02/04/19 - 00:01:17

OPOSIÇÃO FORMA BLOCO

DIÓGENES BRAYNER – [email protected]

Se a eleição à Prefeitura de Aracaju fosse no próximo domingo, com certeza o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) disputaria com o deputado Gilmar Carvalho (PSC). Essa dedução é fácil para o momento em razão de evidências simples: apenas os dois estão se preparando para a disputa. Pode surgir algum outro, claro, mas se o for, ainda vem trabalhando de forma discreta e adubando um terreno que se torne fértil.

O ex-deputado federal Valadares Filho (PSB) não é nome que se despreze. Trabalha firme nos bastidores e faz visitas constantes a lideranças políticas do interior, com o objetivo de ampliar e fortalecer sigla que preside no Estado. Não confirma que estará nos palanques em 2020 tentando mais uma vez a Prefeitura de Aracaju. Fala pouco sobre o assunto, às vezes nega que sim, mas já disse que não descartava a possibilidade de estar no palanque nas eleições municipais do próximo ano.

Gilmar Carvalho não pensa em outra coisa. Anuncia abertamente e trabalha muito para disputar a sucessão do atual prefeito. Tem se reunido com o comando do PSC no Estado, como André Moura e Clóvis Silveira, já traçando estratégias de campanha e vai fundo esperando contar com outras legendas de oposição, como o próprio PSDB, que integrou o bloco nas eleições estaduais do ano passado. As pesquisas indicam que hoje ele é o cara para enfrentar Edvaldo Nogueira.

As conversas continuam firmes. Tem quem imagine, com otimismo, a vinda do PSB para engrossar o bloco oposicionista, Indicaria o vice, como já foi dito neste mesmo espaço. Mas a tática é evitar qualquer confirmação do tipo, com objetivo de não deixar dúvidas em torno dos projetos da legenda, exatamente em um período que tenta se firmar politicamente em outras cidades do interior.

Caso o PSB integre a aliança, imaginam também que podem trazer o PDT, liderado pelo deputado federal Fábio Henrique, que esteve junto na disputa pelo Governo do Estado. Há muita coisa a rolar, mas a fotografia de agora é que os candidatos confirmados são Gilmar Carvalho e Edvaldo Nogueira. Até lá, isso não deve mudar.

PODE OCORRER PRISÃO

Está para acontecer duas prisões de pessoas que atuaram na política em Sergipe. Não haverá surpresas. Logo no início serão levados para o presídio, mas logo em seguida devem ganhar prisão domiciliar e usarem tornozeleiras.

SOBRE PRIVATIZAR O BANESE

O governado Belivaldo Chagas (PSD) voltou ao Twitter para dizer que quem publica matéria dizendo que “pretendo privatizar o Banese presta um desserviço à sociedade sergipana e ao próprio banco”.

COMETE FAKE NEWS

Belivaldo diz ainda que em “nenhum momento tratei com quem quer que seja sobre esse assunto, portanto trata-se de um fake-news”. A matéria foi publicada em tom de exclusividade pelo deputado Gilmar Carvalho (PSC).

SERÁ O PRESIDENTE

O deputado federal Fabio Reis (MDB) avança em suas conversas para ser presidente do partido e vai manter posições dos seus fundadores, como Benedito Figueiredo, que continuará presidente da Fundação Ulisses Guimarães.

ALEXANDRE SERÁ VICE

O deputado suplente Alexandre Figueiredo (MDB) também manterá posições como um dos vices-presidentes regionais, porque pretende continuar fazendo política nas regiões que obteve uma boa votação.

QUERIAM JACKSON

Benedito Figueiredo disse que o nome de preferência do grupo seria o ex-governador Jackson Barreto para presidente do MDB em Sergipe, mas foi o próprio JB que preferiu o deputado federal Fábio Reis.

GAMA SEM PROBLEMA

O presidente regional do MDB, João Augusto Gama, ainda não conversou com Jackson Barreto sobre a votação em Fábio Reis para ocupar o seu lugar. Está aguardando que isso aconteça para tomar posição.

SERIA MESMO JB

Segundo Gama, as conversas anteriores eram para Jackson ser o presidente do MDB e o próprio Fábio abriria para ele. Com a reviravolta, entretanto, Gama diz que não haverá qualquer objeção ao nome do deputado, desde que JB decida.

SOCORRO E ZÉ FRANCO

Um vereador de Nossa Senhora do Socorro – pediu off – disse ontem que o ex-prefeito José Franco não vai disputar as eleições daquele município no próximo ano: “ele quer indicar o filho para disputar o mandato”.

SÓ PENSA NISSO

O mesmo vereador de Socorro disse que o prefeito Padre Inaldo (PCdoB) só pensa na reeleição, apesar de evitar falar sobre o assunto. Disse ainda que Inaldo tem procurado algumas liderança e está fazendo nomeações.

SOBRE IDA PARA PSD

O Padre Inaldo não trocará o PCdoB pelo PSD, porque em Socorro o compromisso com a legenda socialista é com a senadora suplente Maria da Taiçoca, que desde as eleições passadas pretendia disputar a Prefeitura do município.

