06/04/19 - 08:48:56

Falta de médico cirurgião em hospital da zona sul deixa população preocupada

Desde a semana passada que usuários de alguns hospitais públicos de Sergipe estão reclamando da falta de médicos especialistas em algumas unidades. Isso acaba provocando uma superlotação no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Um dos casos da falta de médico cirurgião  foi registrado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no conjunto Augusto Franco, zona sul da capital. Segundo relato de um morador da localidade, ele teve um ferimento em uma das mãos e precisou de atendimento para fazer uma sutura, porém ao procurar a UPA, foi informado por um atendente que não havia cirurgião.

Sem atendimento e seguindo a orientação da atendente para que procurasse o Huse, assim ele fez e lá, foi obrigado a esperar um bom tempo, isso por conta da lotação, já que as UPAs estão com atendimento precário. Ele conta que as atendentes orientam os pacientes para procurarem o Huse.

Uma outro informação passada por uma técnica de enfermagem é quando ao atendimento pediátrico. Segundo ela, “tem dias que tem apenas um pediatra fazendo o atendimento e isso já foi mostrado inclusive na televisão. Ai eles correm e colocam três médicos e daqui a pouco volta a ter apenas um”, denuncia a técnica.

Superlotação – devido o pouco atendimento prestado nos postos de saúde e nas UPAs, a população é obrigada a procurar o Huse que acaba superlotado por conta de atendimentos de baixa complexidade e que deveria ser resolvido no próprio bairro onde reside o paciente. Como isso não acontece, o problema continua se agravando no Huse.

Munir Darrage