Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Áudio “vaza” e André Camelô diz: está preparando um dossiê sobre a Emsurb!

3

Desde essa terça-feira (23) circularam pelas redes sociais alguns áudios onde o presidente da Associação de Feirantes e Camelôs de Aracaju, André Pinto, o “André Camelô”, faz revelações que não podem deixar de ser investigadas pelos vereadores da capital na Câmara Municipal. Dentre outras coisas, o representante dos trabalhadores celebra o apoio do Ministério Público Estadual (MPE) e fala em “caixa-preta” das feiras livres de Aracaju.

Ainda na conversa “vazada”, André Camelô foi ainda mais longe e trouxe a tona outra denúncia grave: as feiras de Aracaju movimentam R$ 3 milhões que, segundo ele, “fica concentrado com dois grandes grupos políticos”, mas que só vai revelar os nomes em uma entrevista no rádio. Em seguida, o representante da Associação lamenta a ausência de uma licitação para as feiras livres na capital e afirma para todos que lhe ouvem: “se tivesse uma licitação, (o prefeito) Edvaldo Nogueira estaria preso”.

Ele ainda reconheceu que o único prefeito de Aracaju que teve coragem de promover um processo licitatório sobre o assunto foi João Alves Filho (DEM), porque “justiça seja feita ele (João) teve coragem e sabia que essa bomba das feiras poderia estourar a qualquer momento”. Durante o áudio, supostamente enviado para um grupo de feirantes de Aracaju, André dá a entender que vai pedir que a CMA instale uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre o assunto.

André Camelô, ainda no áudio polêmico, quer o vereador Lucas Aribé (PSB) como relator da CPI, diz que “os feirantes nunca foram respeitados pela Emsurb e pelos empresários”, e conclui de uma forma surpreendente: revela para os trabalhadores que está preparando um “dossiê” sobre o presidente do órgão municipal, Luiz Roberto Dantas. Para este colunista, os vereadores de Aracaju têm a obrigação de verificar os áudios que circulam nas redes sociai!

Não é de agora que o tema “feira livre” gera polêmica em Sergipe e já foi pauta de diversas audiências no Ministério Público Estadual. Os órgãos fiscalizadores devem se ater sobre esse suposto “dossiê”, tanto para identificar alguma suposta irregularidade envolvendo recursos públicos, quanto para corrigir supostas injustiças, para que os nomes de figuras públicas não sejam expostos indevidamente. Os áudios estão circulando e só não fiscalizam se não quiserem…

Veja essa!

Órgãos fiscalizadores como o Ministério Público e o Tribunal de Contas estão de olho em pregoeiros e presidentes de comissão de licitação de alguns municípios sergipanos, por conta da forma truculenta e direcionada que tem conduzido os processos licitatórios de seus respectivos municípios. Existem denúncias de registros em Santana do São Francisco, Maruim, Simão Dias e Barra dos Coqueiros! Em breve a coluna trará maiores detalhes!

E essa!

Falando nisso, não podemos deixar de lembrar que a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Emsurb e SMS, também está na “mira” desses órgãos fiscalizadores por conta das dispensas de licitação já denunciadas por este colunista.

Olho na DESO!

Ainda está dando muito o que falar a licitação realizada pela DESO, recentemente, onde um velho fornecedor da instituição já propagava antes do processo que os serviços já estavam executados e chegou a interferir no início dos trabalhos da comissão de licitação até que ele concluísse as “tratativas” para garantir o resultado final. É mole?

Rodovia fechada I

Revoltados com a situação de abandono em que se encontram as rodovias estaduais, moradores da região Centro-Sul de Sergipe bloquearam desde as primeiras horas dessa quarta-feira (24) a estrada que liga os municípios de Tobias Barreto a Lagarto em dois pontos: antes e depois de Riachão do Dantas.

Rodovia fechada II

Também de Umbaúba a Itabaianinha não passa nada. Os manifestantes só estão liberando a passagem de veículos de emergência como a polícia e ambulâncias. Pneus e troncos de árvores foram queimados, bloqueando parcialmente a pista. São constantes os registros de acidentes e de veículos danificados nos trechos citados.

