Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

E Lula, quando sai?

A prisão e quase a imediata soltura do ex-presidente Michel Temer (MDB) provocou uma confusão dos diabos na cabeça do povão. Desde que a Justiça abriu a porta da cela do emedebista, muita gente – e bota gente nisso – se pergunta por que Lula continua preso? Óbvio que são situações diferentes, mas vá dizer isso aos eleitores do “Barba”, principalmente aqueles que desconhecem os trâmites jurídicos! Este episódio envolvendo o mordomo de filme de terror só fez aumentar a sensação de que a prisão de Lula foi uma armação política para impedi-lo de disputar a presidência da República. Entre o povão, esta suspeita ficou ainda maior após o capitão-presidente Bolsonaro ter escolhido para ser ministro da Justiça o juiz federal Sérgio Moto, considerado o algoz do líder petista. Misericórdia!

CPI de araque

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), prometeu ler, nesta terça-feira, o requerimento da CPI da Lava Toga.  A proposta do novato Alessandro Vieira (Cidadania), contudo, será esvaziada para não causar transtornos aos ministros togados. Segundo o site Antagonista, talvez sobrem apenas três ou quatro dos 13 pontos sugeridos para investigação. Em outras palavras, os senadores vão brincar de investigar o Supremo Tribunal Federal. E tudo isso por conta do contribuinte. Marminino!

Pagou por quê?

O Ministério Público quer conhecer os motivos que levaram o governo de Sergipe a pagar R$ 100 mil, a título de pensão, ao ex-governador Jackson Barreto (PMB). O MPE estranhou o fato de a grana ter sido depositada na conta de JB em outubro passado, quando tal benefício havia sido extinto pelo Supremo Tribunal Federal em junho de 2018. Ofícios com os questionamentos foram enviados às Secretarias da Fazenda, e de Planejamento. Homem, vôte!

Meia volta, volver!

E o capitão de pijama encastelado no Palácio do Planalto determinou que as forças amadas comemorem os 55 anos do fatídico golpe militar de 1964. Nesta triste data da história brasileira, o imperialismo estadunidense, os latifundiários e parte da burguesia derrubaram o governo democraticamente eleito de João Goulart. E por mais de 20 anos, os militares prenderam, torturam e mataram brasileiros nos porões da ditadura. Ora, ora, vão comemorar o quê mesmo? Cala-te, boca!

Quem me quer?

Derrotado na eleição passada e desejoso em firmar alianças para 2020, o PRB tem batido nas portas de vários partidos. Sem mandatos, os pastores Jony Marcos e Heleno Silva estão tempo de sobra para discutir política. O encontro de ontem foi com o vice-presidente nacional do PT, Márcio Macedo, que alimenta o sonho de disputar a prefeitura de Aracaju. Como ainda falta muito para as próximas eleições, é bem capaz de Jony e Silva encontrarem o parceiro ideal. Cruzes!

Pele de cobra

O PPS agora se chama Cidadania. Fundado em 1992, após uma cisão do velho Partidão, o PPS voltou a trocar de nome. O rebatismo ocorreu durante Congresso Extraordinário, realizado no último final de semana. Em Sergipe, o Cidadania será comandado pelo senador Alessandro Vieira, eleito pela Rede. Aliás, esse troca-troca de nome lembra a mudança de pela da serpente. Crendeuspai!

Pires nas mãos

E quem está em Brasília à procura de ajuda financeira para Sergipe é o governador Belivaldo Chagas (PSD). Ele e os demais governadores nordestinos se encontram, hoje, com o ministro da Fazenda, Paulo Guedes. Com a corda no pescoço, os gestores vão pedir socorro financeiro ao governo do capitão-presidente. Em troca, prometem orientar as bancadas federais a votarem na nefasta reforma da Previdência. Cruz, credo!

Conta gotas

Os servidores estaduais começam a receber o salário de março no próximo sábado (30). Neste dia, vão botar a mão na grana os servidores com salários de até R$ 3 mil. Independente de quanto ganha, também recebe no sábado o pessoal lotado no SergipePrevidência, Ipesaúde, Segrase, Agrese e Secretaria de Educação. Os demais servidores só verão a cor do cascaio no distante dia 12 de abril. Só Jesus na causa!

Demora imperdoável

A Prefeitura de Lagarto é responsável pela demora do governo federal em autorizar o início da obra de ampliação da adutora do Piauitinga. Segundo o ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Henrique Canuto, como o documento da Prefeitura só chegou em Brasília na semana passada, a autorização para início da duplicação, que beneficiará 200 mil pessoas, agora precisa entrar no Plano Nacional de Segurança Hídrica. Danou-se!

Maria da Penha

A Polícia Militar promoverá um curso de capacitação sobre a Ronda Maria da Penha. Coordenado em Sergipe pela capitã/PM Fabíola, o projeto piloto da Ronda já funciona em Estância desde o começo deste mês. O treinamento será ministrado por policiais militares da Bahia, estado referência internacional em operações da Ronda Maria da Penha. O curso acontecerá, de 8 a 11 de abril, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, em Aracaju. Legal!

Recorte de jornal

Publicado no Diário de Sergipe, em 24 de dezembro de 1958.

Resumo dos Jornais

Leia também