Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Professoras da rede estadual são selecionadas para intercâmbio no Canadá

7

Por Ítalo Marcos

Um curso de capacitação promovido através de um acordo de cooperação entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Colleges and Institutes Canada (CICa), terá a participação de três professoras da rede estadual de ensino de Sergipe, que foram selecionadas entre docentes de todo o país. Ao todo, o Programa de Desenvolvimento Profissional para Educação Básica ofertou 21 vagas para cada região do Brasil, sendo sete para Ensino Fundamental Menor, sete para Ensino Fundamental Maior e sete para o Ensino Médio.

Todos os participantes irão para uma reunião preparatória em São Paulo (SP), prevista para o dia 6 de julho, quando serão dadas orientações sobre o intercâmbio. O curso acontecerá no período de 8 de julho a 30 de agosto, na cidade de Ottawa, capital canadense, e os professores ficarão hospedados em casa de famílias locais.

O Programa tem o objetivo de promover a capacitação de professores em efetivo exercício nas escolas públicas. A formação será dividida em duas partes, sendo a primeira um curso básico de inglês e a segunda um curso de formação para professores, voltado para gestão de sala de aula e aprendizagem centrada no aluno.

Maria Joselice Santana, professora de Artes Visuais e Artes Cênicas no Colégio Estadual Barão de Mauá, em Aracaju, foi a primeira colocada da região Nordeste na categoria Ensino Médio. Ela inscreveu o seu projeto, intitulado “Leitura Dramática: o texto como protagonista no processo de letramento”. Em sala de aula, a professora já vem trabalhando essa questão, coloca os alunos para ler obras de Shakespeare, obras gregas, entre outras.

Ela apresentará no Canadá a música Samarica Parteira, um clássico de Luiz Gonzaga, que tem características de texto dramático. ”Faremos um intercâmbio com vários professores do Brasil. Certamente iniciaremos um processo de troca e contribuição para que possamos aplicar esses conhecimentos aqui no nosso país. Vamos cruzar conhecimentos, teremos um curso de gestão de salas, então penso que essa troca de ideias poderá contribuir com o processo de letramento em sala de aula”, declarou.

Outras selecionadas

Da Escola Estadual Ministro Geraldo Barreto Sobral, em Aracaju, duas professoras foram classificadas: Ildene Menezes de Barros Gois e Sinária Araújo, mas apenas a primeira foi selecionada. Ildene se inscreveu para participar da seleção com um projeto sobre Neurociência, Cultura e Alfabetização, e ficou em 7º lugar na categoria Ensino Fundamental Menor.

Além do projeto de intervenção, contaram como critérios para a seleção ter curso básico de inglês ou espanhol, tempo de atuação em sala de aula entre outros. Seu trabalho, que será apresentado lá, deverá ser aplicado em sua escola, quando retornar. Ela atualmente ensina a 63 alunos especiais em uma sala de recursos, e acredita que sua experiência será de grande importância para melhorar a sua prática pedagógica.

“Acredito que será um diferencial na minha carreira. Estarei com pessoas de outras culturas e espero, quando retornar, agregar e compartilhar os conhecimentos com meus colegas de profissão, aplicá-los na minha escola. Estou com a expectativa de que muitas coisas boas vão acontecer e penso que com a bagagem de informações que eu vou trazer, isso me abrirá mais espaços para colocar em prática o que eu aprender”, explicou.

A diretora da Escola Estadual Ministro Geraldo Barreto Sobral, professora Rejane Rabelo Santos, destacou que a equipe diretiva sempre incentivou os professores a participarem dessa seleção. “Estamos todos felizes por ela estar representando Sergipe e a nossa escola. É importante a gente apoiar as boas práticas. Vemos isso como algo muito bom para a comunidade escolar, pois teremos projetos diferentes vindas dessa experiência no Canadá, e com isso os alunos só têm a crescer”, disse.

A diretora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Eliane Passos, destacou que tem trabalhado com muita ênfase o reconhecimento desses projetos e iniciativas dos professores. Para ela, essas experiências só trazem melhorias para os alunos e para as unidades de ensino. “Como consequência desse trabalho exitoso pontual de alguns professores, chegamos em um índice de desempenho das escolas revertido em uma boa média no Ideb. São unidades de ensino que já vêm se destacando e crescendo em seus resultados. Essas experiências acabam contagiando o ambiente escolar. Nós nos sentimos orgulhosos em conseguir manter viva essa vontade dos professores em fazer uma educação pública de qualidade”, declarou.

A professora Suzannah Ethel Freitas Teles, que ensina Educação Física no Colégio Estadual Professora Zizinha Guimarães, em Laranjeiras, foi a 5ª colocada na categoria Ensino Médio. O seu projeto tem como título “Danças Folclóricas em Laranjeiras”, que ela apresentará durante o seu intercâmbio. A professora disse que há 10 anos conhece esse programa e que sempre pensou em participar, e agora, que foi selecionada, pretende trazer os novos conhecimentos para a sua prática de ensino.

“Estou muito entusiasmada porque poderei me aperfeiçoar profissionalmente e pessoalmente. Lá eu terei contato com novas metodologias de ensino e o acesso a esses novos conhecimentos será um diferencial na minha carreira”, afirmou.

Foto Maria Odilia

Leia também