Aracaju, 14 de maio de 2024
Search

A atuação do psicólogo em uma equipe multidisciplinar para o tratamento de saúde mental

5

Atender a singularidade de cada paciente exercendo a humanização é um dos ganhos para o indivíduo que recebe atendimento como uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, médicos psiquiatras, equipe de enfermagem, assistente social, além de profissionais de educação física, terapia ocupacional, entre outros. Dentro do conceito de tratamento em clínica dia, existe uma integração dos diversos profissionais com excelentes resultados para o paciente a nível de  autonomia e socialização, por exemplo.

Mas na prática, como funciona o trabalho do psicólogo neste contexto de equipe multidisciplinar? Esse profissional pode atuar como mediador do vínculo entre paciente, a instituição, os profissionais e os outros pacientes. Em entrevista, o psicólogo da Equilíbrio Clínica Dia, Fábio Oliveira, esclarece o passo a passo dessa forma de trabalho.

“A atuação é indispensável para que o cuidado em cada atendimento alcance o objetivo em uma amplitude humana, considerando diversas necessidades e subjetividades presentes. A busca por diminuir, eliminar e prevenir riscos, a fala do psicólogo com os demais profissionais, auxilia em um norte de trabalhos e demandas em diversas modalidades presentes nas terapias”, explica.

O profissional também ressalta os benefícios da “cura pela fala”. “A necessidade de falar  e de conversar, é assim que se caracteriza a cura pela fala. É importante que o paciente se sinta compreendido pelo profissional nas suas dores, sem julgamentos, e que esse atendimento provoque reflexões , novos  pensamentos e mudanças”, destaca.

O psicólogo busca criar um vínculo com o paciente. “Geralmente o processo de acolher permite ao paciente sentir-se livre para falar e liberto quando ouvido”, relata.

No trabalho multidisciplinar cada profissional possui um conhecimento técnico, o qual é compartilhado e possibilita a intervenção humanizada, valorizando a individualidade, autonomia, sentimentos e desejos de cada paciente. Nas diversas atividades, como uma aula de música, há uma busca pela humanização do tratamento. “Cada paciente tem seu o técnico de referência, com intuito de direcionar cuidados exclusivos, individualizados para cada paciente. É despertado em cada paciente a sua autonomia, autoestima, mudanças significativas em sua vida”, ressalta Fábio.

A participação da família é outra parte fundamental do tratamento. “Na Equilíbrio Clínica Dia, incentivamos a participação dos familiares no tratamento, inclusive com reuniões de família, proporcionando psicoeducação,  esclarecimentos dos diagnósticos, os comportamentos e orientações para um melhor relacionamento. O grupo de família proporciona o compartilhamento das situações vividas e troca de experiências. Buscamos fazer dos lares, uma extensão da clínica, bem como a clínica essa extensão do lar”, finaliza.

Além de tudo isso, a consulta individual de psicologia também é ofertada  aos pacientes da clínica, para que demandas particulares possam ser ouvidas, para que o medo, as incertezas e suas percepções sejam  respeitadas no seio de sua subjetividade.

Por Rodrigo Alves

Foto assessoria

 

Leia também