Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

VISLUMBRA-SE QUADRO PARA 2020

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Apesar da distância para as eleições municipais, os núcleos dos partidos se mobilizam para apresentar candidaturas. Está certo – e é legítimo – que Edvaldo Nogueira (PCdoB) faça malabarismo para fortalecer seu bloco de apoio. O termo na seria ‘fortalecer’, mas manter o pessoal ao seu lado. Como já disse, acomoda as pedras, mas entre elas deixa alguns escorpiões que podem estragar a festa.

Não é fácil derrotá-lo, mas percebe-se que falta solidez em sua estrutura política, pelo estilo “papel carbono” que põe em prática. Atualmente não está fácil liberar recursos federais como antes [o Planalto não vê com bons olhos o PCdoB], mas vai se apegando a deputados federais como Fábio Mitidieri e Gustinho Ribeiro, para tentar assegurar uma boa sobrevida. E vem tendo, o que lhe faz bem.

Não contará com o apoio fechado do Partido dos Trabalhadores. O ex-deputado Márcio Macedo (PT) continua se mexendo e conversando. Não esconde de ninguém que seu partido terá candidato a prefeito de Aracaju, mas não fala nomes. Nem o dele que já foi amplamente divulgado. Como a uma distância muito grande para candidaturas, prefere o diálogo que a decisão extemporânea.

Paralelamente corre o PSC com a candidatura de Gilmar Carvalho e, apesar de Elber Batalha (PSB) desmentir, as conversas existem para valer e vão se aprofundando a cada contato que vem sendo feito, ainda de forma discreta, mas com um foco de rearrumar um bloco que se exauriu nas eleições de 2018 e não pretende cometer o mesmo erro. Elber só, não fala pelo PSB. Mas deve ter recebido orientação de negar a informação, para que a legenda não se exponha através de meros comentários.

E tudo está se estreitando. Segundo um aliado do ex-deputado André Moura (PSC), ele está animado com o crescimento da candidatura de Gilmar Carvalho e não vê obstáculo em uma composição com o PSB. Considera a política é dinâmica e que ninguém pode ficar atrelado a entraves – ou até equívocos – do passado porque todos devem se renovar a cada pleito.

Mas é bom não esquecer que o pessoal vinculado à tese do “novo na política” também terá candidatura própria. E não será fácil, assim como aconteceu com Alessandro ao Senado.

BELIVALDO EM BRASÍLIA

O governador Belivaldo Chagas (PSD) está em Brasília para reunião entre o ministro da Fazenda, Paulo Guedes, e todos os demais chefes de Estado do País, para tratar da má situação econômica e financeira que passam as unidades federativas.

QUEREM ALGUMA DECISÃO

Os governadores vão exigir alguma proposta decisiva que melhore as finanças dos Estados e ofereça algumas soluções rápidas em relação a repasses financeiros. Não dá mais para esperar.

DIVULGAR BOAS NOTÍCIAS

Nas assembleia, deputados da base aliada sugerem que Belivaldo Chagas dê boas notícias e um naco de esperança à sociedade, em relação às dificuldades que se alastram já há vários anos: “está bem que se revele o caos, mas que anuncie boas ações”.

SERÁ UMA DISPUTA

Segundo ainda um dos deputados aliados, “não há esperança dos demais poderes ceder em relação à previdência”, o que dificulta uma reação do Executivo, mas tudo indica que não há outra saída que não sejam as privatizações.

RESGATAR HISTÓRIA

O ex-deputado Márcio Macedo (PT) almoçou ontem com o ex-prefeito Heleno Silva e ex-deputado Jony Marcos (ambos do PRB) e os convidou a participar de um grupo político para resgatar a história de Marcelo Déda (PT), “que alguns querem apagar”.

TERÁ CANDIDATURA

Durante as conversas, Márcio Macedo disse que “dificilmente o PT não terá candidato a prefeito de Aracaju”. Apesar de não falar nomes, o seu é um dos mais citados. Tudo indica que o PT pode rachar em relação à Prefeitura de Aracaju.

PRB FICARÁ NO ARCO

Ainda nas conversas do almoço, Heleno Silva e Pastor Jony disseram que o PRB vai acompanhar o candidato a prefeito de Aracaju do arco de alianças liderado por Belivaldo Chagas. O governador ainda não trata desse assunto.

SEM DAR CARONA

O deputado Rodrigo Valadares (PTB) não respondeu ao que ele chamou “provocação” de Francisco Gualberto (PT): “ele quer pegar carona nas minhas redes sociais”, disse e ironizou: “o deputado Gualberto terá que se renovar”.

TRABALHA NA CÂMARA

O ex-deputado federal Jony Marcos – presidente regional do PRB – está trabalhando na vice-presidência da Câmara, ao lado do deputado Marcos Pereira, presidente nacional da sigla e vice-presidente da Câmara Federal. Jony atua na parte política…

CONVERSA COM JACKSON

Jackson Barreto e Fábio Reis conversaram ontem em Aracaju sobre as eleições da nova Diretoria Regional do PMDB. Fábio pediu a JB que conduzisse o pleito. Alguns querem JB, mas JB é que sugere Fábio para presidente da sigla no Estado.

CONSTITUIÇÃO FORTE

Deputado Fábio Mitidieri diz que o estado democrático de Direito e a convivência harmônica dos muitos anseios de uma nação só são possíveis com uma Constituição forte como a nossa. É ela quem dá voz à sociedade civil organizada.