Roda presa

Se o “galeguinho” Belivaldo Chagas (PSD) quer ter êxito com as obras de seu governo é bom ele se atentar para algo que vem acontecendo na SEDURBS: a informação é que o diretor de obras da Secretaria, conhecido por “Paulinho”, é uma “unanimidade” de rejeição junto ao empresariado. A turma já lhe batizou de “roda presa”.

Alô galeguinho!

Um grupo de empresários já se reuniu e o assunto em pauta foi o “roda presa”. Reclamam de perseguições e de que ele seria o responsável por prejudicar o andamento das obras públicas. Um empresário, inclusive, falou que uma xícara de café (pasmem) teria “caído” em cima da fatura de uma empreiteira, que por conta do deslize acidental, teve que esperar mais tempo para receber…

Podem parar tudo

Também foi colocado que um dos diretores da Sedurbs, Olivier Chagas, foi exonerado supostamente por insuficiência técnica, mas 100% dos empresários que prestam serviços à SEDURBS aguardam a substituição do diretor e, dessa reunião, já cogitaram paralisar todas as obras em andamento para protestar.

Bomba!

Por muito pouco um forte grupo empresarial sergipano não foi prejudicado em uma licitação na Câmara Municipal de Carmópolis. O processo foi motivado por um conselheiro do Tribunal de Contas, um verdadeiro “escorpião”, acostumado a “ferrar” sempre aqueles que, em algum momento, lhe deram a mão. É muita ingratidão…

Exclusiva!

Falando em ingratidão, a semana santa passou, mas em Lagarto o “peixe” continua em alta. Se não está no prato da população, ao menos é o assunto mais comentando nas rodas políticas. Por lá a turma não quer saber de “pescada amarela”, “bacalhau” ou “atum”. O “peixe da moda” entre as famílias lagartenses é a “traíra”. Dizem que requer cuidado no “manuseio”, por ser “liso e escorregadio”…

Coisas da SEED

Dentro da Secretaria de Estado da Educação há um diretor de engenharia que “canta aos quatro cantos” que é “intocável” por ter sido indicado por um deputado estadual. Meses atrás a coluna recebeu informações de um ex-vereador de Aracaju denunciando perseguições, além de revelar algumas “peripécias” do servidor.

Coisa de amigo

Uma das denúncias feitas pelo ex-vereador é sobre algumas dispensas de licitação que ocorrem na Secretaria, onde sempre são contemplados os “amigos do rei”. Em casos assim, o que se espera é que um número mínimo de empresas concorram e não que alguém, por grau de amizade, seja privilegiado.

Estamos de olho!

Órgãos fiscalizadores já têm conhecimento desse ex-empresário mal sucedido que, segundo o ex-vereador, vem conseguindo emplacar velhos amigos de sua época, sem qualquer pudor, e tudo bem debaixo dos olhos do “super diretor” da SEED. Não é a toa que dizem que o secretário de Estado, um grande técnico, é um verdadeiro “primeiro ministro” na Pasta…

Sabe ou não sabe?

A dúvida deste colunista é a seguinte: será que o “super diretor” sabe das peripécias e é conivente com tudo ou também está sendo ludibriado? Em tempos de “marcha ré” na SEED, tem gente na Pasta tão “veloz” que anda dirigindo na “banguela”…

Liberdade para Valmir I

Em reunião da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Sergipe, a desembargadora Ana Lúcia pediu vistas de recurso que pede a liberdade do prefeito licenciado de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC). Para a defesa, não há necessidade da prisão de Valmir, “que não representa risco para a sociedade”.

Liberdade para Valmir II

Para a juíza convocada Maria Angélica França e Souza, representando o Desembargador Edson Ulices, as circunstâncias não exigem mais a prisão de Valmir. O juiz convocado Marcel Britto sustentou a necessidade de manutenção da prisão. Na próxima semana deve sair a decisão e o ex-prefeito pode ficar livre para retornar a Lagarto.

