Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Operação especial do ITPS fiscaliza aproximadamente 2100 ovos de Páscoa

6

Os consumidores que desejarem tirar dúvidas ou fazer denúncias devem entrar em contato com a ouvidoria do ITPS

A operação especial ‘Páscoa’, deflagrada pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe – Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) entre os dias 8 e 12 de abril, resultou na fiscalização de aproximadamente 2100 ovos de Páscoa.

A operação foi realizada em lojas do comércio varejista de Aracaju e teve como foco, a fiscalização dos brinquedos, oferecidos como brindes, em ovos de páscoa. Todos os brinquedos fiscalizados estavam regulares, ou seja, com selo do Inmetro, indicação da faixa etária, informações do fabricante e orientações para manuseio, e livres de partes perfurantes ou cortantes.

Os ovos de páscoa com brindes externos foram fiscalizados in loco. Já os ovos com brinquedos na parte interna foram coletados e analisados no Laboratório de Pré-Medidos do ITPS. O material coletado será encaminhado para doação a instituições beneficentes.

De acordo com o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, a ausência de irregularidades é reflexo das conscientizações promovidas pelo ITPS, e pelo Inmetro em todo o país. “Os fiscais estão nas ruas diariamente, atuando para que fabricantes e comerciantes coloquem no mercado somente produtos em conformidade com os padrões de saúde e segurança”, explica.

Apesar dos bons resultados, os consumidores devem estar atentos e observar a presença do selo do Inmetro nos brindes dos ovos de Páscoa. “Os consumidores também são os nossos olhos. Então, ao se deparar com um ovo de Páscoa e um brinde sem o selo do Inmetro, o consumidor deve denunciar a situação à Ouvidoria do ITPS, e claro, não comprar esse produto”, reitera o diretor-presidente.

Verificação de peso

A gerente executiva de Metrologia e Qualidade do ITPS, Maria Inêz de Almeida, revela que a operação especial ‘Páscoa’ também contou com uma segunda etapa, na qual os agentes fiscais coletaram ovos de páscoa, barras e caixas de chocolate, para verificar se o peso descrito na embalagem corresponde ao verdadeiro peso do produto. “O trabalho do agente fiscal é proteger o consumidor, garantindo que ele está levando para casa a exata quantidade de chocolate descrita no produto, excluindo-se embalagem e brinde”, detalha Maria Inêz.

As verificações de peso dos chocolates acontecem no Laboratório de Pré-Medidos do ITPS, com a presença dos representantes dos fabricantes. As análises estão em andamento e a previsão é que os resultados sejam divulgados até o dia 17.

Dúvidas e denúncias

Os consumidores que desejarem tirar dúvidas ou fazer denúncias devem entrar em contato com a ouvidoria do ITPS por meio do telefone (79) 3179 8055 e do email  ouvidoria@itps.se.gov.br. O atendimento também pode ser feito de forma presencial na sede do ITPS, que fica na Rua Campo do Brito, nº 371, bairro 13 de julho.

ASN

Foto: Arthuro Paganini

Leia também