16/04/19 - 05:01:28

COMISSÃO DA CÂMARA APROVA PROJETO DA SENADORA MARIA

Propositura versa sobre a garantia de assistência psiquiátrica e psicológica gratuita aos estudantes de medicina e médicos residentes

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) ficou entusiasmada com a aprovação, por parte da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, da proposta que garante assistência psiquiátrica e psicológica gratuita aos estudantes de medicina e médicos residentes.

“Fico muito feliz em ver essa nossa ideia avançar, pois sabemos o quanto esses profissionais ficam vulneráveis a ansiedade e depressões, em geral, por estarem longe de casa e da família, situações que muitas vezes os levam a tirarem a própria vida”, afirmou Maria, que é autora do Projeto de Lei 10105/18, do Senado, que estabelece esse direito.

A obrigação de dar o suporte recairá sobre as instituições aos quais os residentes estão vinculados: hospitais universitários e universidades.  “A medida pode contribuir decisivamente para evitar essas manifestações, de todo indesejáveis para os futuros médicos e para a sociedade em geral”, destacou a relatora da propositura, deputada Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO). Para ela, garantir a saúde mental dos estudantes é iniciativa imprescindível de assistência ao estudante da educação superior.

O alto índice de suicídios registrados nos últimos anos tem sido tema de diversos estudos e artigos acadêmicos. Os especialistas apontam a pressão psicológica a que são submetidos, a ansiedade e o medo do fracasso como alguns dos elementos que favorecem essa realidade.

Após apreciação da Câmara, o Projeto retorna para o Senado.

Fonte e foto assessoria