Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

VALADARES NÃO DESCARTA PREFEITURA

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

O ex-deputado federal Valadares Filho (PSB), que se encontra em São Paulo para reunião de cúpula, não descarta a possibilidade de ser candidato a prefeito de Aracaju no pleito de 2020. Não há nada determinado sobre isso, mas o PSB tem o objetivo de disputar as eleições municipais, sem que isso impeça conversas com os demais partidos. Seria uma construção, inclusive para a formação de um bloco que tenha pensamento convergente.

Apesar desse “sim ou não” na probabilidade de ser o candidato, Valadares Filho deixa claro que o deputado estadual e radialista Gilmar Carvalho (PSC) é um bom nome para a Prefeitura de Aracaju e o considera “muito competitivo”. Valadares e Clovis Silveira tomaram café de manhã e conversaram sobre a sucessão municipal. Os dois avançaram na questão de candidaturas, com Silveira defendendo uma aliança entre PSB e PSC, em que pôs o nome de Gilmar como opção em melhor condição de enfrentar uma disputa com Edvaldo Nogueira (PCdoB), que vai à reeleição.

Entretanto, não houve qualquer “bater de martelo”, até porque Valadares informou do interesse de seu partido em apresentar nomes à disputa. Apesar dessa aparente decisão, o ex-deputado deixou claro que essa posição não traduz impedimento para o futuro. Um detalhe foi posto à mesa: sem demonstrar nada contra o PSC, mas Valadares deixou claro que há divergências políticas – nada de pessoal – com o ex-deputado federal André Moura, que hoje comanda o partido em Sergipe.

Mas essas divergências, que vêm das eleições do ano passado, já não são tão firmes e fortes. Aparentemente, Valadares Filho e André Moura não fugiriam a um diálogo, porque pessoalmente se tratam com cordialidade e podem avançar caso se firme projeto maior, que beneficie os partidos que os dois representam nesse momento. É aconselhável virar a página no que há de discordâncias meramente políticas, desde que tenham objetivos coincidentes em seus projetos.

Durante o período de carnaval, Valadares Filho e Márcio Macedo (PT) também conversaram. Foi apenas um encontro rápido, mas há perspectiva para um novo papo, que a partir de agora depende da vontade e do tempo dos dois. Agora, precisam analisar se vale a pena…

DANIELLA EVITA FALAR

A delegada Daniella Garcia evita falar sobre o convite de Moro. Disse apenas que esteve com o governador Belivaldo Chagas. Ela prefere esperar que as coisas aconteçam e talvez possa se manifestar. Por enquanto é silêncio.

QUAL FOI O EQUIVOCO

O delegado da Polícia Civil só pode ser cedido se for para ocupar cargo de Secretaria ou Diretoria do órgão que a requisita. No oficio enviado pelo Ministério da Justiça, o cargo é de Assessoria. O governador Belivaldo Chagas mostrou a Daniella que não poderia liberar por lei, mas que faria imediatamente após correção.

ALGUMAS MANIFESTAÇÕES

O ex-deputado federal Jorge Alberto enviou congratulações para a delegada Daniella Garcia. “Ela fez por merecer este reconhecimento para integrar a equipe do ministro Sérgio Moro em Brasília!”

DESEJA MUITO SUCESSO

Valadares Filho (PSB) desejou muito sucesso “no grande e novo desafio que a competente, independente e corajosa delegada da Polícia Civil de Sergipe, Daniella Garcia, irá exercer em Brasília. Um motivo de orgulho para Sergipe”.

BOM GUERREIRO

O ex-deputado federal Valadares Filho (PSB) está conversando para fortalecer o seu partido e sobre uma candidatura à Prefeitura de Aracaju, diz mas sem confirmar nada: “um guerreiro corajoso sempre gosta de estar na luta”.

LUCIANO EM VIAGEM

Luciano Bispo (MDB) está em São Luis (MA) onde participa de reunião de presidentes dos legislativos, que podem decidir sobre o marco regulatório do consórcio entre os Estados do Nordeste. O marco precisa da participação das Assembleias.

COISAS MAIS DURAS

O líder da oposição, Georgeo Passos, disse ontem que ainda não chegou na Alese proposta concreta do governador Belivaldo Chagas. “Lógico que estamos aguardando, porque ele disse que iria chegar algumas coisas mais duras, mas não chegou”.

NÃO HOUVE SINALIZAÇÃO

Segundo Georgeo, o que tem na Alese são cessões de imóveis do Estado para alguns municípios. Acrescentou que ficou de vir alguns secretários à Assembleia, para debater com os deputados sobre suas pastas, mas ainda não houve sinalização. “Foi cobrada a vinda do secretário da Fazenda”, disse.

NOVENTA E SINDICATO

O deputado Valdevan Noventa (PSC), como deputado por Sergipe está presente em reivindicações dos rodoviários de São Paulo, comandando manifestação e cumprindo a sua atividade como presidente do Sindicato naquele Estado.

COMO PARLAMENTAR

Hoje, como parlamentar federal por Sergipe, Valdevan Noventa adquiriu musculatura na direção de um dos maiores sindicatos da América do Sul. Vem citando isso em seus discursos nas manifestações, em relação ao seu trabalho em Brasília.

PERGUNTA A MORO

O senador Rogério Carvalho (PT) perguntou ao ministro Sérgio Moro, da Justiça e Segurança, como justificar no “país que mais mata no mundo a flexibilização do acesso a armas em um momento tão grave de violência?”

