Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Murilo Pereira ministra curso de modulação intestinal para profissionais da saúde

6

As primeiras aulas presenciais aconteceram em dois dias de estudo e conhecimento aprofundados realizados para profissionais de diversas áreas da saúde dos estados de Sergipe, Bahia e Alagoas. A Modulação Intestinal foi o foco das aulas ministradas pelo professor Murilo Pereira, que abordou a importância de se ter um intestino saudável e uma microbiota em harmonia, para o melhor desempenho da fisiologia do organismo, e suas funções utilizadas como escudo de proteção contra infecções.

Além do rico conteúdo, Murilo, usou de muita simpatia para envolver os participantes e brincou: “Eu espero que vocês aprendam, e não saiam daqui repetindo a frase: foi o Murilo que disse”, e destacou ainda que o curso é voltado para profissionais que tenham vontade de se capacitar. “Este é o primeiro módulo, e ao longo do curso vamos juntos formar conceitos e fortalecer o conhecimento de cada profissional. Eu entendo que assim a gente consegue melhorar o mundo. Quando decidi não continuar na pesquisa e deixei o mundo acadêmico, depois de 11 anos coordenando o curso de nutrição, escolhi que queria ensinar para quem gostaria de aprender”, disse o professor.

Promovido pelos colaboradores da Farmácia de Manipulação Fórmula Exata, pela primeira vez e, com exclusividade, em Aracaju-Se para mais de 100 profissionais entre nutricionista, médico e farmacêutico, a ideia de trazer esse tipo conteúdo nasceu a partir da avaliação dos gestores da farmácia para ajudar no conhecimento dos profissionais que muitas vezes saem de suas cidades e deixam seus consultórios em busca de se atualizar em outros estado.

O farmacêutico e também organizador do curso, Aldino Porto, destaca a relevância do conteúdo. “A modulação é extremamente contemporânea, inovadora e, muitos profissionais estão tendo a necessidade de aplicar esse tipo de conhecimento em suas áreas. Nós temos participado de vários eventos e percebemos que essa poderia ser uma excelente oportunidade para Sergipe”.

Aldino Porto esclarece ainda sobre a importância de cuidar do intestino para a tão sonhada longevidade. “Hoje, no tratamento de diversas doenças, além do manejo clínico, o conhecimento envolvendo os órgãos do sistema digestivo, são de extrema importância para o sucesso na terapia, o intestino já é considerado nosso “segundo cérebro”. Muitos autores relatam que a gente adoece a partir do intestino, então com esse órgão saudável, há uma menor probabilidade de você adoecer, o que eleva a sua disposição e a qualidade de vida. Os protocolos apresentados nessas primeiras aulas são extremamente novos, muitos profissionais tinham dúvida em relação a isso, e os manipulados entram justamente na individualização da dose e necessidade de cada paciente”, relata.

Nesses quatro meses de curso de Modulação Intestinal, Murilo Pereira irá abordar os conceitos de modulação intestinal, tratando sobre o resgate para a função adequada do trato gastro intestinal e da recomposição do sistema imunológico inato intestinal, para que assim possa se reorganizar a saúde das células e a produção de hormônios. “Vamos falar muito sobre temas como a fisiologia, microbiologia, imunologia do trato gastro intestinal, síndrome chamada de SIBO, o supra crescimento bacteriano no intestino delgado. Além de uma abordagem sobre o intestino como órgão endócrino, mecanismos de ação dos probióticos, intestino delgado, intestino grosso. Qual é a abordagem de dietoterapia para que se faça um equilíbrio da microbiótica intestinal? Como se faz a suplementação de nutracêuticos que podem otimizar vias metabólicas do indivíduo e o funcionamento do próprio trato gastro intestinal”, explica Murilo.

O nutricionista, Marcos Vinícius Souza, viu no curso de Modulação Intestinal uma possibilidade de crescimento em sua carreira. “Trazer essa abordagem da nutrição aqui em Sergipe, foi uma grande bagagem para minha carreira acadêmica, visto que eu teria de sair do estado para fazer uma especialização nessa área. Hoje em dia como o intestino é visto como nosso segundo cérebro a gente tem que ter um olhar mais atento, então fazer a modulação intestinal, enxergar o intestino do nosso paciente de uma forma mais atenta e detalhada vamos conseguir melhorar a saúde, obter resultados mais positivos e transformar o estilo de vida do nosso paciente”.

Nesses primeiros dias a nutricionista, Thiale Carvalho,  adquiriu novos conhecimentos para atender os pacientes. “O curso de Murilo foi muito esperado por mim, estava aguardando abrir turma em Salvador, mas tive essa oportunidade aqui em Aracaju. Só estamos no começo e já pude conhecer novos protocolos, novas ciências. Conhecimento sobre hormônio, que o intestino é um órgão endócrino e não apenas digestivos é sensacional. Murilo trouxe protocolos novos para idoso, gestante e criança e explicou o que era disbiose, desmistificando muita coisa. Dois dias intensos, com assuntos de fisiologia, imunologia, microbiologia, que nos dão base para prescrever e atender o paciente com mais segurança”, comenta.

Fonte e foto assessoria

Leia também