QUESTÃO DE GUALBERTO

Dentro do próprio PT há comentários fortes de que o deputado Francisco Gualberto pode deixar a legenda. Há um zum, zum, zum sobre isso, mas nada que fique acima de especulação. Gualberto estaria chateado com o colega Iran Barbosa.

POSIÇÃO DE IRAN NO PT

Iran Barbosa é reconhecido como bom parlamentar, mas se vincula à tendência petista Articulação de Esquerda e atua com neutralidade na Assembleia. O Governo pode ter ou não o seu voto em projetos sugeridos.

SOBRE FAKE NEWS

Governo de Sergipe orienta sobre o Fake news: “Com medidas simples nas redes sociais você pode evitar fama de loroteiro nos grupos. Fique de olho em erros de português, manchetes falsas, textos apelativos ou sites que ninguém conhece. Pesquise, e na dúvida, não saia espalhando mentiras por aí”.

FREI ENOQUE E OPOSIÇÕES

O ex-prefeito de Poço Redondo, Frei Enoque, está com algumas limitações físicas mas a cabeça muito boa. Conversando com Heleno Silva ele disse que as oposições precisam estar unidas em seu município, caso queiram alguma chance eleitoral.

REUNIÃO EM ESTÂNCIA

O PT e o PSD se reuniram ontem em Estância para tratar sobre as eleições municipais e montarem uma aliança ampla entre os dois partidos. Dominguinhos Machado já pôs seu nome para disputar a Prefeitura e diz que “nesse bloco também cabe o PSB”.

PREPARA AS FILIAÇÕES

O PSC está em trabalho intenso para o encontro que fará na próxima sexta-feira, na Alese. Durante o evento, Clóvis Silveira vai anunciar a pré-candidatura do deputado Gilmar Carvalho à Prefeitura de Aracaju.

JÁ SE DIZ CANDIDATO

Gilmar Carvalho não esconde que disputará a Prefeitura de Aracaju e o objetivo do PSC é se unir a outras siglas da oposição, como o PSDB, para fazer um bloco e disputar com Edvaldo Nogueira (PCdoB). Há boa perspectiva na legenda.

Dos grupos sociais

///Debate plano de esporte – Deputado Fábio Mitidieri diz que nesta semana iremos debater a implementação do Plano Nacional do Desporto na Comissão do Esporte da Câmara. Convidamos o General Marco Aurélio, Secretário Especial do Governo de Brasília para essa audiência pública. A reunião será amanhã na Câmara.

///Apelo a Belivaldo – Deputado Capitão Samuel diz que a Secretaria de Ação Social tem mais de 80 milhões ano do fundo de combate à Pobreza, valores para reduzir a vulnerabilidade social. No acolhimento e cuidado de viciados de baixa renda não foi investido nada nos últimos anos. Apelo a Belivaldo Chagas para resolver esta situação.

///Repaginação do País – O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (TSE), Carlos Ayres Britto, diz que “A casa da democracia é a única de janelas abertas para uma crescentemente civilizada repaginação do País, o que já implica ininterrupta versão melhorada de cada um de nós”.

///Na democracia é moleza – O senador Rodolfo Rodrigues acha que “Bolsonaro não pode rebaixar a Presidência da República à defesa de suas ditaduras de estimação, utilizando veículos pagos com dinheiro público para isso! Defender Ditadura na democracia é moleza: difícil é defender a democracia em plena ditadura!”

///Tortura nunca mais – Deputado Iran Barbosa (PT) diz que os depoimentos dos perseguidos e torturados na “Operação Cajueiro”, Delmo Naziazeno, Marcélio Bomfim e Milton Coelho foram marcados por grande carga emotiva. Preso durante o Congresso de Ibiúna, João Augusto Gama disse: “Precisamos estar atentos. Tortura nunca mais”.

/// Parecer à reforma – Relator da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Marcelo Freitas (PSL), disse ontem que deve apresentar o parecer sobre a medida no dia 9 de abril. No entanto, segundo o parlamentar, mudanças no cenário político podem antecipar data.

Conversas

Muita gente – Dificilmente o atual bloco da base aliada estará unida para o pleito de 2022. Tem muita gente querendo disputa Governo e Senado.

A vereador – Bertulino Menezes está começando a mostrar que será candidato a vereador de Aracaju e começa a falar de problemas da cidade.

Falha no tempo – Com o anúncio de ventos fortes, chuvas e raios para domingo, em Aracaju, a meteorologia falhou em Sergipe.

Isenção de Taxa – Começa prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem. Quem atender a critérios pode solicitar o não pagamento na Página do Participante,

Manter ativa – Governo está discutindo exaustivamente a questão da hibernação da Fafen. Quer que a fábrica se mantenha ativa rapidamente.

Tudo na Treze – Lojas que deixaram os shoppings de Aracaju estão se transferindo para o bairro Treze de Julho, onde o comércio cresce.

Corre solta – Em Estância a discussão sobre sucessão não está exposta, mas as conversas correm soltas nos bastidores.

Sem confiança – Jair Bolsonaro dificilmente vai conseguir de volta o apoio que teve do povo. Seu Governo não transmite confiança.