Aracaju, 29 de março de 2024

Mendonça defende ações articuladas para reduzir acidentes de trabalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
____________Maria_mendonca_cesar_de_oliveira

Autora do Projeto de Lei 8.131/16 que institui o movimento Abril Verde em Sergipe, a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) destacou a necessidade do engajamento de todos os setores em torno de campanhas e ações articuladas que visem a prevenção e o combate aos acidentes nos locais de trabalho. A fala da parlamentar é justificada pelo alto número de incidentes ainda registados no Brasil, que ocupa a quarta posição no ranking mundial e onde a cada 48 segundos, um trabalhador é acidentado e a cada 3h38 um deles perde a vida pela falta de uma cultura de prevenção à saúde e à segurança, conforme levantamento feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Só em Sergipe, apontou a deputada, foram computados mais de 16 mil acidentes entre 2012 e 2018. “É um dado que merece toda a nossa atenção e não podemos deixar de chamar todos os segmentos para assumir a parte que cabe a cada um nesse processo”, afirmou Maria, ressaltando que os números publicados, ainda, não revelam completamente a realidade, uma vez que existem os casos das pessoas que trabalham na informalidade, sofrem acidentes, mas não entram para as estatísticas. “É preciso aumentar a fiscalização e conscientizar a todos da necessidade de usar os equipamentos de segurança e também adotar hábitos como forma de reduzir esses acidentes”, afirmou.

Maria destacou a importância da campanha desenvolvida pelo MPT que este ano, traz para a reflexão o tema “gerir riscos, prevenir acidentes e promover a saúde no trabalho”. “O Movimento Abril Verde deve ser encarado como algo que só traz resultados se houver uma somação de esforços, onde cada um faz uma parte e juntos todos ganham”, disse, observando que a Lei, fruto do seu projeto, prevê o reforço das políticas públicas que evitam o desrespeito das empresas às regras de saúde e segurança. “É importante que as ações do Abril Verde alcancem todas as camadas sociais, não só neste mês, mas todo o ano. Cada trabalhador deve ter ciência dos riscos e dos seus direitos, tendo a possibilidade de ter um destino diferente”.

Assessoria Parlamentar da deputada Maria Mendonça

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também