Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

TENDÊNCIA PARA NOVOS BLOCOS

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

O twitter da vice-governadora Eliane Aquino (PT) anunciando que defende candidatura própria do seu partido à Prefeitura de Aracaju movimentou a legenda. Principalmente em razão de um detalhe: ela se colocou à disposição do partido para ser candidata. É mais um nome, porque o vice-presidente nacional do PT, Márcio Macedo, já está em conversas com lideranças de outras siglas, exatamente para se credenciar pela disputa à sucessão de Edvaldo Nogueira.

Circulou sempre a informação de que, quando vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, não se dava bem, politicamente, com Edvaldo Nogueira (PCdoB). Várias histórias se cruzam nesse descaminho, embora as aparências em público mostrassem um relacionamento perfeito. Setores do PT dizem que Edvaldo tolheu as ações de Eliane na administração, inclusive na área social onde ela aparece como defensora imbatível das minorias.

Pessoas ligadas ao prefeito Edvaldo Nogueira também fazem suas queixas. Dizem que Eliane tentou interferir na administração e ditar normas que não cabiam à vice. Além disso tentou tomar um espaço maior do que era de seu direito como vice e fora vetada algumas vezes pelo próprio prefeito, que não se mostrava bem com a sua companhia. Quando Eliane foi eleita vice-governadora, o pessoal mais ligado a Edvaldo se mostrou aliviado.

Mas há alguns excessos em cada história contada. Tanto que o próprio PT ainda mantém relacionamento político com o PCdoB como integrante do bloco e integra a administração municipal, ocupando a Funcaju. Além disso, uma ação de Nogueira provocou a presença de um vereador petista na Câmara Municipal. Internamente, ainda não foi batido o martelo sobre a candidatura própria ou apoio à reeleição, o que só será decidido bem mais adiante.

Agora uma coisa fica clara: a intenção do PT apresentar candidatura única a prefeito, criará brechas para desentendimentos mais amplos na estrutura política que se formou para as eleições de 2018, inclusive com a formação de outros ‘novos velhos blocos’.

ANTECIPAÇÃO DE ELEIÇÕES

O deputado Fábio Mitidieri não acha legal antecipar o debate sobre eleições. Alega que existem demandas bem mais importantes. Entretanto opinou: “é legítimo o direito do PT em querer lançar candidato em 2020, tanto quanto é legítimo o PSD querer lançar candidato a governador em 2022. O tempo é o senhor das coisas”.

RECONHECE O ESFORÇO

Mitidieri admite que os partidos pensam todos os dias em se organizar para o processo eleitoral. “Mas o que digo é que temos que trabalhar, unir forças e mostrar serviço. Aí o povo reconhece nosso esforço”.

ESTÁ TUDO BEM NO PT

O presidente regional do PT em Sergipe, João Daniel, disse ontem que “está tudo bem dentro do partido”. Acrescentou que todos os integrantes fazem a mesma avaliação em relação a uma candidatura própria a prefeito de Aracaju.

AINDA SEM NOMES

João Daniel disse, ainda, que não tem nome definido para ser o candidato e lembrou que “hoje participamos de uma aliança com o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) e devemos fazer uma avaliação quanto a mantê-la ou se afastar”.

CONVERSA COM TODOS

O deputado João Daniel já conversou com lideranças do PT em Sergipe e falta apenas uma reunião com a tendência Articulação de Esquerda, que se dará segunda-feira. Quer manter a unidade em relação a uma decisão sobre o pleito municipal.

CONQUISTAR EMÍLIA

Uma das metas do deputado Gilmar Carvalho (PSC), pré-candidato a prefeito, é conquistar a vereadora Emilia Correa, que é um dos nomes citados pelo grupo formado por ela para disputar a sucessão municipal. Pode acontecer, mas é difícil…

ACHA QUE É IMPOSSÍVEL

A Liga da Renovação, da qual Emília faz parte, acha “quase impossível” essa conquista que Gilmar Carvalho tenta. Quanto às conversas entre os dois, a primeira aconteceu na terça-feira, na TV-Atalaia, por trás das câmaras. “Não foi muito receptiva”.

TEM DOIS NOMES

A Liga da Renovação tem dois nomes que podem disputar a Prefeitura: o do empresário Milton Andrade e o da vereadora Emília Corrêa. Integram a liga o senador Alessandro, o Dr. Emerson e filiados do Cidadania.

CONVERSA COM PSB

Gilmar Carvalho também adiantou que está conversando com o PSB e avança para uma composição. Nas eleições anteriores o PSB deixou o grupo de oposição por divergência com o PSC. Não será fácil a conciliação.

VALADARES DISPUTA

O ex-deputado Valadares Filho (PSB) disse ontem que não pode negar a possibilidade, com muita convicção, de disputar a Prefeitura de Aracaju em 2020: “pelo legado e pela força eleitoral já demonstrada em pleitos anteriores”.

UM PAPO COM MÁRCIO

Ainda não aconteceu, mas está marcada uma conversa de Valadares com o também ex-deputado Márcio Macedo (PT). Os dois abriram o diálogo via telefone e agora esperam uma data para o encontro. Agenda: sucessão municipal”.

