09/04/19 - 00:01:01

MDB FIRME NA REFORMULAÇÃO

DIÓGENES BRAYNER – [email protected]

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) pretende eleger alguns prefeitos no Estado. Também vai atuar em Aracaju, sem perder força e influência. Não é legenda de ficar fora do foco das disputas eleitorais. Mas, com os últimos acontecimentos, a sigla deu uma esfriada e deve tentar se revigorar. Sobre uma candidatura própria a prefeito de Aracaju será uma decisão exclusiva do ex-governador Jackson Barreto, que tratará desse assunto mais adiante.

O deputado federal Fábio Reis, que será o presidente regional da sigla em Sergipe, diz que o Diretório Municipal de Aracaju terá JB na Presidência e cuidará o pleito de 2020. Disse que até o momento não se falou sobre algum projeto para a sucessão de Edvaldo. Naturalmente o MDB é uma legenda que não se renovou como as demais. Não trocará de nome e manterá sempre obediência e fidelidade aos seus fundadores e afasta qualquer tentativa de buscar o novo. Aliás, o novo tem sido um engodo.

Nas redes sociais circulam informações que não convencem sobre a candidatura de JB a vice-prefeito na chapa liderada por Edvaldo Nogueira (PCdoB), que tentará a reeleição, e que, segundos esses dados vazios de consistência, Edvaldo reeleito disputará o Governo em 2022, com a possibilidade de Jackson vir a assumir a Prefeitura. Mas calma: tudo isso se tudo acontecer exatamente da forma que se está projetando. Sequer faz sentido a arrumação dessa fake.

Um dos aliados mais próximo a Jackson Barreto, o ex-prefeito João Augusto Gama, disse que JB saiu “muito machucado das eleições do ano passado ao Senado e não é hora de colocar a cabeça de fora, para tentar um mandato que não avança em sua vida pública, conquistada com muita dedicação, coerência e coragem”.

Com as eleições para formação de novos comandos, Jackson Barreto é uma das mais expressivas representação do MDB e não vai se deixar de integrar o partido, dando total apoio a Fábio Reis a presidente, para que participe ativamente de um projeto de renovação, sem deixar de pensar nas eleições de 2022. JB já percebeu que não dá para se fixar de férias e viagens por tanto tempo.

FLÁVIO E O TCE

O conselheiro Flávio Conceição estava esperando o momento exato para solicitar anulação da aposentadoria junto ao TCE, o que aconteceu ontem no período da tarde. A expectativa é que ele obtenha êxito.

A NOTÍCIA SE ESPALHA

A informação publicada no Faxaju Online se espalhou com rapidez, inclusive entre servidores e os próprios conselheiros. A maioria admitiu que se não existe mais o objeto de aposentadoria, a tendência é que Flávio volte.

REVIRAVOLTA TOTAL

Através do WhatsApp, um ex-deputado federal admitiu que o pedido de anulação da aposentadoria de Flávio Conceição “será uma reviravolta… Nada melhor do que um atrás do outro! Digo: nada melhor do que um tempo após o outro!”

PREPARA PARA GANHAR

Um advogado deu sua opinião sobre a anulação da aposentadoria: “pode se preparar para ganhar e receberá ainda indenização por danos morais”. E acrescentou: “essa pedra me cantaram no dia do julgamento em Recife”.

AINDA A FAFEN

O governador Belivaldo Chagas (PSD) viaja a Brasília hoje para reunião com o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, ainda para tratar sobre a questão do hiberna ou arrenda a Fafen.

SERÁ ARRENDADA

Belivaldo Chagas mantém a persistência em relação a Fafen e seu funcionamento em Sergipe, mas o “caso da Petrobras com fertilizantes está definido. A Fafen será arrendada e está decidido pela empresa que tem seu domínio”.

ROGÉRIO E CARLOS SIQUEIRA

O senador Rogério Carvalho (PT) reuniu-se, ontem, com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, para tratar da conjuntura política atual. Em pauta, a convergência de interesses em se estabelecer a Frente de Senadores do Norte e Nordeste.

PROJETOS ESPECÍFICOS

A criação da Frente, idealizada por Rogério Carvalho, vai cuidar das necessidades e elaboração de projetos específicos para as duas regiões. Um grande passo para uma composição qualificada em defesa dos Estados.

PREFEITOS EM BRASÍLIA

Prefeitos se reúnem em Brasília a partir de hoje para a velha “Marcha” dos gestores municipais. Um desses prefeitos disse, em Aracaju, que é melhor ficarmos no Estado olhando a “banda do Exército tocar pelas ruas das cidades e marchar de acordo com ela”.

SOBRE SENADOR VALADARES

Existe grupo de pessoas em Simão Dias, entre vereadores, algumas lideranças políticas do grupo, que defende a candidatura do ex-senador Valadares (PSB) a prefeito do município. É um movimento muito embrionário.

NÃO VAI ACONTECER

Mas essa candidatura não vai acontecer, pelo menos em 2020. Um membro do PSB disse que ele está de olho no Congresso Nacional. Pode ser como senador ou deputado federal. Prefeito fica para mais à frente.

PAPO NA FEIJOADA

Foi servida uma feijoada, domingo, por um dos melhores articuladores políticos do PT a uma ilustrada liderança petista. “Deu-se numa tarde maravilhosa com tempero de política. Já há um trabalho que visa às eleições de 2020 e 2022”.

