Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

PREFEITURA DE ARACAJU LANÇA CONCURSO SOBRE CRIATIVIDADE

7

Na solenidade também foi assinado termo de cooperação com instituições de ensino superior para descontos aos servidores e seus dependentes

O prefeito Edvaldo Nogueira lançou, nesta terça-feira, 2, o concurso “Criatividade e Inovação na Gestão Pública”. A ação, voltada para os servidores públicos municipais, visa a implementação de um programa de melhoria da qualidade dos serviços, o estímulo a boas práticas e a valorização dos funcionários que contribuem para o atendimento das necessidades da população. As três melhores ideias serão premiadas. Na solenidade também foi assinado termo de cooperação com instituições de ensino superior para a concessão de descontos, nos cursos de graduação e especializações, para os servidores da Prefeitura e seus dependentes.

“Estamos dando um passo adiante para apresentar resultados satisfatórios. Nada do que fazemos representa atos isolados. Tudo é vinculado com o nosso Planejamento Estratégico e está diretamente ligado à melhoria da vida dos cidadãos. Hoje as pessoas pensam que inovar é ter acesso a aparelho de alta tecnologia, e não é. O equipamento sozinho não faz nada. Ele precisa do ser humano para conduzi-lo, e, para isso, é necessário que estejamos preparados. No caso do poder público, a inovação deve ser voltada para gestão de resultados. Se o que a gente fizer não refletir na melhoria da vida das pessoas será inútil. E estes dois atos estão diretamente voltados para isso”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Durante seu discurso, o gestor municipal enfatizou que o concurso possibilitará à gestão municipal encontrar soluções criativas para diversas situações. “Acredito que precisamos pensar fora da caixa. A crise financeira, as dificuldades enfrentadas pelo nosso país, exigem que encontremos soluções criativas para os mesmos problemas. Sou prefeito pela terceira vez, mas não posso olhar para os problemas com a mesma visão de 10 anos atrás. É preciso ir além. O mesmo serve para os servidores. E com esse concurso eles poderão ter iniciativas que nos ajudarão no processo de inovação. Tenho certeza que ao final teremos muitas ideias que vão colaborar de forma decisiva para maior efetividade da nossa gestão e, acima de tudo, para maior resolutividade dos problemas da sociedade”, constatou.

Sobre o termo de cooperação, Edvaldo pontuou que é mais uma parceria com a iniciativa privada voltada para a valorização do servidor municipal. “Não fosse essa parceria não conseguiríamos pôr em prática esse projeto que considero muito importante para os servidores da Prefeitura, porque através desse convênio eles poderão estar, cada vez mais, preparados, qualificados, para prestar um serviço de qualidade à população. Essa formação continuada é fundamental porque permite ao profissional se manter antenado. Estudar nunca é demais. E com os descontos concedidos pelas instituições ficará ainda mais fácil. É um estímulo”, assegurou.

Para o pró-reitor da Universidade Tiradentes, Josenito de Oliveira Santos, a parceria com a Prefeitura de Aracaju fortalece tanto a instituição como a gestão municipal. “Quanto ao termo de cooperação, é uma grande oportunidade para os servidores que terão acesso a mais de 50 cursos da nossa grade, tanto na modalidade presencial quanto à distância. Eles vão poder não só aprimorar os conhecimentos como também servir melhor à população. Além disso, é uma grande satisfação para a Unit poder fazer parte desse concurso, premiando o segundo colocado com um ano de curso de idiomas na nossa instituição. Ou seja, duas grandes oportunidades que devem ser aproveitadas pelos servidores e vão influenciar na boa prestação dos serviços à sociedade”, avaliou.

Concurso

O concurso é uma iniciativa da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e da Escola de Governo e Administração Pública. Poderão participar servidores ou equipes de servidores da Prefeitura de Aracaju, da administração direta e indireta, ativos e inativos. As inscrições se iniciam nesta quarta-feira, 3, e seguem até o dia 24 de abril, através de formulário eletrônico, disponível no portal da Prefeitura (www.aracaju.se.gov.br). Os resultados serão divulgados até o dia 30 de maio e a premiação ocorre no dia 30 de junho.

“É um ato de estímulo à criatividade. Hoje, ou o serviço público se reinventa, se renova, se qualifica para dar melhores respostas aos problemas que estão colocados para a sociedade, ou ele fica superado e não alcançará seus objetivos. Queremos despertar uma consciência crítica nos servidores, que proponha melhorias para os serviços de atendimento à população ou para os processos internos de gestão. Tem tudo a ver com a ideia de cidade inteligente, humana e criativa que estamos praticando e que o prefeito tem nos orientado em todas as iniciativas. Nós temos servidores com potencial, equipes técnicas qualificadas para elaboração de projetos inovadores e criativos. E esse concurso mostrará isso”, afirmou o diretor da Esgap, Bosco Rollemberg.

Os participantes devem apresentar projetos com fundamentos nos valores de inovação, ética, transparência, eficiência, eficácia e efetividade, e protagonismo dos cidadãos, que resultem na melhoria da gestão e na qualidade dos serviços prestados. A seleção será feita por uma comissão de avaliadores, composta por gestores, servidores e especialistas em inovação e gestão pública, indicada pela Escola de Governo. Serão premiados três trabalhos. O primeiro lugar receberá um prêmio no valor de R$3 mil, patrocinado pela Corretora Banese. O segundo será contemplado com um ano de curso de idiomas na Universidade Tiradentes. O terceiro lugar ganhará um tablet (patrocinado pelo Banco do Brasil).

Os critérios de avaliação serão os seguintes: inovação (peso 3); resultados e/ou impactos (peso 2); utilização eficiente dos recursos (peso 1); parcerias (peso 1); participação dos beneficiários (peso 1); mecanismos de transparência e controle social (peso 1); grau de replicabilidade (peso 1); grau de sustentabilidade (peso 1). Farão a avaliação o júri formado por Paulo do Eirado, superintendente do Sebrae; Rodrigo Rocha, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi; Guilherme Rebouças, economista da Secretaria Estadual do Planejamento, e Diego da Costa, diretor-técnico do Sergipetec.

Termo de cooperação

Já a assinatura do termo de cooperação, garante aos servidores da Prefeitura de Aracaju e seus dependentes descontos nas mensalidades dos cursos de graduação e pó-graduação, ofertados pelas instituições de ensino superior que se tornaram parceiras da gestão municipal. Com a parceria, os servidores poderão se especializar em suas áreas de atuação, como também ingressar em novos cursos, ampliando seus conhecimentos. No caso do Centro Universitário Estácio de Sergipe, os descontos serão de 40%, de acordo com o reitor Bruno Antunes das Chagas. “Sem sombra de dúvidas ajuda bastante o servidor e facilita, principalmente, a sua especialização. Todos os nossos cursos passam a ter descontos a partir desse convênio, então a Estácio abre suas portas para que o servidor consiga se qualificar e crescer, junto com a Prefeitura”, afirmou.

Estiveram presentes o pró-reitor da Universidade Tiradentes, Josenito de Oliveira Santos, o reitor da Estácio Sergipe, Bruno Antunes das Chagas, o diretor geral da Faculdade São Luiz de França, professor Ivanilson Leonardo dos Santos, o diretor geral da faculdade Amadeus, professor Eduardo de Andrade Gonçalves, a representante do Centro de Educação Superior Ltda, professora Márcia Menezes, os vereadores Manoel Marcos, Soneca, Bigode, além de secretários municipais.

AAN

Fotos: Ana Lícia Menezes

Leia também