Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Dia do Escoteiro: o movimento é muito mais que acampamentos

5

Movimento estimula a autonomia, liderança, preocupação com o próximo e com o meio ambiente, além do autodesenvolvimento de crianças e jovens

Hoje, 23 de abril se celebra o Dia do Livro e o Dia do Escoteiro, uma coincidência une as duas datas, o Movimento Escoteiro tem como um dos seus marcos fundamentais a edição do livro Escotismo para Rapazes,  que hoje, 111 anos após a sua primeira edição, permanece como um dos livros mais vendidos no mundo.  No livro escrito após o primeiro acampamento experimental realizado em 1907 na Ilha de Brownsea, Inglaterra, Baden-Powell delineia a base de sua proposta para a educação de jovens através de atividades  que contribuam para a sua formação integral.

O que Baden-Powell propôs foi um método para ser adotado por organizações juvenis à época existente, porém rapidamente jovens em todo o Reino Unido começaram a praticar as atividades propostas e se intitularem escoteiros. Hoje o Escotismo é o maior movimento de educação não formal do mundo, com cerca de cinquenta milhões de membros.

O movimento educacional oferece atividades variadas para crianças, adolescentes e jovens de forma inclusiva, estimulando a autonomia, liderança, preocupação com o próximo e com o meio ambiente, além de contribuir para o seu próprio desenvolvimento, especialmente caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, procurando formar jovens felizes e cidadãos de caráter, realizados e conscientes, aptos a participarem ativa e positivamente da sociedade. Isto tudo é realizado em um ambiente democrático, de camaradagem, respeito e desafio, atendendo aos anseios e necessidades dos jovens.

Acampamentos, excursões, jogos, caminhadas e boas ações, dentre outras atividades são a parte visível do método educativo escoteiro,  pois escotismo é muito mais do que isso. Para atender as necessidades e anseios de cada participante, o método é aplicado de acordo com as faixas etárias, com um programa diferente para cada ramo, que são: Lobinho – meninos e meninas de 7 a 10 anos; Escoteiro – rapazes e moças de 11 a 14 anos; Sênior – rapazes e moças de 15 a 17 anos e Pioneiro – rapazes e moças de 18 a 20 anos.

BASE VOLUNTÁRIA –  Não são só as crianças e jovens que se beneficiam do Movimento Escoteiro, os adultos voluntários, que são fundamentais para que o método seja aplicado, também se beneficiam ao por em prática e desenvolver habilidades e conhecimentos diversos além de saberem que estão contribuindo através de sua direta com os jovens para construir um mundo melhor.

Em Aracaju o Grupo Escoteiro Uirapuru, que no próximo dia 13 de maio completa 36 anos de fundação, tem se tornado uma referência na prática escoteira, especialmente como um grupo inclusivo. Paulo César, pai dos lobinhos gêmeos João e André, relata que “ a inclusão no Movimento Escoteiro transformou a vida de meu filho. Por sentir-se  inserido em um grupo com importância igual a qualquer outra criança com as dinâmicas em grupos e as regras impostas pelo escotismo passou a ser mais disciplinado, independente e sociável. Em suma as dificuldades de expressar sentimentos, emoções e pensamentos vêm sendo superadas a cada dia graças à confiança onde foi acolhido sem diferenças e tornado uma criança muito feliz.”

As atividades regulares do Grupo Escoteiro Uirapuru são realizadas aos sábados da 14 Às 17 horas no Colégio Estadual Prof. Gonçalo Rollemberg Leite, no Bairro Grageru. Atualmente o Grupo só tem vagas para membros a partir dos 11 anos e está em campanha para conquistar novos adultos voluntários, o que possibilitará dar vazão à lista de espera para o Ramo Lobinho. O Grupo está presente nas redes sociais e maiores informações podem ser feitas obtidas através do site: www.escoteiros.aju.br

Fonte e foto assessoria

 

Leia também