Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

O JOGO PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

O Partido dos Trabalhadores, através da tendência Unidade na Luta, formada pelo ex-governador Marcelo Déda, começa a fazer a diferença em relação à sucessão municipal de Aracaju. Se antes a Unidade evitava a possibilidade de um confronto nas eleições municipais de 2020, agora o comportamento é outro e a maioria dos seus membros fala abertamente em candidatura própria.

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) se mantém na posição de evitar falar sobre eleições. Deseja fazê-lo no próximo ano, o que para ele é muito cômodo, mas para quem pretende chegar ao comando do município já há atraso na mobilização. As demais tendências petistas, como Articulação de Esquerda, querem distância do apoio a Edvaldo e vão buscar nomes de aliados para disputar a Prefeitura.

O ex-deputado federal Márcio Macedo percebeu isso com uma certa antecedência e já vem trabalhando há algum tempo. É o nome para disputar a Prefeitura, mas não declara como absolutamente decidido. Admite apenas que “não descarta a possibilidade”. Sabe, entretanto, que o partido tem pouco espaço no município – assim mesmo secundário – e o desejo é manter o comando, assim como o fez ao eleger Marcelo Déda.

Em conversas internas, com outras legendas, se espalham estratégias mágicas para o pleito do próximo ano, mas que, se analisadas amiúde chega-se à conclusão que é apenas um imenso quebra cabeça, sem sentido e sem perspectivas de se concretizar. Nada daria certo com um jogo de mandatos que não interessa e desclassifica a quem estar em crescimento político.

Claro que há uma expectativa de que tudo dê certo, mas é bom lembrar que um desmanche no bloco de apoio a Edvaldo, vai refletir nas eleições de 2022, onde se terá surpresas desagradáveis e poderá ser formada uma nova tendência dentro do PT, para proteger a vice-governadora Eliane Aquino, que pensa em suceder Belivaldo e disputar a reeleição.

Tudo isso está muito embrionário, mas que está bem projetado em mentes que vêem a política apenas como instrumento de chegar ao Poder.

CHEGA AO CONSENSO

O nome do engenheiro Valmor Barbosa é consenso na bancada federal e será indicado para superintendente da Codevasf em Sergipe na próxima reunião. Teve, inclusive, a sugestão do governador Belivaldo Chagas.

ELEIÇÕES DO SERGIPE

O ex-conselheiro Reinaldo Moura explicou, via Zap, que seus contatos com o conselheiro Clóvis Barbosa têm sido exclusivamente para tratar das futuras eleições no Clube Sportivo Sergipe, do qual somos torcedores. “Em nenhum momento, por iniciativa minha ou dele, tratamos de tema do TCE”.

PREFEITURA DA BARRA

Atendendo a pedido de amigos, Reinaldo Moura vai lançar sua pré-candidatura a prefeito da Barra dos Coqueiros. Já se movimenta, mas conversará com lideranças do município, inclusive com o ex-senador Valadares (PSB), ao qual pedirá apoio.

HOMENS DE AZUL

Sábado, na solenidade em que a ministra Damarares Alves entregou kits para conselhos tutelares, em Sergipe, 90% dos homens foram vestidos de camisa azul, inclusive o governador Belivaldo Chagas. A vice-governadora Eliane Aquino não vestiu rosa, mas o velho “vermelho PT”.

GILMAR E VALDEVAN

Há conversas firmes de que o deputado federal Valdevan Noventa está às turras com o deputado Gilmar Carvalho (ambos do PSC), em razão de críticas feita pela radialista ao parlamentar federal. Dentro do partido comenta-se que a “briga é feia”.

SOBRE RETORNAR AO TCE

Caso a aposentadoria de Flavio Conceição seja anulada no TCE, quem deixará a Corte é o conselheiro Clóvis Barbosa, porque foi ele que assumiu o cargo quando da vacância. Como é questão específica, não há risco para outros conselheiros.

TENDÊNCIA DE CANDIDATURA

A tendência petista “Unidade na Luta” reuniu-se no sábado e decidiu que vai manter a informação de que terá candidatura própria à Prefeitura em 2020, com possibilidade de lançamento do nome de Márcio Macedo, que dá sinais que quer disputá-la.

ROGÉRIO DÁ SUA OPINIÃO

O senador Rogério Carvalho, que se mantinha em silêncio sobre eleições municipais de Aracaju, defendeu ontem em entrevista que o PT tenha candidato a prefeito de Aracaju nas próximas eleições municipais.

DISCUSSÃO MAIS ADIANTE

Rogério Carvalho diz que tem boa relação com Edvaldo Nogueira, mas admite ser sim favorável a uma candidatura do PT em Aracaju. Evidente que é uma discussão que se deve ter mais adiante.

FORMAÇÃO DE CHAPA

Durante almoço semanal de um grupo de amigos, entre os quais políticos, o deputado Fábio Mitidieri (PSD) seria candidato à vice de Edvaldo Nogueira (PCdoB), o apoiaria ao Governo do Estado em 2022 e assumiria a Prefeitura até 2024.

MÁRCIO NA CÂMARA

Segundo um dos membros da mesa, inclusive do MDB, em caso da chapa Edvaldo/Mitidieri ganhar as eleições, Marcio Macedo assumiria a Câmara Federal por dois anos e esqueceria a candidatura a prefeito de Aracaju.