NÃO TEM UMA VIRGULA

Em plenário do Senado, Rogério Carvalho faz uma nova pergunta: “como justificar um debate como este, [da questão do armamento], e não ter uma vírgula sobre o combate à máfia do Brasil, que são as milícias?”

RECLAMAÇÃO CONTRA A IT

Funcionários da IT Consulting, uma terceirizada do Estado, denunciam que o Governo já efetuou todo o pagamento da empresa que acabou o contrato. Mas a IT não repassou aos seus empregados o ticket alimentação, o plano de Saúde e nem depositou o Fundo de Garantia.

DENUNCIA PREFEITO

Vereador de São Cristóvão, Lilo Abençoado, apresentou denúncia contra o prefeito do município, Marcos Santana: contratos superfaturados de alugueis e nepotismo. A informação é de Kleber Alves e Nivaldo Cândido, na 930 AM.

COMEMORAÇÃO DE GOLPE

Em parte a decisão de Bolsonaro em determinar comemoração de 31 de Março, serviu para mostrar uma coisa: “a sociedade civil sequer aceita a comemoração da data de um Golpe Militar. Imagina tê-lo”. Vale o recado…

REUNIÃO DA BANCADA

A bancada federal de Sergipe reuniu-se ontem sem a presença dos deputados Valdevan Noventa, João Daniel e Fábio Henrique, e do senador Rogério Carvalho. Os quatro são oposição declarada ao presidente Bolsonaro e não farão indicações para cargos.

PRETENSÕES DOS SETE

Compareceram sete parlamentares que até o momento não fizeram nenhuma indicação, mas querem retorno de Antônio César de Santana como superintendente do BNB, em Sergipe, e a permanência na CEF de Marco Antonio Queiroz.

QUEM INDICA VOTA

O deputado Fábio Henrique (PDT) disse que não compareceu à reunião da bancada porque quem indicar nomes para ocupar cargos federais em Sergipe, vai ter que votar favorável aos projetos do presidente Bolsonaro: “e nosso partido faz oposição”.

APENAS BARULHENTA

Apesar de ser vice-presidente da Assembleia Legislativa, Francisco Gualberto tem se comportado como líder do Governo. É ele que entra em confronto com a oposição, ainda extremamente inexperiente, mas barulhenta.

Dos grupos socais

///Mutirão da busca ativa – A vice-governadora Eliane Aquino diz que está realizando desde o dia 25 um mutirão de busca ativa para inserir alunos nas escolas. “Até agora já fomos para Estância, Glória, Nossa Senhora das Dores e Canindé. Neste momento o mutirão está em Tobias Barreto”. E fala seu slogan: “Juntos somos mais fortes!”

///Do Blog do Noblat – Os militares estão certos quando dizem que muitos brasileiros apoiaram em 64 a derrubada do então presidente João Goulart. Temiam o comunismo. Mas muitos imaginaram que os militares logo devolveriam o poder aos civis mediante eleições. Isso é aconteceu 21 anos depois.

///Terras Planas – Deputado Rogério Correia ironiza: ministro da educação caiu? Comemoramos ou rezamos para não vir algo pior? Na Comissão de Educação fiquei com vergonha de ter um ministro destes no Brasil. Ao mesmo tempo pode vir outro das “Terras Planas”. Já pensou se vier o guru dos Bolsonaros, Olavo de Carvalho?

///Caravana por Lula – O vice-presidente nacional do PT, ex-deputado Márcio Macedo, Marcio Macedo, está convidando “a todos e todas para a Caravana ‘Lula Livre’, junto a Fernando Haddad. Venha conosco construir as mobilizações e dialogar com o povo brasileiro!” convoca o vice-presidente petista.

///Nas redes sociais – Bolsonaro diz nas redes sociais que “sofro fake news diárias como esse caso da ‘demissão’ do Ministro Vélez, da Educação. A mídia cria narrativas de que não governo, sou atrapalhado, etc. Você sabe quem quer nos desgastar para se criar uma ação definitiva contra meu mandato no futuro”.

///Proposta cruel – Rogério Carvalho diz que são 86 dias de Governo, e ñ vimos nenhuma proposta concreta para o aquecimento da economia. O que vimos foram cortes e mais cortes de quem mais precisa e o prato de comida do brasileiro cada dia mais caro. Não podemos admitir proposta de Reforma da Previdência tão cruel com o povo.

Conversa

Momento confuso – Muito confuso esse momento nacional em que o presidente Bolsonaro deseja festejar o 31 de Março. O povo começa a ficar chateado.

Clima quente – A meteorologia tem errado o clima e a previsão de chuvas em Sergipe. Os dias e noites continuam muito quentes.

Vão reivindicar – A bancada federal de Sergipe quer o retorno da superintendência do Banco do Brasil para o Estado. Vão reivindicar…

Caravana não empolga – O PT precisa primeiramente voltar a se fortalecer em suas bases nos Estados. Esse tipo de caravana Lula Livre não muda a situação.

Grande parte – É verdade que grande parte dos eleitores de Jair Bolsonaro está decepcionada, mas isso não quer dizer que aceita a presença de Lula.

Querem falar – Os deputados da base aliada ao Governo, em Sergipe, querem ser ouvido. Andam meio ‘encabrunhados’ com o silêncio.

Essa pessoa – Clóvis Silveira diz que você não pode transformar alguém em fantasma e esperar que essa pessoa não o assombre!

Até perigosa – Extremamente difícil e até perigosa a relação entre o legislativo e o executivo. A pendenga institucional pode mudar a rota da democracia.

Convite a Brasília – Muito comemorada a requisição da delegada sergipana Daniella Garcia para ocupar um cargo no Ministério da Segurança e Justiça.

Leia também