SAMARONE FUSTIGA

O médico Antônio Samarone dá uma fustigada no prefeito Edvaldo Nogueira: “Cidade Inteligente? Trocar Ricardo Mascarello, grande urbanista, pelo primo do deputado Gustinho, qual a justificativa Edvaldo?”

MUDANÇA DE DATA

A solenidade do PSC para filiação do grupo antes filiado ao PPS foi adiada para o dia 05 de abril e acontecerá na Assembleia Legislativa. Razão: No mesmo dia e horário marcado anteriormente, acontece solenidade do PSD.

SOBRE NOVAS PISTOLAS

O deputado Capitão Samuel diz que a Polícia Militar continua sendo tratada como uma instituição de segunda categoria. Armas velhas da Polícia Civil são repassadas à PM e a SSP compra pistolas novas e modernas para a Polícia Civil. Lamentável a postura letárgica dos coronéis que comandam a instituição.

TUCANO E CONVENÇÃO

PSDB fez convenções em vários municípios e houve mudanças em diretório municipais, com trocas de presidentes em alguns deles. Presidente do PSDB, Eduardo Amorim prepara o partido para 2020, mas acha cedo para discutir por majoritário.

BIRA PARA A FUNDAT

Bira Rabelo vai ocupar a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). É uma indicação do ex-governador Jackson Barreto e sobrinho do deputado Garibalde Mendonça. Bira atualmente é diretor da Emsurb.

BANCADA SE REÚNE

A bancada de Sergipe se reúne amanhã. O coordenador Fábio Reis vai consultar se algum parlamentar que apoia o Governo pretende indicar algum nome para cargos federais. Por enquanto ainda não há qualquer sugestão.

NOME DE VALMOR

Na tarde de ontem o nome do ex-secretário Valmor Barbosa era tratado em conversas internas para ocupar a Codevasf. Até o momento nada certo, mas ele vem sendo cotado para o cargo.

VLADIMIR TOMA POSSE

Voo praticamente lotados para o Recife, no dia 03 de abril, quando se dá a posse do desembargador Vladimir Souza Carvalho, na Presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Autoridades do Nordeste participam.

Dos grupos sociais

///Justa para todos – O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) reconheceu ontem que O debate hoje com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a Reforma da Previdência foi muito positivo. O que nós, prefeitos da Federação Nacional de Prefeitos, queremos é que ela seja justa para todos os brasileiros.

///Afronta à Democracia – O ex-senador Cristóvão Buarque diz que Ao mandar nossas Forças Armadas comemorarem a ditadura que fechou o Congresso, cassou eleitos, expulsou, torturou e matou milhares de pessoas, o presidente eleito pela Constituição de 1988 comete uma afronta à democracia e mostra despreparo para o cargo.

///Promessas do Governo – Após reunião com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes, ontem, uma coalizão da indústria recebeu promessas do governo de que em cerca de duas semanas serão anunciadas medidas que eliminarão elementos que burocratizam e complicam a vida de quem está fazendo negócios nesse país.

///Linha da pobreza – O senador Rogério Carvalho (PT) mostrou que de 30 países que promoveram reforma da Previdência similar a de Bolsonaro,18 já recuaram. Um dos motivos foi o aumento exponencial de idosos vivendo abaixo da linha da pobreza. Rogério alertou para os riscos da destruição do sistema que existe hoje.

///Maia atira na reforma – De José Nêumanne em seu blog: Rodrigo Maia atira na reforma, mas mira na Lava Jato: Presidente da Câmara tumultua aprovação da reforma da Previdência, mas, como Alcolumbre, também levado à chefia da Mesa do Senado por Lorenzoni, quer ferir de morte combate à corrupção.

///Apoio dos prefeitos – Durante reunião realizada ontem em Brasília o secretario especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, Rogério Marinho, publicou na conta dele no Twitter, o apoio da Frente Nacional de Prefeitos à nova Previdência. O debate que abordará o tema da reforma está previsto para quinta-feira.

Conversa

Muito quente – Aracaju jamais teve clima tão quente como neste período. O vento chega quente e até ar condicionar não consegue amenizar.

Fará um ano – Dia seis de setembro completa um ano que Belivaldo Chagas está à frente do governo: seis meses como governador tampão e quatro como eleito.

Sobre MDB – Tudo indica que o deputado federal Fábio Reis será o presidente regional do MDB. A decisão será de Jackson Barreto.

Em discussão – O ex-senador Albano Franco participou ontem, em Brasília, de reunião da CNI que discute a situação econômica do Brasil.

Atividade médica – O ex-senador Eduardo Amorim (PSDB) está cuidando discretamente da política. Neste momento está mais dedicado à atividade médica.

Gestão nacional – Briga política entre Rodrigo Maia e o presidente Bolsonaro é uma demonstração que há um desequilíbrio mental na gestão nacional.

Discurso do amor – De Carlos Ayres Britto: “O desafio humanista maior talvez seja este: o discurso do amor não ficar jamais no discurso, pois o discurso do ódio não fica”.

Pensar no País – Álvaro Dias disse que o Podemos, apesar da independência em relação ao governo, está pronto para votar as reformas: “é hora de pensar no País”.

Inflar o peito – Tem alguma força por trás do Bolsonaro que o faz inflar o peito contra o Congresso. E não pode ser coisa boa.

Leia também