Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Primeiro transplante de córnea do HU beneficia adolescente

7

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou nesta quinta-feira, 4, o seu primeiro transplante de córnea. O paciente beneficiado foi um adolescente com ceratocone, doença de caráter hereditário que muda a estrutura da córnea e compromete a visão.

De acordo com a Responsável Técnica da Oftalmologia do HU-UFS, Diane Guimarães, o transplante para resolver esse tipo de patologia costuma ter sucesso. “A nossa expectativa é que o paciente tenha uma boa evolução. Após a cirurgia, ele terá um repouso mais rigoroso durante um mês, no qual retornará ao HU-UFS uma vez por semana para avaliação. Após isso, terá retornos mensais por um ano, com todo o seu acompanhamento sendo realizado pela equipe do Hospital Universitário de Sergipe”, declarou.

A médica ressaltou que esse é um dos tipos de transplantes mais simples. “O hospital está empenhado em conseguir a habilitação pelo Ministério da Saúde para que, tanto esse tipo de transplante, quanto os mais complexos, possam ser realizados com boa regularidade no HU-UFS”, disse. “Essa cirurgia, além de marcar a história do HU, é um momento de muita felicidade, uma conquista para a equipe e para o paciente”, complementou.

Equipe

O procedimento teve a participação do oftalmologista voluntário Cristiano Mendonça. “Tive o privilégio de realizar o primeiro transplante de órgão do Hospital Universitário da UFS, local onde fiz meu curso de medicina, mestrado e doutorado, uma pequena retribuição ao que recebi do hospital”, afirmou Cristiano.

A equipe responsável pelo procedimento cirúrgico teve a participação dos dois cirurgiões oftalmológicos, Diane Guimarães e Cristiano Mendonça; do anestesista Raimundo Saturnino, que responde pela Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HU-UFS; e da equipe de enfermagem.

Para a manicure Luana Santos, mãe do paciente, a realização do transplante traz uma grande alegria para a família. “Estamos realizados, com as melhores expectativas de ele voltar a ter uma vida normal, como qualquer outro jovem. Daqui para a frente vamos fazer o acompanhamento e seguir direitinho as orientações dos médicos”, comentou.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Por Andreza Azevedo

Leia também