CONSULTA E IRONIA

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) foi consultado e até ironizou ao colocar dois “emojis chorando de rir”. E acrescentou: “Fake News”. Daí em diante silenciou, embora a conversa tenha ocorrido em tom de absoluta certeza.

DANIELLA À ESPERA

A delegada Daniella Garcia, requisitada pelo Ministério da Segurança e Justiça, ainda está em Sergipe. Só na sexta-feira passada foi que o Governo mandou a sua liberação para Brasília. A partir de agora cabe ao Ministério convocar.

MABEL FECHA FÁBRICA

A fábrica de biscoitos Mabel fechou suas portas em Três Lagoas (MS) e vai concentrar sua produção de biscoitos em Itaporanga D’ajuda (SE), Sorocaba (SP) e Aparecida de Goiânia (GO). 300 empregados foram demitidos.

CABRINI E RESULTADOS

A reportagem de Cabrini, sobre a máfia dos sons, serviu para que a Deotap divulgasse as investigações que fez no período. Na realidade a mira é sobre empresas de Téo Santana e o político que aparece é Nitinho Vitale.

TEM EXPLICAÇÃO

O advogado Evânio Moura, que atua no processo sobre a máfia dos sons, disse que a situação do vereador Nitinho Vitale, presidente de Câmara de Aracaju, tem boa explicação, é convincente e bem documentada.

CONVENÇÃO MDB

Acontece na sexta-feira (26) a convenção do MDB em Sergipe. O deputado federal Fábio Reis será o presidente regional do partido em Sergipe. O ex-governador Jackson Barreto já está certo para ser presidente do Diretório Municipal.

ESTIGMA DO CASARÃO

O romance ‘Estigma do Casarão’, de autoria do sergipano J. Ribeiro Neto, prende o leitor em razão de um texto que provoca surpresa e tensão a cada página que se lê. Um livro que toca o coração e provoca emoções. Muito bom.

AGIOTAS RECLAMAM

Segundo o jornalista Eugênio Nascimento, a crise é muito grave mesmo. Até os agiotas andam se queixando. Dizem que emprestam dinheiro e os seus clientes têm atrasado os pagamentos. Sequer querem pagar os juros negociados.

Dos grupos sociais

///Contesta fato – Marilia Arraes contesta fato de o governo Bolsonaro querer que o salário mínimo seja corrigido apenas pela inflação, já a partir de 2020. Na prática, a medida sepulta a política que permitia ganhos reais aos trabalhadores, implementada nas gestões do PT e que contou com o apoio de todos os segmentos.

///Rocha pode disputar – Morador a 05 anos da cidade de São Cristóvão, Coronel Rocha pretende disputar a eleição de 2020 na qualidade de candidato a prefeito. O Coronel faz parte do movimento Renova BR e tem como aliado o senador Alessandro Viera e pode ser a grande surpresa da eleição.

///Vamos resistir – O senador Rogério Carvalho (PT) admite que “Se a gente acabar com a aposentadoria rural, a gente acaba com o Nordeste Brasileiro! Em muitos municípios, o benefício da aposentadoria rural é maior que o Fundo de Participação dos Municípios. Vamos resistir!”

///Criticam decisão – O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) criticaram a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, de mandar retirar do ar reportagem da revista digital Crusoé, que associava o ministro Dias Toffoli, a irregularidades apontadas na Lava Jato.

///Imprensa protesta – Entidades que representam a imprensa e outros representantes da sociedade civil protestaram ontem contra uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, atendendo a pedido de Dias Toffoli, presidente STF, de censurar uma reportagem do site O Antagonista e da revista digital Crusoé.

///Indicado por Temer – Segundo “O Corvo”, a Ditadura não veio com a eleição de Jair Bolsonaro a presidente, como a oposição dizia! Ela veio na figura dos 11 semi-deuses do Supremo Tribunal Federal! Ministros esses que sequer tiveram um único voto popular! O Brasil reage ao ato do ministro indicado por Temer.

Conversa

Pode ser candidato – O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, conversou com o presidente do PSHC, Cicinato Jr, que poder ser candidato a vereador daquela cidade.

Está em Brasília – Toda a bancada federal viajou ontem a Brasília, mas já retornam amanhã em razão do feriado da sexta-feira santa.

Tarde no circo – Belivaldo Chagas e a filha de dois anos se divertiram, sábado, com o espetáculo do circo montado ao lado do shopping Jardins.

Vai a Brasília – Ex-deputado federal José Carlos Machado (sem partido) viaja na próxima semana para encontro com a executiva do DEM.

Começa trabalho – Alguns pré-candidatos a vereador começam a aparecer em Aracaju, realizando trabalhos na periferia da cidade.

Cidade para – A partir de quinta-feira a cidade para. Muita gente viaja para praias, fazendas e cidades do interior. A vida retorna na segunda-feira.

Tudo bem – Ex-governador Jackson Barreto teria conversado com deputado Garibaldi Mendonça e resolvido o mal estar sobre a Presidência do Diretório do MDB municipal.

Erros de outros – Clóvis Silveira: O discurso dos derrotados é aquele que tenta justificar todos os erros cometidos, encontrando o erro dos outros!

Não se misturam – Ex-ministro do Supremo, Carlos Ayres Britto, diz que “mão na consciência e mão na bacia das 30 moedas são como água e óleo: não se misturam”

Leia também