Aracaju, 29 de março de 2024

Seduc certifica 512 jovens no curso de Informática, Manutenção de Computadores e Empreendedorismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), através da Coordenadoria Especial da Juventude, promoveu em parceria com a Faculdade Uninassau e a Federação das Empresas Juniores (SerJunior), cursos livres de informática básica, manutenção em computadores e empreendedorismo.

Os referidos cursos capacitaram 512 jovens, que receberam seus certificados e demonstraram que estão aptos para ingressar no concorrido mercado de trabalho.

Segundo o Coordenador de Juventude da Seduc, Fredson Santana, esses cursos fazem parte do Projeto Capacita Jovem, que permite capacitar, através de cursos profissionalizantes, cursos livres e oficinas práticas, jovens entre 15 e 29 anos de idade, permitindo o acesso a conhecimentos técnicos, aperfeiçoamento do currículo e preparando-os para o mercado de trabalho, assegurando seus direitos de cidadania, inclusão e participação social.

“O Projeto Capacita Jovem tem como objetivo, orientar, de forma técnica, o jovem sergipano em algumas áreas específicas para a vida profissionalizante. Nós fazemos parcerias com algumas organizações, algumas academias. Essas instituições promovem cursos profissionalizantes ou oficinas práticas nos municípios. No início deste ano, recebemos demandas de alguns municípios, para realizarmos cursos de Tecnologia de Informática (TI), voltada à informática básica e manutenção de computadores.  Fechamos a parceira com a Uninassau e ela realizou esses cursos em alguns municípios, formando recentemente 512 jovens técnicos e empreendedores”, informou Fredson Santana.

Esses 512 jovens recentemente diplomados são das cidades de Propriá, Siriri, Riachuelo, Santa Rosa de Lima e Santo Amaro. Existe previsão para realização desses cursos em cidades como Aracaju, Socorro, Itaporanga e outras cidades, que já demandaram e oficializaram o desejo de receberem esses cursos.

A partir de maio, os cursos atenderão demandas na área de idiomas. Estão sendo articulados cursos de Inglês e Espanhol e com a Uninassau também para um curso de noções básicas de projetos arquitetônicos.

Ainda segundo Fredson Santana, o objetivo da Coordenadoria de Juventude da Seduc é trabalhar a transversalidade e integrar as políticas para a juventude. “Como programa existe o Identidade Jovem, que dá autonomia para a juventude. Temos o Atleta Cidadão, que será desenvolvido dentro das Escolas de Esportes e o Programa de Cadastro Único do Jovem Empreendedor. Esse funciona em parceria com a UFS, Uninassau, com o Sebrae e o Sistema “S”. Através dele, estamos cadastrando os jovens que são empreendedores”, disse Fredson Santana.

Assessoria de Comunicação da SEDUC

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também