Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

ARRENDAR PODE SER PROBLEMA

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Há uma perceptível paradeira na discussão política e até nos andamentos dos projetos. Apenas discursos sem destino, que não se aprofundam em seus objetivos e sequer balançam a massa. Talvez em ponto morto, num cansativo e monótono ritmo de espera para incrementar discussões mais fortes sobre o Estado e seus problemas. O Governo continua elaborando projetos para sair das dificuldades e até já há um ar de que o sufoco amenizou.

Ontem, entretanto, alguns deputados da base aliada – e a da oposição – ficaram atentos a uma declaração do governador Balivaldo Chagas (PSD), quanto a arrendamento da Deso. Não falou em privatização, mas em adotar uma providência que fortaleça o setor de abastecimento e o coloque em um patamar de solidez confiável. Há absoluta confiança no trabalho do presidente Carlos Melo, mas o problema vem de longe e parece insolúvel desde sua estrutura inicial.

Um deputado aliado disse, em papo com colegas na Alese, que melhor do que arrendar é privatizar. E admitiu que um arrendamento por 20 anos a empresa que o fizer vai deixar aos trancos e barrancos para o Estado. No Governo passado, Sergipe recusou uma consultoria especializada do BNDES, que contratou, via licitação, uma empresa com esse objetivo em todas as companhias de abastecimentos e esgotos dos Estados, para avaliar a questão da privatização.

Alguns Governos aceitaram. Outros não! Sergipe ficou entre os que preferiram à segunda opção. O deputado aliado acha que deveria ter sido aceita a consultoria e não optar pela venda da Deso, porque o diagnóstico geral que seria oferecido pela empresa licitada era uma radiografia que iria identificar até “problemas genéricos”, caso existentes, e oferecia uma realidade aos administradores da empresa e ao próprio Governo.

Um outro parlamentar comentou que a Deso não será privatizada, em razão da força dos seus servidores, de aliados políticos de todos os governantes que já passaram, de partidos (principalmente como o PT e PSD) e, também, fica difícil uma ação severa para uma empresa que é ultra rentável, até porque naturalmente detém o monopólio para distribuição de água.

Dentro de uma visão mais ampla, apesar da rentabilidade, a estatal perde porque tudo que arrecada é para pagar salários, já que mantém vivo um sentimento corporativista forte e resistente.

NOITE DE ESPERA

Na segunda-feira o sergipano dormiu mais tarde para assistir Roberto Cabrini em seu programa ‘Conexão Repórter”, que denunciaria uma suposta “Máfia dos Sons”. O programa foi requentado com tudo que ocorreu entre 2010 e 2014.

ESCÂNDALO GENERALIZADO

Cabrini fez um programa que foi editado com entrevistas de músicos que tocam para os festejos juninos em municípios, que recebem um valor de cachê e a nota fiscal está muito acima do que fora pago. Isso é ‘muito velho’ e acontece em todo o Nordeste. É um escândalo generalizado.

SEM IR FUNDO

Cabrini falou em algumas cidades de Sergipe, mas fixou-se em Carmópolis, sem ir fundo nos casos. Apareceu o vereador Cabo Aminthas e no final ele se referiu a 2018 ‘en passant’ pelo presidente da Câmara, Nitinho Vitale.

CONVERSA COM TEO

A entrevista maior foi com Teo Santana, que faz produções artísticas, mas sem obter muito resultado. Na realidade, Cabrini não gostou da matéria, que não iria ao ar por falta de conteúdo. Há problemas entre Cabrini e o setor jurídico da SBT.

INQUÉRITO EXISTE

Na realidade o inquérito policial que apura o cartel dos músicos foi instaurado pela delegada Daniella Garcia. Está muito bem instruído e conta com quebra de sigilo bancário e fiscal que comprovam cabalmente o conluio das empresas comandadas por Teo Santana, mas ainda não saiu da Deotap.

SOBRE ARRENDAR DESO

O governador Belivaldo Chagas (PSD) mantém a opinião de que se a Deso não mostrar condições mínimas de se viabilizar pode ser arrendada. Nada para agora, ainda há prazo extenso para decisão do tipo.

ROGÉRIO RESPONDE

Em Israel, Bolsonaro voltou a criticar metodologia do IBGE para medir desemprego, em Brasília, o senador Rogério Carvalho (PT) responde: Agora falta de projeto para geração de empregos no país é culpa da “metodologia” do IBGE.

MARCIO VÊ PARTICIPAÇÃO

O ex-deputado federal Márcio Macedo (PT) disse que a nomeação de Cássio para a Funcaju e a ida de Camilo Feitosa (PT) para ocupar a Câmara, apenas põe o partido numa composição em que a legenda participou diretamente no pleito de 2016.

COMO DISSE EDVALDO

Márcio lembrou que o próprio prefeito Edvaldo Nogueira falou que não seria um ato político e nem pretendia fala em eleições futuras. Com isso, Marcio acha que não há apoio definido para a reeleição do prefeito em 2020.

VALADARES E O BLOG

O ex-senador Valadares (PSB) já elaborou todo o layout do seu blog. “Não se trata, como o próprio nome diz, de um site. Será algo muito mais simples, com artigos, informações sobre municípios, cultura e turismo.

