Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

TRIBUNA LIVRE TRATA SOBRE A SITUAÇÃO DA PM DE SERGIPE

7

por Viviane Cavalcante

O presidente da Associação dos Militares de Sergipe (Amese), Jorge Vieira, mais conhecido como Sargento Vieira ocupou a Tribuna Livra desta terça-feira, 9, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para falar sobre questões que envolvem a segurança pública do estado.

Focando na atual situação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do estado, Sargento Vieira passou um vídeo tratando sobre defasagem salarial, coletes a prova de bala vencidos, falta de efetivo e salários atrasados.

“As políticas públicas são desprezadas. Estamos vivendo um caos na segurança pública”, disse Vieira. De acordo com o presidente da Amese, o efetivo policial não está acompanhando o crescimento populacional. O presidente da Amese completou que a falta de interesse dos governantes de resolver essa situação aliados a ausência de investimentos em materiais básicos, dificultam ainda mais a resolução dos problemas.

Com relação ao déficit no efetivo policial, Sargento Vieira destacou que pessoas que passaram no último concurso da Polícia Militar (PM-SE) estão aptos e iria suprir essa necessidade. “O déficit do estado é de 1800 policiais, são mais de 1244 aptos para assumirem o cargo e o estado diz que não tem condições financeiras para chama-los”, relatou.

Também presente na Tribuna Livre, o Major Ildomário afirmou que quem compõe a Polícia Militar precisa ser mais valorizada. “Nós poderíamos produzir muito mais se tivéssemos com todas as condições de trabalho”, opinou.

Vereadores-

Após as explanações do presidente da Amese, os vereadores Américo de Deus (Rede), Cabo Amintas (PTB), Cabo Didi (sem partido), Jason Neto (PTB) e Emília Corrêa (Patriota) se pronunciaram sobre o assunto.

Américo falou da falta de estrutura e de condições de trabalho tanto da PM-SE quanto do Corpo de Bombeiros e ressaltou que a falta de efetivo é algo inadmissível. “O governador não chama as pessoas que passaram no concurso público porque o estado está quebrado”, frisou.

Conhecendo a realidade da Polícia de perto, Cabo Amintas e Cabo Didi lamentaram a situação atual da Polícia. “Diante de tudo isso, temos que falar que a culpa não é só do governador, é muitas vezes do comandante que não dão importância para a situação de quem está na rua almoçando com apenas R$ 8”, disse lamentando que a questão política sempre prevaleça. Já cabo Didi, lembrou que a falta de estrutura da corporação e condições básicas de trabalho também impede o bom andamento do trabalho da Polícia Militar.

Jason Neto ressaltou que conhece as necessidades dos policiais e que se solidariza com a situação.  Emília Corrêa falou está tudo fora de ordem e não podem admitir isso. “O estado tem pessoas preparadas para nada. Infelizmente, nós parlamentares da oposição temos muitas limitações, mas, estamos solidários com todos vocês”, finalizou.

Foto César de Oliveira

Leia também