Aracaju, 29 de março de 2024

LANÇADA CAMPANHA PARA ORIENTAR SOBRE RISCOS DA DENGUE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Até 16 de março deste ano, foram registradas 62 mortes no país, o que corresponde a cinco mortes por semana

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lança nesta quarta-feira (17), a campanha “Dengue Mata”, com o objetivo de alertar e conscientizar a população sergipana sobre os perigos dessa doença causada pela picada do mosquito transmissor Aedes aegypti. A campanha terá veiculação em emissoras de rádio, televisão e redes sociais.

“É preciso enfatizar o perigo para que a população tenha consciência do risco para sua vida como também de sua família e conhecidos”, disse a diretora de Vigilância em Saúde, Mércia Feitosa, ao alertar sobre o aumento de casos de dengue no estado que alcançou 330% em relação ao ano passado.

De acordo com dados da Agência Brasil, do Ministério da Saúde (MS), até o dia 16 de março de 2019 ocorreram 62 mortes no país, o que corresponde a cinco mortes por semana.

“Precisamos alertar a população porque a dengue mata. É uma doença perigosa e as pessoas precisam ter cuidado, não podem se acomodar, os cuidados têm que ser permanentes, principalmente agora com o período de chuvas e aqui em Sergipe já tivemos uma morte. Então o nosso foco é, através da mídia, levar as orientações e chamar a atenção da população para esse perigo, para fazer chegar até a população, essas dicas e informações importantes”, ressaltou Mércia.

Principais sintomas da dengue

Ao perceber sintomas como febre alta, dor de cabeça, principalmente da região ocular, dores nas articulações e nos músculos, cansaço excessivo, vômito e enjoo, tonturas, dores fortes e prolongadas no abdômen, muita sede ou boca seca, procurar o Posto de Saúde ou o Hospital mais próximo e evitar a automedicação.

Os sinais para a dengue grave são: dor abdominal intensa e contínua ou dor à palpação do abdômen, vômitos persistentes e acumulação de líquidos – ascites, derrame pleural, derrame pericárdico -, sangramento de mucosa ou outra hemorragia, aumento progressivo do hematócrito (porcentagem de glóbulos vermelhos no sangue) e queda abrupta das plaquetas.

Dicas de combate

Água limpa e parada é o ambiente ideal para a reprodução do mosquito da dengue e a melhor maneira de combater a doença é evitando a reprodução do mosquito. Assim, cuidado com acúmulo de água em vasos de plantas, em pneus, garrafas e outros utensílios, prestar atenção nos ralos, limpar calhas, colocar telas em janelas, cuidado com piscinas, lagos caseiros e aquários, abrir portas e janelas quando o carro fumacê estiver passando, lavar recipientes que juntam água, paredes de lavanderias e tanques com sabão e usar repelente.

“Nós achamos que nunca vai acontecer com a gente, mas todo mundo tem um conhecido que já teve dengue. Os números estão aumentando e os casos de morte também, não podemos ignorar. Com o aumento de casos no nosso estado e no Brasil, todo cuidado é pouco”, reforçou Mércia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também