Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Acordo Caracu

12

A Petrobras quer a colaboração do governo de Sergipe para facilitar o arrendamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), de Laranjeiras. Pela proposta, a unidade de amônia e ureia ficaria mais atrativa para a iniciativa privada se o governo reduzisse o ICMS e o preço do enorme volume de água usada pela Fafen. E a petrolífera, interessada em passar pra frente a fábrica fechada, entraria com o quê? Com nada?  Chega a ser um disparate ouvir diretores de uma empresa de porte da Petrobras fazer uma proposta desse quilate. Ora, ela que viabilize os meios para reduzir os custos da Fafen, tornando-a atrativa ao mercado. Pedir mais sacrifício a um governo falido e não oferecer nada em troca equivale a uma proposta Caracu, onde a petrolífera entra com a cara e o governo estadual com o resto. Respeitem Sergipe!

Corda bamba

É dificílima a situação do prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC). Afastado de cargo e preso desde fevereiro, o homem está com o mandato por um fio. Ofício do Superior Tribunal de Justiça informa que o processo de improbidade contra ele já possui “trânsito em julgado”. A defesa do prefeito jura que houve um equívoco do STJ, pois ainda há recurso extraordinário em favor de Monteiro. Então, tá!

Amada amante

O Supremo Tribunal Federal decidirá, nesta quarta-feira, se amante tem o direito à parte de pensão por morte. Segundo publica o jornal Valor Econômico, o assunto será julgado com repercussão geral e, portanto, servirá de orientação para os demais tribunais. Originado em Sergipe, o processo envolve o reconhecimento de uma união estável em uma relação de pessoas do mesmo sexo. Apesar de o caso concreto envolver uma união homoafetiva, a decisão deverá abarcar também as relações entre pessoas de sexos diferentes. Aff Maria!

Não vende, nem troca!

Perde tempo quem pensa em comprar o Banco do Estado de Sergipe. Pela enésima vez, o governador Belivaldo Chagas (PSD) nega que tenha interesse em torrar o banco nos cobres: “Quem publica matéria dizendo que pretendo privatizar o Banese presta um desserviço à sociedade sergipana”, afirma. Em 2016, o governo de Sergipe aderiu ao Programa de Privatização do BNDES, que fez estudos sobre a privatização do Banese e da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Vixe!

Luto

Faleceu na madrugada desta terça-feira Francisco Batista Cardoso, o Cardoso da antiga Escola Técnica. Tinha 82 anos e estava internado há mais de dois meses no Hospital da Unimed, com complicações em decorrência do diabetes. Viúvo de Maria Luiza Araújo Cardoso, deixa seis filhos, 17 netos e quatro bisnetos. O corpo de Cardoso está sendo velado no Osaf e o sepultamento será às 16 horas, no Cemitério Santa Isabel, em Aracaju. Descanse em paz, amigo!

De olho em 2020

E o presidente de honra do PRB, pastor Heleno Silva, segue organizando o partido com vistas às eleições de 2020. Segundo ele, a legenda deve lançar o maior número possível de candidatos. No último final de semana, Heleno se encontrou com o ex-prefeito de Poço Redondo, frei Enoque Salvador, com quem discutiu sobre as eleições em vários municípios do sertão sergipano, onde ambos possuem forte influência política.

Abaixo o preconceito!

Pesquisa de “Gênero e Número” mostra que 51% dos LGBT+ sofreram algum tipo de agressão no 2º semestre de 2018. Entre quem disse ter sido vítima, as mulheres lésbicas foram o maior grupo (57%), seguidas por trans e travestis (56%), gays (49%) e bissexuais (44,5%). Conforme publica em O Globo o jornalista Ancelmo Gois, as formas mais comuns de agressão foram violência verbal (94%), tratamento discriminatório (56%), assédio moral (54%) e violência física (13%). Crendeuspai!

Reconhecimento

Assassinada durante um assalto, a primeira sargento PM Eliana Costa da Silva foi promovida pós-morte a subtenente. A promoção foi proposta pela deputada estadual Goretti Reis (MDB) e acatada pelo comando da Polícia Militar. “Sargento Eliana atuou de forma brilhante durante 25 anos de sua vida”, discursou Goretti. A policial foi assassinada por um menor no ano passado, quando chegava em casa. Homenagem justíssima!

Sob nova direção

O prefeito Cristiano Beltrão (PSC) é o novo presidente da Federação dos Municípios Sergipanos, tendo como vice Lara Moura (PSC), prefeita de Japaratuba. A posse dos dois aconteceu, ontem, durante a inauguração das novas instalações da entidade, localizadas no bairro Coroa do Meio, em Aracaju. Beltrão prometeu lutar pelas pautas importantes para o fortalecimento dos municípios. Ah, bom!

Imprensa vendida

E o deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB) desceu a madeira em parte da mídia sergipana que, segundo ele, vive no bolso do governo. “A imprensa  governista tem um distanciamento esquizofrênico da realidade”, fustiga. O deputado lembrou que o governador Belivaldo Chagas (PSD) foi vaiado na Assembleia, porem “os jornais turbinados com o dinheiro público elogiaram a coragem dele em escancarar as contas públicas”. Misericórdia!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Vida Laranjeirense, em 31 de outubro de 1919.

Resumo dos Jornais

Leia também