Aracaju, 28 de março de 2024

PROCISSÃO DO FOGARÉU ACONTECE DIA 18 ABRIL EM SÃO CRISTÓVÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

No dia 18 de abril, Quinta-feira Santa, uma das mais tradicionais celebrações culturais e religiosas de Sergipe acontece no município de São Cristóvão. A Procissão do Fogaréu, festa que é marcada por procissões e encenações contará este ano com a participação de 300 homens que percorrerão o Centro Histórico da cidade retratando atos da vida de Cristo.

Este ano a celebração terá início às 21h, após a Missa do Lava-Pés que acontecerá às 18h, na igreja N. S. da Vitória (Matriz). Assim como no último ano, todas as encenações acontecerão na Praça São Francisco. São retratados momentos como: a entrada de Jesus em Jerusalém, a Última Ceia, os Apóstolos, a traição de Judas, encerrando com a perseguição a Cristo e condenação.

De acordo com a comissão organizadora do G12 (grupo formado por homens, que encenam momentos que antecedem a crucificação de Jesus), os ensaios para preparação da procissão estão ocorrendo nas segundas, quartas e sextas, as 19h30, na Praça São Francisco. “O Fogaréu é uma encenação ao ar livre onde todos os homens que compõem o grupo possuem uma função, sendo elas: 70 soldados, 110 escribas e fariseus, 55 matracas, 46 quadros e lanternas, além de outros figurantes que totalizam quase 300 pessoas”, explicou Daniel Lima Costa, membro da comissão organizadora.

Tradição

A Procissão do Fogaréu foi trazida pelos portugueses e desde o século XVIII faz parte do calendário cultural do município. Vale frisar que no ano de 1963 aconteceu uma interrupção do evento, por ordens de Frei Fernandes, que justificou, na época, a não compreensão da simbologia por parte dos homens que participavam do séquito. A retomada da tradição do Fogaréu aconteceu em 1978, e, desde então, a mobilização popular não deixa o evento cair no esquecimento.

Apoio

Conforme o presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água, Gaspeu Fontes, todo o apoio logístico por parte da Prefeitura de São Cristóvão será mantido, repetindo o formato do ano passado. “Teremos a estrutura de três palcos montados na Praça São Francisco e som, além da iluminação e apoio logístico no trajeto. A Procissão do Fogaréu é um dos eventos mais importantes do nosso calendário cultural e religioso, por isso a prefeitura não poderia deixar de colaborar ”, frisou.

Uma curiosidade é que a iluminação da cidade, durante a programação, será inteiramente apagada, sendo a claridade feita através de tochas, dando ao local uma sensação de antiguidade (da época em que não existia eletricidade).

Da assessoria

Foto: Márcio Garcez.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também