Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Inscritos para Processo Seletivo de Diretor DREs deverão responder a prova on-line até dia 12 de abril

6
De forma inédita, o processo seletivo técnico e criterioso para professores da Rede Estadual de Ensino foi iniciado pelo Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc).

Os candidatos inscritos para o Processo Seletivo ao cargo de diretor das nove Diretorias Regionais de Educação (DREs) e da Diretoria de Educação de Aracaju deverão fazer a prova disponível on line no período de 11 a 12 de abril. O Plano de Gestão previsto no edital deverá ser entregue até o dia 17 de abril através do email ps.diretoreducaao@seduc.se.gov.br com o assunto da mensagem:  CPF e nome do candidato, nesta ordem.

O cronograma contendo as etapas do processo seletivo poderá ser lido através do endereço eletrônico http://www.seduc.se.gov.br/ARQUIVOS/EDITAL.10.2019-2.RETIFICACAO.PDF

De forma inédita, o processo seletivo técnico e criterioso para professores da Rede Estadual de Ensino foi iniciado pelo Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), na quarta-feira (27), com o lançamento do edital, exclusivamente, no endereço eletrônico da Seduc – Portal da Educação.

O  Edital nº 010/2019/SEDUC também disponível no site oficial da Seduc traz os detalhes desse processo seletivo, o qual foi estruturado pelo governo estadual em parceria com a Fundação Lemann e baseia-se em experiências nacionais e internacionais de pré-seleção das pessoas mais aptas a ocupar esse cargo de gestão estratégica da Seduc, o qual é de livre nomeação pelo governador do Estado.

Estão aptos a participar desse processo seletivo somente os integrantes do quadro permanente do magistério público estadual de Sergipe graduados em quaisquer das licenciaturas que compõem a Educação Básica, desde que tenham cumprido o estágio probatório até o dia da inscrição; não tenham sofrido qualquer sanção por meio de processo administrativo disciplinar nos últimos cinco anos; não estejam respondendo a processos administrativos disciplinares; e não tenham pendências quanto à prestação de contas dos cargos de gestão já exercidos.

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, destaca que o profissional de Educação Básica da Rede Estadual inscrito no processo será avaliado em duas fases. Na primeira delas, explica, a banca examinadora do processo seletivo analisará os currículos dos candidatos, os quais, se aprovados, terão que, na segunda fase do processo, apresentar, também para análise dessa banca, os Planos de Gestão e de Avaliação exigidos no ato de inscrição.

“Para seleção dos profissionais serão considerados não apenas suas formações acadêmicas, mas também suas experiências de gestão. Esperamos com essa iniciativa gerar um pacto positivo de curto, médio e longo prazo no processo de gerenciamento da rede pública de escolas estaduais”, ressalta Josué Modesto.

Mais detalhes

De acordo com o diretor do Departamento de Recursos Humanos da Seduc, Jorge Costa Cruz, além de avaliar a formação acadêmica e a experiência profissional do candidato, foi incluído no edital a obrigatoriedade de o candidato produzir um Plano de Gestão, conforme as especificações e modelo de guia descritos no edital de abertura dessa seleção, o qual será avaliado na terceira etapa do processo.

O diretor de Recursos Humanos destaca ainda que, inicialmente, será considerada a primeira opção de cada candidato e, caso em alguma Diretoria de Educação não seja alcançado o número de seis candidatos classificados, serão selecionados candidatos que indicaram esta Diretoria como segunda opção, obedecendo à ordem de classificação da listagem geral.

Classificados neste processo seletivo, os professores da Rede Estadual de Ensino estarão aptos a atuar no cargo de Diretor de Educação de Aracaju e Diretor Regional de Educação, cujo provimento é de livre nomeação e exoneração pelo Governador do Estado do Sergipe.

Leia também