Aracaju, 28 de março de 2024

Ganhar no grito

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
12

Dois episódios ocorridos, ontem, na Câmara de Aracaju e na Assembleia revelam o destempero de alguns parlamentares, que querem ganhar o debate no grito. Flagrado divulgando fake news, o vereador Cabo Amintas (PTB) só não saiu no murro com o colega Vinicius Porto (PSD) porque este não quis. Por sua vez, a deputada Kitty Lima (Rede) subiu nas tamancas após ter rejeitada uma emenda considerada inconstitucional. Aliás, não é de hoje que a parlamentar roda a baiana no plenário. Quando era vereadora, Kitty costumava perder o rebolado ao ser contrariada. Certa feita, ao ver rejeitado um projeto de sua autoria, ela virou uma fera: foi à tribuna e afirmou, com todas as letras, que não ia ficar “babando o ovo do prefeito”. Alguém precisa dizer ao valentão Cabo Amintas e a nervosa Kitty que equilíbrio, ética e respeito são fundamentais na prática política. Ter posicionamentos firmes e divergentes é natural nos embates legislativos, porem é reprovável disparar ofensas e se achar no direito de denegrir e ridicularizar os colegas contrários aos seus argumentos. Misericórdia!

Aliados se estranham

E quem está invocado como os petistas é o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD). Após ficar sabendo que o PT pensa em disputar a Prefeitura de Aracaju, o moço partiu para o ataque: “É legítimo o direito do PT em querer lançar candidato em 2020, tanto quanto é legítimo o PSD querer lançar candidato a governador em 2022. O tempo é senhor das coisas”. Crendeuspai!

Maratá só cresce

O Grupo Maratá vai instalar uma agroindústria de beneficiamento de milho no Maranhão. Para atender à nova empresa, serão plantados 30 mil hectares de milho naquele estado. Ao aprovar o ambicioso projeto, o Conselho Deliberativo do Programa Promaranhão destacou a geração de empregos e a verticalização de cadeias produtivas, essenciais ao desenvolvimento do agronegócio no estado. A próxima etapa de expansão do grupo sergipano será a implantação de uma fábrica de café em Minas Gerais ou no Espírito Santos. Legal!

Carne liberada

Diferente do que muitos pensam, não existe nenhuma recomendação bíblica para não se comer carne amanhã, Sexta-Feira da Paixão. Pecado é algo moral, é a transgressão voluntária da lei de Deus, a exemplo da avareza, da inveja da pedofilia, etcétera e tal. Como seria bom se todas as pessoas que deixam de comer carne na Sexta-Feira da Paixão ficassem mais santas ou obedientes a Deus. Cruzes!

Casa nova

Exonerada recentemente da presidência do Detran, a advogada Luciana Déda de Melo ganhou nova função no governo estadual: presidir a Fundação Parreiras Horta. Sem fins lucrativos, a instituição é subordinada à Secretaria da Saúde. Dizendo-se honrada com o novo desafio, Luciana garante se identificar com o papel da Fundação de assistir a população e prevenir doenças. Então, tá!

Nadica de nada

E o deputado estadual Zezinho Sobral (PODE) ficou animadíssimo ao ser informado que a Petrobras está investindo cerca de R$ 600 milhões na manutenção da produção e perfuração de novos poços em Sergipe. Esse valor é uma ninharia se comparada aos 12,5 bilhões de dólares que a petrolífera pensava em investir no estado antes de quase ter sido engolida pelo escândalo da Lava Jato. Danôsse!

Malas prontas

E quem está de malas prontas para curtir merecidas férias é o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Durante os 10 dias de descanso do comunista, Aracaju será administrada pelo vereador Nitinho Vitalle (PSD), presidente da Câmara Municipal. Em junho do ano passado, o parlamentar pessedista assumiu a Prefeitura durante viagem que Nogueira fez aos Estados Unidos. Na ausência de Nitinho, o Legislativo será presidido pelo vereador Thiago Batalha (PMB). Marminino!

Banda vuô

Seis em cada 10 brasileiros (58%) admitem que nunca, ou somente às vezes, dedicam tempo a atividades de controle da vida financeira. A pesquisa feita pelo SPC também mostra que 17% dos consumidores, sempre ou frequentemente, precisam usar cartão de crédito, cheque especial ou até mesmo pedir dinheiro emprestado para conseguir pagar as contas do mês. O percentual aumenta para 24% entre os mais jovens. Você controla o que ganha?

Troca de nomes

Localizada em Propriá, a Escola Estadual Maria do Carmo Alves pode passar a se chamar Professor Irmão Salatiel Franciscano do Amaral. Pelo menos é o que sugere indicação apresentada pelo deputado estadual Iran Barbosa (PT). Segundo ele, a proposta não visa atingir a senadora Maria do Carmo, mas fazer valer o princípio da impessoalidade. Irmão Salatiel foi educador, membro da Congregação Marista Marcelino Champagnat, orientador e poeta. Ah, bom!

Na cadeia

E quem estará hoje na cadeia é o senador Rogério Carvalho (PT). Vai visitar o ex-presidente Lula da Silva na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. O líder maior do PT está preso há um ano, sob a acusação de corrupção e lavagem de dinheiro. Rogério ressalta que a luta pela liberdade do “Barba” é prioridade para o partido. O senador prometeu levar para Lula muita esperança, força e gratidão.  Vixe!

Horóscopo

Quem é do signo de peixes deve evitar sair de casa agora na Semana Santa, pois corre o risco de ser fisgado e virar uma apetitosa moqueca. Nesta crise braba, alguém pode querer leva-lo à paneja com mamão verde, leite de coco e pimenta. Cruz, credo!

Recorte de jornal

Publicado no jorna Diário de Sergipe, em 17 de junho de 1958.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também