Aracaju, 16 de abril de 2024

GOVERNO DO ESTADO PRETENDE FOMENTAR O SETOR AGROPECUÁRIO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

Belivaldo Chagas disse que a nova política agrícola do Estado vai fazer um redirecionamento do olhar, passando a apoiar também o agronegócio, sem deixar de dar a sua contribuição efetiva aos pequenos produtores da agricultura familiar

O governador Belivaldo Chagas compareceu, nesta quinta-feira (28) à primeira edição da FJ Ringo Expo & Negócios “ExpoRingo  2019”. O evento contou com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina Correia Dias. A exposição agropecuária ocorre no Parque das Palmeiras, em Lagarto, e prossegue até o próximo domingo (31).

O governador afirmou que a ExpoRingo é o maior evento agropecuário de Sergipe. “Esta exposição coloca Sergipe em destaque nacional. É um dos maiores eventos do País, que se realiza num dos maiores parques de exposição do Brasil. Este espaço passa a ser uma escola de agronegócio de Sergipe”, ressaltou.

A ExpoRingo conta com 210 expositores e 180 estandes. Estão expondo criadores de caprinos, ovinos, equinos, bovinos, além de empresas de implementos agrícolas, insumos, instituições financeiras, imobiliárias e indústrias. O evento conta, ainda, com exposição do artesanato sergipano e competições esportivas.

Belivaldo Chagas disse que a nova política agrícola do Estado vai fazer um redirecionamento do olhar, passando a apoiar também o agronegócio, sem deixar de dar a sua contribuição efetiva aos pequenos produtores da agricultura familiar. “Queremos ter um envolvimento mais direto com o agronegócio de Sergipe e de fora do estado. Vamos abrir nosso olhar para o agronegócio, que gera emprego e renda. Com certeza, Sergipe só vai sair ganhando”, ressaltou.

Acompanhado do presidente da Assembleia, Luciano Bispo, o governador entende que é importante apoiar eventos dessa natureza, no qual são fechados negócios de fundamental importância para o desenvolvimento do estado. Ele também elogiou a iniciativa do empresário Geraldo Magela, idealizador do evento e proprietário do Parque das Palmeiras. ” É um empresário visionário, e Sergipe precisa apoiar esses grandes empreendimentos”, reforçou.

Ele afirmou ainda que o momento é de apoiar o governo Federal, unir forças, para que esse possa apoiar os estados e municípios. Belivaldo disse que já saiu do palanque, e entende que a hora é de apoiar as reformas propostas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, a exemplo da reforma da Previdência.

O governador informou à plateia de agropecuaristas, que Sergipe perdeu a sua capacidade de investimento por conta do déficit previdenciário, que chega a R$ 100 milhões por mês. ” Precisamos apoiar o governo para que as reformas sejam feitas. Sabemos da importância do Congresso Nacional para aprovar essas reformas e também da atuação da oposição construtiva, que aponta os equívocos dos projetos”, acentuou.

“Não temos mais palanque. O meu palanque é o do povo. E o povo elegeu o presidente Jair Bolsonaro. Na política é assim. Quem faz presidente é o povo e quem faz governador é o povo. Precisamos apoiar as reformas para que o País e os estados retomem a sua capacidade de investimentos”, destacou ao dizer que Sergipe precisa investir na agricultura, saúde, educação, infraestrutura para poder gerar emprego e renda.

A ministra Tereza Cristina disse que está cumprindo uma agenda pelo Nordeste por determinação do presidente, que pretende definir políticas públicas para região. De acordo com ela, o governo Federal irá abrir linhas de crédito para o agronegócio nordestino como já existem nas regiões Sul e Sudeste.

O empresário Geraldo Magela afirmou que a ExpoRingo é um marco histórico para o agronegócio sergipano. “É uma nova era para a economia e uma resposta aos desafios, mostrando vigor do segmento no estado. É uma iniciativa corajosa para que Sergipe possa se posicionar nos mercados. O evento vai promover a integração entre o esporte equestre e os negócios agropecuários”, enfatizou.

O deputado federal Fábio Reis parabenizou os organizadores do evento, destacando que Lagarto é um polo do agronegócio e do esporte como a vaquejada.

Presenças

Estavam presentes o senador Alessandro Vieira; os deputados federais Fábio Reis, Laércio Oliveira, Gustinho Ribeiro, Valdevan de Jesus Santos e Bosco Costa; o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo; os deputados estaduais Zezinho Sobral, Diná Almeida e Rodrigo Valadares; a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro; o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Ângelo Antonioli; o secretário de Estado da Agricultura, André Luiz Bomfim; a presidente da Funcap, Conceição Vieira e o presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa.

ASN

Foto Mario Sousa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também