Aracaju, 28 de março de 2024

Suplentes de Deus

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
12

A censura imposta à revista Crusoé permite suspeitar que alguns magistrados se acham acima do bem e do mal. Para proteger o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Tofolli, o ministro Alexandre de Morais recorreu à tesoura da censura. De posse dessa imunda ferramenta, mutilou o princípio constitucional proibindo “embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social”. Ora, se achando caluniado, o ministro Dias Tofolli poderia muito bem ter exigido direito de resposta e processado a revista, em vez de colocar a democracia nesta perigosa encruzilhada. Este triste episódio leva os pobres mortais a acreditarem que alguns ministros togados se acham suplentes de Deus e vivem rezando para o titular morrer. Ainda bem que Deus é imortal. Cruzes!

Aula de Britto

O ministro aposentado do Supremo, Carlos Ayres de Britto, ensina: “Quem investiga, não julga e a imprensa é plenamente livre”. A aula do constitucionalista sergipano foi dirigida aos ministros do Supremo Tribunal Federal Dias Tofolli e Alexandre de Morais, que censuraram a revista Crusoé. Entrevistado pela Globo News, Britto disse que “ou a liberdade de imprensa é completa, cheia, íntegra ou é um arremedo”. Misericórdia!

Hibernação proibida

A Petrobras terá que suspender imediatamente a hibernação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), em Laranjeiras. Em sua decisão, o juiz federal Ronivon de Aragão exige que a estatal comprove ter adotado medidas de prevenção visando evitar eventuais danos ambientais. A unidade entrou em processo de hibernação em janeiro passado, com o argumento que estava dando prejuízos milionários à Petrobras. Vixe!

Teje preso

E a Polícia amanheceu, nesta quarta-feira, prendendo gente em Lagarto. A operação contra o tráfico de drogas na região cumpre 10 mandados de prisão preventiva, 14 de busca e apreensão e dois de internação provisória contra adolescentes. A investigação durou seis meses e foi coordenada pela Delegacia Regional de Lagarto. Danôsse!

Me dá um dinheiro aí

O governo de Sergipe quer tomar um empréstimo de R$ 200 milhões para investir em esgotamento sanitário e abastecimento d’água. O Banco do Nordeste já prometeu emprestar R$ 100 milhões, porém o governador Belivaldo Chagas (PSD) acha que é possível dobrar este valor, pois a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) tem capacidade de endividamento. Então, tá!

Contra os pobres

A famigerada reforma da Previdência se propõe a beneficiar os bancos, os empresários e a elite. Quem pensa assim é o deputado federal João Daniel (PT). De acordo com ele, o projeto em tramitação na Câmara é contra a população pobre, os trabalhadores rurais e os servidores públicos. João Daniel jura que a ideia dos governistas é entregar A Previdência aos bancos que ajudaram a eleger o presidente Bolsonaro (PSL). Crendeuspai!

Fake News

E o deputado federal Valdevan Noventa (PSC) promete processar quem anda espalhando notícias falsas contra ele. A última diz que o “Ministério Publico Federal fez nova representação contra Valdevan, por suspeita de propinas de empresários de ônibus de SP”. Para dar credibilidade à Fake News, seus autores a colocaram numa página do Portal Infonet, que prontamente negou ter publicado a tal notícia falsa contra Noventa. Homem, vôte!

Prepare o bolso

A conta de luz elétrica dos sergipanos atendidos pela Energisa ficará 2,80% mais cara a partir do próximo domingo. O reajuste é 40% menor do que a inflação do período, que foi de 4,58%. A Energisa atende 778,9 mil unidades consumidoras localizadas em 62 municípios de Sergipe.

Péssimo exemplo

E a ministra Damares Alves parece viver na idade da pedra. Segundo ela, na concepção cristã, as mulheres devem ser submissas ao homem no casamento. Damares é a mesma que jura ter visto Jesus quando estava em cima de uma goiabeira. Pelo visto, Cristo não a ensinou que homens e mulheres são iguais. Pior é que esta cidadã é ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Cruz, credo!

Novo presidente

O jovem advogado Ernam Sena é o novo presidente do Club Sportivo Sergipe. Dos 57 conselheiros e sócios torcedores que foram às urnas, 32 votaram em Ernam e 25 em Ramon Barbosa. Logo após a apuração dos votos, o presidente interino Reinaldo Moura empossou seu sucessor, que comandará o time vermelhinho até 2021. Ernam prometeu enxugar as despesas e montar um time bom para não repetir a desastrosa participação no atual Campeonato sergipano. Aff Maria!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Cruzada, em 25 de dezembro de 1948.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também