Aracaju, 28 de março de 2024

PMA é referência na garantia da segurança alimentar e nutricional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

No último domingo, 31, foi comemorado nacionalmente o ‘Dia da Saúde e Nutrição’. A data, que tem como objetivo fazer com que os brasileiros parem e pensem na sua própria saúde e hábitos alimentares, também é uma oportunidade para que os órgãos públicos reflitam e tracem estratégias de como podem colaborar na promoção de iniciativas sustentáveis na área.

A Prefeitura de Aracaju é uma referência para o estado quando o assunto é estimular os cidadãos aracajuanos no ingresso de práticas saudáveis. Um exemplo disso é a atuação da Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN), que promove uma série de ações no território com a perspectiva de fazer com que os seus usuários se tornem cada vez mais conscientes em relação aos benefícios da alimentação saudável para a garantia da qualidade de vida.

Na semana passada, as experiências da capital foram discutidas no Encontro Estadual “Olhar do SUAS e do SISAN”, promovido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e Trabalho (Seit). No evento, o trabalho da Prefeitura de Aracaju foi reconhecido pela reestruturação dos cardápios das unidades da Assistência Social, acompanhamento nutricional dos usuários das instituições de acolhimento, promoção de palestras sobre educação alimentar e nutricional em diversos órgãos municipais e pela execução do projeto ‘Cultivando Cidadania’, que foi reconhecido nacionalmente pelo Governo Federal, quando foi o grande vencedor do Prêmio Progredir, em Brasília.

Na gestão passada, por exemplo, os usuários das instituições de acolhimentos, como os abrigos e Casas Lares, que recebem crianças e adolescentes, eram alimentados através de quentinhas. Com a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, houve foi feito um processo de readaptação das unidades da Assistência, em que, agora, todos os alimentos são feitos no próprio espaço, seguindo as normas estabelecidas pela equipe de nutrição da DSAN.

A diretora da Segurança Alimentar e Nutricional, Rosane Cunha, acredita que a atuação da secretaria tem fortalecido as Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional da capital sergipana. Para Rosane, ver o interesse de outros municípios pelo trabalho da equipe é motivo para seguir em frente na execução das ações e projetos. “Mostramos muitas experiências que são desenvolvidas em Aracaju, que vem contribuindo para fazer as Políticas de Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional cada vez mais eficientes. Ver que esse trabalho se tornou uma referência para o nosso estado e poder dialogar sobre tudo que estamos realizando desde o início de 2017 é muito gratificante para todos nós. Vários municípios já se manifestaram querendo conhecer melhor o trabalho da diretoria, e estamos sempre à disposição para atendê-los. Isso mostra que estamos no caminho certo e que devemos dar continuidade”, observou.

A secretária de Estado da Inclusão, Assistência Social e Trabalho, Lêda Couto, enxerga as parcerias entre o Estado e municípios como essenciais para efetivar o processo de alimentação saudável para a população sergipana. Para Lêda, as experiências implantadas pela Assistência de Aracaju são exemplos a serem seguidos. “O nosso papel enquanto Estado é conhecer as estratégias exitosas e fazer com que elas consigam ser replicadas nos lugares onde seja possível. Não tenho dúvida nenhuma que o caminho é firmar boas parcerias com os municípios sergipanos. Acredito que juntos vamos conseguir construir um processo de alimentação saudável para toda a população sergipana”, reforçou.

De acordo com a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da Seit, Tatiana Canuto, é perceptível o cuidado com os seus usuários, principalmente no que diz respeito à alimentação saudável. “Sabemos que Aracaju nos últimos anos vem fazendo um belo trabalho. Essa preocupação com a alimentação nas unidades, a percepção da necessidade de implantar hortas orgânicas nos quatro cantos da cidade, a reestruturação alimentar dos espaços administrado pela secretaria, entre muitas outras coisas já feitas, confirma a eficiência da atuação e também toda atenção que eles têm com a política da Segurança Alimentar e Nutricional. Isso é muito bom”, pontuou.

Compartilhando experiências

Aracaju também é referência para cidades de outros estados. Recentemente, a Secretaria da Assistência foi convidada para apresentar o seu trabalho para um evento em Salvador, capital baiana. Já no ano passado, equipes da pasta participaram de um congresso em Belo Horizonte, onde mostraram um pouco sobre a execução do projeto Cultivando Cidadania.

Foto: Danillo França

AAN

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também