23/04/19 - 06:43:28

FAMES realiza palestra sobre Alternativas para Incrementar a Arrecadação

Gestores municipais e secretários de finanças participaram na manhã desta segunda-feira,22, de uma palestra sobre Alternativas para o Incremento das Receitas Municipais, promovida pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe – FAMES.

O tema foi abordado pelo auditor fiscal, Eudes Sippel, que também atua como consultor tributário da Confederação Nacional dos Municípios – CNM.  Durante palestra, os servidores municipalistas puderam conhecer um pouco mais a respeito do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, e sobre a tributação brasileira e sua destinação.  De acordo com Eudes Sippel, é importante que servidores municipais participem de palestras promovidas pelas entidades municipalistas, principalmente quando o tema aborda assuntos relacionados a distribuição e arrecadação dos tributos.

“Quando se trata de Reforma Tributária, nós precisamos saber ampliar a nossa visão para que os municípios possam ter uma redistribuição tributária de forma adequada, para que não dependam da boa vontade política, institucional e de Estado ou União na distribuição do recurso”, destacou o palestrante.

O presidente da FAMES, Cristiano Cavalcante, afirmou que os municípios podem criar novas formas de arrecadação, para não ficarem dependentes de repasses do Governo Federal e Estadual. “O município precisa gerar receitas através do ISS, IPTU e das licenças que são concedidas pelos municípios”, enfatizou o presidente da Federação.

Através da palestra, os prefeitos que administram municípios dependentes do FPM, tiveram conhecimentos de como devem criar alternativas e traçar novos caminhos para não depender totalmente destes recursos.

Foto assessoria

Por Por Yslla Vanessa