adulta, mulheres e idosos. O evento, que acontecerá no auditório do Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha, é mais uma ação de parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC) destinado ao público do Programa Saúde na Escola (PSE).

Conforme informações da referência técnica da SES para o PSE, Luciana Boaventura, esse tema tem sido muito solicitado pelas escolas. “Nesse encontro, organizado pelo grupo de trabalho intersetorial para o PSE, vários colaboradores vão falar sobre o assunto violência, oportunizando reflexões e discussões com o público, o que esperamos seja muito proveitoso. Foram convidados dois representantes de cada um dos 75 municípios, um da Saúde e outro da Educação, para que possam elaborar estratégicas e ações sobre o conteúdo e informações que irão contribuir para implementação de ações nessa temática”, disse.

Além da discussão sobre os diversos tipos de violência, haverá orientações de encaminhamento para os equipamentos de proteção e de providências para os acontecidos. “Vamos avaliar como será o encontro, que é o primeiro, para planejar os próximos, já fazendo parte das estratégias de uma educação permanente para os municípios, um oferecimento do grupo de trabalho intersetorial do PSE Saúde e Educação”, comentou Luciana.

Programação

8h às 8h15 – Abertura e apresentação dos facilitadores

8h15 às 8h30 – Apresentação dos Participantes

Exposição dialogada PSE:

8h30 às 9h30 – “Escola e as violências contra mulheres” – Profa. Dra. Aparecida S. Couto

9h30 às 9h45 – Intervalo

9h45 às 10h45 – “Representação Social das violências” – Psicólogo Demétrio Sergio dos Reis

10h45 às 11h30 – “Reflexão corpo a corpo” – Terapeuta Corporal e referência técnica das PICS, Glaudenilson Silva

12h – Encerramento

Leia também