MONTE ALEGRE ROMPE

Vejam que confusão: Em Monte Alegre o ex-prefeito Aragão e sua mulher Valdirene, vice da prefeita Nena, rompeu com o grupo que se aliou ao ex-prefeito Tonhão, liderado pelo ex-deputado estadual André Moura.

UM PIPOCO NA CIDADE

Segundo uma fonte de Monte Alegre, houve “um pipoco” na cidade, com brigas entre lideranças políticas que já chegaram à radio FM Rio. “Já brigou Luciano, marido de Nena. Já brigou Tonhão com Aragão e o bicho está pegando, com disputas acirradas, acusações, brigas e traições. Uma loucura!”

CASSAÇÃO DE VALMIR.

Cabe recursos na decisão do juiz que cassou o mandato do prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro. Existe um equivoco nessa decisão e o advogado Fabiano Feitosa, que cuida dessa área política que atinge Valmir, já detectou.

TRATA SOBRE POLÍTICA

O presidente regional do PSB em Sergipe, Valadares Filho, continua conversando com várias lideranças, pré-candidatos a vereador e às Prefeituras do interior, embora considere que há distância grande do pleito.

AGUARDA DESENROLAR

Valadares Filho disse que ainda vai aguardar o desenrolar dos acontecimentos e manter contatos diversos, para que a legenda construa “uma candidatura própria”. Não revela que pretende estar nos palanques como candidato em 2020, mas não descarta.

ABERTO AO DIÁLOGO

Ex-deputado Valadares Filho anuncia que o PSB estará de forma clara com candidatura à Prefeitura de Aracaju de uma forma ou de outra: “seja apresentando um nome próprio ou fazendo aliança com outras legendas que estejam na oposição.

VAI VOLTAR COM NADA

Os prefeitos desembarcam hoje em massa na Capital Federal. É a formosa Marcha promovida pela Associação Nacional dos Prefeitos. Não esperam muita coisa. Um deles ironizou ontem em Sergipe: “estamos indo sem nada e vamos voltar com nada”.

Dos grupos sociais

///Ideologias negativas – O senador Rogério Carvalho (PT) disse ontem que em cem dias, o Governo do presidente Jair Bolsonaro só apresenta ao povo brasileiro ideologias que negam direitos fundamentais da sociedade. É um governo que não tem o que mostrar para o Brasil!

///Muito mais loucura – Para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, as universidades nordestinas deveriam deixar de ensinar disciplinas como filosofia e sociologia para focar no ensino de agronomia. Seu antecessor Ricardo Vélez acreditava que universidades deveriam se restringir a uma elite intelectual.

///Opoiam instalação – O senador Elessandro Vieira (Cidadania) disse ontem que recebe diariamente muitas manifestações de pessoas do país inteiro que apoiam a instalação da CPI das Cortes Superiores. A Rede de Líderes RenovaBR, da qual faço parte, também deu o seu recado: todo poder emana do povo!

///Sem chateação – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), negou estar chateado com o presidente Jair Bolsonaro devido às farpas públicas que trocaram em março. “De jeito nenhum, facilita minha vida”, afirmou ontem durante o debate “E Agora, Brasil?” promovido pelos jornais O Globo e Valor Econômico.

///Cadastrar dados – Micro e pequenos empresários do Simples Nacional, que faturam até R$ 4,8 milhões por ano, têm até hoje para cadastrar dados dos trabalhadores e enviar tabelas. Segundo o Ministério Economia, existem mais de 23 milhões de trabalhadores cadastrados na base do eSocial.

///Depende do Congresso – Jair Bolsonaro disse ontem que o andamento da reforma da Previdência agora depende do Congresso. Segundo o presidente, seu governo tem interferido em “algumas gestões” porque tem a maior bancada da Câmara, a do PSL. No entanto, não deve fazer mais do que conversar com líderes partidários.

Conversa

Em divisão – Blocos políticos do interior já estão se dividindo em várias cidades, para que cada um faça escolha o seu candidato a prefeito.

Será difícil – Uma das eleições mais acirradas do interior do Estado acontecerá no município de Nossa Senhora do Socorro. Será difícil composições.

Novo filiado – O PSB é, naturalmente, a legenda mais forte de Sergipe e provavelmente ganhará o prefeito Edvaldo Nogueira como filiado.

O entreguista – “Quero explorar a região amazônica em parceria com os Estados Unidos”, disse Bolsonaro em entrevista à Jovem Pan.

Tem semelhança – Tem alguma coisa a ver entre Jair Bolsonaro e Donald J. Trump. Seja no estilo, seja nas loucuras. Com um diferença: Trump sabe o que quer e faz.

Ocupa cargos – A bancada federal de Sergipe vai se reunir amanhã e pode sair nomes para ocupar cargos em órgãos federais no Estado.

Três patetas – Difícil conviver em um País sem cabeça pensante no Comando e três patetas fazendo estripulias. Bolsonaro tem que castigar as traquinagens dos filhos

O tempo – Do ex-ministro do STF, Carlos Ayres Britto: O tempo não é um vazio a preencher, mas uma vastidão que nos cabe distender.

Maior número – Já tem gente calculando que o maior nas eleições de 2022 haverá o maior número de vagas na Câmara Federal para sergipanos.