SEM RADICALIZAÇÕES

Segundo o senador, terá “um vídeo semanal de opinião política, algumas notícias e blogs daqui da terra, etc. Tudo feito com cautela e equilíbrio, sem radicalições. Estou analisando o momento certo pra postar o conteúdo na internet”.

DESENROLAR DA DEMOCRACIA

A delegada Daniella Garcia ainda não foi transferida para o Ministério da Justiça e Segurança de Brasília e está aguardando o desenrolar da burocracia. É possível que entre 15 e 20 deste mês tudo seja resolvido.

MUDANÇAS NO DETRAN

Governador Belivaldo Chagas assinou decreto de exoneração da atual presidente do órgão, Luciana Déda, e nomeou Abner Melo como seu substituto. Os decretos devem sair no Diário Oficial de hoje.

INDICAÇÃO DE JÉFERSON

Tanto Abner Melo, quanto Luciana Déda para o Detran foram indicação do primeiro secretário da Alese, deputado Jéferson Andrade (PSD). Sobre Luciana Déda as informações é de que ela pode ir para a Segrase. Nada confirmado.

SAMUEL E OS POLICIAIS

Deputado Capitão Samuel reclama porque todos os policiais retornam após mandatos eletivos, à exceção dos PMs e BMs. “Absurdo, que leva um militar a se aposentar com dez anos de contribuição e 28 anos de idade”.

PROBLEMA COM PRODUTORA

A TV-Sergipe montou uma produtora para criação e elaboração de publicidades, o que contraria determinação da Rede Globo. A informação não é confirmada, mas agências estão denunciando essa inovação da TV-Sergipe.

A PREFEITO DE LAGARTO

O deputado Fábio Reis (MDB) tem sido citado como candidato à Prefeitura de Lagarto, mas aliados seus próximos avisam que ele não vai disputá-la. Há um outro nome que pode ser lançado, mesmo que jamais tenha atuado na política.

ROMPIMENTO EM PEDRINHAS

O ex-prefeito de Pedrinhas, Zé de Bar, rompeu com a prefeita Mara da Farmácia porque ela trocou o PDT pelo PSD. Ao radialista Rômulo Dalton, Zé do Bar disse: “Eu não quero conversa com Mara, estou rompido com ela desde o primeiro dia”.

Dos grupos sociais

///Posse a aprovados – Em solenidade histórica para a Assembleia Legislativa de Sergipe, o presidente da Casa, deputado Luciano Bispo de posse, na manhã de ontem, no auditório da Escola do Legislativo João de Seixas Dória, aos 37 dos 96 candidatos aprovados no primeiro concurso do legislativo.

///Afeta Sergipe – Deputado Zezinho Sobral diz que a ureia hoje custa 40% a mais do que custava antes do processo de hibernação iniciar e tem um preço acima de 20% do adubo misturado e das fórmulas para venda. Afeta Sergipe, principalmente agora que será iniciado o plantio de milho e segundo maior produtor de milho do Nordeste.

///Urgência da reforma – Com um discurso em defesa da prioridade e urgência da reforma da Previdência, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) entregou ontem ao presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) a Agenda Legislativa da Indústria de 2019, oferecendo propostas.

///Governo incapaz – Luíza Erundina diz que não há, na declaração de Bolsonaro, preocupação em acabar com o desemprego. Há desejo de encobrir os dados e de impedir que tenhamos acesso às informações do IBGE. É compreensível; em se tratando de um governo incapaz de oferecer solução ao desemprego que só cresce.

///Sem ler jornais – Carlos Bolsonaro diz convicto que quanto menos leio jornal mais estou informado. Seu interesse é outro qualquer que não seja informar. Há bons jornalistas, mas poucos. É o resultado de uma formação amoral que vislumbra tudo, menos a verdade sobre a informação! Tire você suas conclusões!

///Gilmar e a ditadura – “O ministro Gilmar Mendes, do STF, afirmou ontem que não há como negar que houve uma ditadura militar no país. “É inegável que houve uma ditadura militar, as pessoas foram perseguidas. Eu vivi isso como estudante na época”, disse ao UOL após palestra no teatro do CIEE, em São Paulo.

Conversa

Sentir grande – Clóvis Silveira sugere que se afaste de pessoas que menosprezam suas ambições. As pessoas pequenas fazem isso, já as grandes faz você sentir grande!

Retorna já – O ex-deputado federal André Carvalho está em Brasília e retorna amanhã para a solenidade do PSC na Assembleia Legislativa.

Posse em Recife – Belivaldo Chagas viaja hoje a Recife para participar da posse do desembargador Vladimir Carvalho na Presidência do TRF4.

Jornal do Comércio – “Albano Franco estava em Recife mas retornou e não participou da solenidade de posse do desembargado. Foi para os 100 anos do Jornal do Comércio.

Muita gente – Deputados estaduais e demais autoridades de Sergipe também vão comparecer à posse de Vladimir Carvalho.

Para ser justa – A reforma da Previdência tem que ser aprovada. Mas tem, sim, que ser com atenção, pra finalmente ser justa.

Ficará interino – Secretário da Fazenda de Sergipe ficará interino por mais um bom tempo. Belivaldo Chagas não pensa em outro nome.

Do cientista – Folha publica que Bolsonaro é incompetente político e limitado intelectualmente, diz cientista político.

Erro grave – Um erro grave das esquerdas nos ano 60 e 70: quiseram derrubar o golpe sanguinário à força e sem pensar na democracia plena.

Leia também