CABO É MUITO MACHO

O vereador Cabo Amintas faltou com decoro, ontem, na sessão da Câmara Municipal, ao chamar o líder do prefeito, vereador Vinícius Porto, para a briga: Amintas bradou: “seja homem porra!. Muito macho o Amintas. Teve sua fúria contida por colegas.

PROVOCOU BAIXARIA

Na realidade o vereador Amintas provocou um tumulto na sessão da Câmara, diante de uma Presidência inerte. Ou se toma alguma providência ou Amintas voltará a desafiar colegas e chamá-los para a briga.

TERIA PEGADO MAL

Um membro ativo da oposição (pediu off) disse ontem que pegou muito mal o vídeo distribuído por Rodrigo Valadares (PTB) denunciando que fora ameaçado de morte por um jovem secretário municipal de fino trato.

NINGUÉM CONCORDA

A mesma fonte acrescentou que a oposição não concorda com esse estilo posto pelo parlamentar e classificou a denúncia de “oportunista”. O secretário acusado sequer é “capaz de matar uma mosca”, disse.

NÃO É BOA HORA

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) vai tirar férias de dez dias em maio. Viaja no período para relaxar. Quem assume a Prefeitura? Quem disse Nitinho Vitale, presidente da Câmara, acertou. Não é uma boa hora para Nitinho.

NÃO ESTÁ PRA PEIXE

O prefeito de Pacatuba, Alexandre Martins (PSC), disse ontem que “a maré não está para peixe” neste momento de dificuldade que passam os municípios, o que dificulta a distribuição nesse período de semana santa.

O MAIS ENTUSIASMADO

Um dos petistas mais entusiasmados para que o PT tenha candidato a prefeito de Aracaju é Silvio Santos. Ele acha que o partido não pode perder esse momento de refazer a sua história na Capital.

Dos grupos sociais

///Na SergipeTec – Semana passada circulou a informação de que haveria mudança na SergipeTec, para a qual teria sido nomeado Breno Barreto. Acontece que a SergipeTec é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que não é órgão do Governo e tem como presidente Manoel Hora, um dos fundadores do MDB.

///Não larga o filé – A SergipeTec, como Oscip tem acordo com o MDB, que fez contrato para Manoel Hora ser o presidente e ele já disse que não vai sair enquanto não encerrar o seu prazo, porque quer cumpri-lo até o final. Hora não larga o osso… Ou melhor: não deixa o filé.

///Novas mensões – A Folha informa que “Marcelo Odebrecht enviou à PF e Ministério Público Federal outros emails que trariam menções ao ministro Toffoli. Segundo pessoas que tiveram acesso aos documentos, além do apelido ‘amigo do amigo do meu pai’, Toffoli também foi creditado apenas com a letra ‘T’ em algumas mensagens”.

///Suspende voos – A Avianca cancelou 51 voos na segunda-feira. Com isso, a empresa amplia para 437 o total de voos cancelados desde o dia 13. A companhia tem cancelado uma média de 50 voos por dia. A decisão foi tomada após a Avianca Brasil ser obrigada a devolver aviões às empresas que lutavam na Justiça.

///Litro do diesel – O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, anunciou, ontem, aumento de R$ 0,10 no preço médio do litro do diesel repassado às refinarias. As declarações foram concedidas em entrevista à imprensa convocada pela petrolífera. O reajuste representa uma variação mínima de 4,5% e máxima de 5,1%.

///Grupo Abril é vendido – Fábio Carvalho assinou contrato para fechar a compra do Grupo Abril Especializado em assumir empresas com dificuldades financeiras, Carvalho também assume a presidência do grupo. A Abril é responsável por publicar “Veja”, “Exame” e “Cláudia” e está endividada, em recuperação judicial.

Conversa

Simão Dias – O governador Belivaldo Chagas viaja ainda hoje para Simão Dias, onde passa o feriado. Vai retornar na segunda-feira.

Fica vazia – Aracaju começa a ficar vazia. Muita gente viajando a partir desta quinta-feira para o feriado em suas cidades.

Em Curitiba – Senador Rogério Carvalho viajou a Curitiba para uma reunião com Lula a chamado do ex-presidente. Depois dará entrevista.

Muito caro – Consumidor reclama do preço do peixe nos mercados de Aracaju. Nesse período de Páscoa os pescados vão às nuvens.

Alimentar ódio – Liberdade de expressão não pode ser utilizada para alimentar ódio e intolerância, disse ontem o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.

Sem entender – Não dá para entender porque só ministros do Supremo não podem ser divulgados acusados em uma delação.

Ex-Inquisição – Leonardo Boff: O STF está se comportando como a ex-Inquisição que eu sofri na pele: a mesma instância acusa, a mesma julga e a mesma pune.

Trabalha firme – O ex-deputado Heleno Silva (PRB) não revela mas já trabalha firme para disputar a Prefeitura de Canindé do São Francisco.

Podem errar – Ministros do STF são os últimos que podem errar e se valem disso. São protegidos pela arrogância da instância maior e deitam e rolam impunemente.

 

Leia também