Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

PM inicia Curso de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência

6

O curso qualifica profissionais de segurança pública para o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica

A Polícia Militar iniciou o Curso de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. A capacitação ocorre nas dependências da Escola Judicial do Tribunal de Justiça, no centro de Aracaju, e conta com um Corpo Docente composto por instrutores e monitores da Polícia Militar da Bahia, coordenados pela major Denice Santiago, comandante e idealizadora da Ronda Maria da Penha.

De acordo com a coordenadora do curso, a capitã da PMSE Fabiola Góes, a capacitação é muito importante, pois prepara o policial para levar segurança e orientação para as mulheres vítimas de violência. “A intenção é formar profissionais para que eles possam compreender o ciclo que envolve esse tipo de violência e quais as dificuldades que estas mulheres enfrentam para procurar ajuda”, explicou a capitã que está à frente do projeto piloto da Ronda Maria da Penha em Sergipe.

A aula inaugural foi ministrada pela major Denice Santiago, comandante da Ronda Maria da Penha na PM baiana. Durante a sua palestra, a oficial, referência em todo o Brasil pelas suas ações pioneiras de combate à violência doméstica, ressaltou a necessidade de qualificar os policiais no sentido de possibilitar às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, que estejam sob proteção do Estado, a  salvaguarda da vida e a garantia dos direitos humanos.

Ao final do curso, a PMSE irá dispor de policiamento técnico e integrado a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, contribuindo no sentido de garantir a todas as mulheres em situação de violência um atendimento qualificado e humanizado, bem como a sua proteção nos casos de ameaça e risco de morte.

Fonte: Ascom PM/SE

Leia também