Aracaju, 29 de março de 2024

Centro de Parto Normal e UCINCO são realidades na Maternidade Zacarias Júnior

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

A deputada estadual Goretti Reis participou, na tarde de ontem, 12 de abril, na cidade de Lagarto das inaugurações do Centro de Parto Normal (CPN) e da Unidade de Cuidados Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO) que trata de bebês com complicações após o parto que não forem graves para internação em UTI.

O evento contou com a participação do governador Belivaldo Chagas, da vice-governadora Eliane Aquino, do diretor presidente da Maternidade, Edivanilson Lima Rodrigues, de amigos, de vereadores, de profissionais que ali atuam e da sociedade em geral.

Para o presidente da instituição um momento feliz e de agradecimentos. “Fico feliz em dizer que nasce o primeiro Centro de Parto Normal de Sergipe e a primeira USINCO do interior de nosso Estado. Essa conquista é de todos que fazem a rede materno de Sergipe. Agradeço a Deus, a cada um de vocês e especial, não a deputada, mas a minha esposa Goretti que me apoia e está comigo, também em momentos difíceis e ouvindo os inúmeros problemas que enfrentamos para conseguir essas conquistas”, afirmou Edivanilson.

Para a deputada Goretti Reis momento ímpar para Lagarto. “Agradeço a cada um que veio prestigiar essa solenidade e que sabe a importância dessa maternidade para as mulheres lagartenses e região. Feliz com sua presença governador. Importante o senhor estar aqui e conhecer às instalações. Destaque para a equipe de profissionais que aqui atua. Me sinto parte, não só por apoiar esse projeto, mas porque já trabalhei aqui e sei a importância desse trabalho. Se papai (Artur Reis) aqui estivesse, infelizmente está acamado, ficaria feliz em ver como tudo mudou pra melhor. Ele que sempre gostou de melhorias para a maternidade e para o hospital. Ficaria feliz com o desempenho de Edivanilson. Não posso deixar de dizer que o atendimento dessa instituição é para as pessoas que precisam do SUS”, disse Goretti.

Para a vice-governadora falou os dois serviços disponíveis para a população sergipana na Maternidade Zacarias Junior, que é referência. A gente vê que os nossos profissionais da rede pública, que os olhos brilham e que fazem aqui um trabalho, em primeiro lugar, com amor”, ressaltou Eliane.

Para o governador foi um momento de alegria e satisfação. “Ao ser convidado pela deputada Goretti Reis, fiz questão de aceitar porque queria conhecer de perto essa Maternidade que tanto já ouvi falar. Somos vizinhos, aqui de Simão Dias e sei que muitas mães de lá têm seus filhos aqui. Confesso estar impressionado com o que vi. O cuidado com que atendem essas mulheres. Pude comprovar e compreender a responsabilidade, que aqui se tem com a coisa pública. Parabéns aos que fazem essa Maternidade. Levaremos esse exemplo para outros municípios sempre olhando pra esse modelo”, disse o governador.

O CPN

É composto por 06 (seis) suítes PPP (pré-parto, parto e pós-parto) dentro das normas de ambiência exigido pelo Ministério da Saúde, sendo suítes com até 20 m² de leitos únicos, e uma destas com banheira, no qual será ofertado o parto na água para aquelas gestantes que aceitarem este modelo de parto.

UCINCO

O setor contém cinco leitos. O atendimento é realizado por equipe multidisciplinar. A amamentação é estimulada como forma de proteção contra infecções, regurgitações alimentares e para manter o vínculo do recém-nascido com sua mãe.

Por Cristina Rochadel

Foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também