Batalha na CMA I

Foi empossado como vereador de Aracaju, Armando Batalha Júnior (Cidadania 23), que assume a vaga do vereador Palhaço Soneca (Cidadania 23), licenciado da Casa Legislativa por 121 dias em decorrência de uma cirurgia de hérnia umbilical. Aos 35 anos, Armando Batalha é advogado com experiência na área criminal e professor universitário.

Batalha na CMA II

Em seu primeiro discurso na Câmara Municipal de Aracaju, Armando Batalha fez questão de ressaltar que essa não é uma posse festiva e sim, uma função administrativa que visa substituir um parlamentar licenciado. “Desejo plena recuperação ao Palhaço Soneca, que tem feito um bom mandato nesta Casa. Que no final da sua licença possa retornar os trabalhos com muita saúde”, desejou.

Disposição

O vereador recém-empossado disse ainda que a sua vida é pautada pela seriedade e objetividade e que pretende ser assim também no período que estará como vereador na Casa Legislativa. “Apesar de considerarem que quatro meses é pouco tempo, me coloco a disposição para contribuir no quer for possível nessa gestão”, anunciou.

Agradecimentos

Armando Batalha Júnior ressaltou a figura do vereador Elber Batalha Filho, seu primo, dizendo que será um período de grande aprendizagem por causa da sua experiência. “Elber representa muito bem o nome de nossa família aqui dentro, tenho orgulho de ser seu primo”, disse. Por fim, agradeceu o apoio incondicional de sua mãe Iolanda, seu pai Armando Batalha (ex-prefeito de São Cristóvão e ex-deputado), dos avós Batalhinha e Madalena Góes, que foram vereadores da casa, além dos amigos e demais familiares.

UNICEF I

Gestores de 46 municípios recebem, em Aracaju, formação sobre prevenção de homicídios na adolescência, atendimento a crianças vítimas de violência, medidas socioeducativas e racismo. Equipes do UNICEF e parceiros se reúnem com representantes da gestão pública de 46 municípios de Sergipe, hoje (24) e amanhã (25) em Aracaju para formação sobre políticas públicas para prevenção de violência contra crianças e adolescentes.

UNICEF II

O objetivo é contribuir para que os municípios, que participam do Selo UNICEF, adotem estratégias que já se mostraram eficazes para redução de homicídios de adolescentes, para atendimento adequado a vítimas de violência (especialmente violência sexual), para redução do racismo e municipalização de medidas socioeducativas para que adolescentes em conflito com lei não precisem mudar de cidade.

Números

Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/Datasus) de 2016 apontam Sergipe com a taxa mais alta de homicídios de pessoas entre 10 e 19 anos no país: 68 assassinatos em cada grupo de 100 mil habitantes, o dobro da média nacional (34). No mesmo ano, havia no Estado 296 meninos e meninas em regime de medidas socioeducativas. Ainda nesse período, o Sinesp registra 418 casos de estupro ou tentativas de estupro (373 e 45, respectivamente), número que salta para 430 (389 + 41) em 2017.

FLA REAL FEST I

Ex-Flamengo, Real Madrid e Seleção Brasileira Sávio Bortolini, o “Anjo Loiro” da Gávea, estará em Aracaju no domingo (28). Com uma carreira de sucesso no futebol mundial, o ex-campeão Brasileiro e Carioca pelo Flamengo, Sávio Bortolini levantou o Campeonato Espanhol, Mundial de Clubes e três Ligas dos Campeões com o Real Madrid, passando também pela Seleção Brasileira.

FLA REAL FEST II

Sávio estará em Aracaju no Fla Real Fest – evento promovido pelo Consulado Fla Real que acontece no domingo (28), às 12h, no Mega Espaço Eventos localizado na Rua Castro Alves, 179, no Bairro Ponto Novo. O evento reunirá torcedores e simpatizantes do Flamengo e contará também com as presenças do famoso youtuber, Deco SRN e do vice-presidente do Flamengo, Maurício Mattos.

 Ingressos

Durante a festa haverá sessão de autógrafo/foto com o ex-craque, sorteio de camisas oficiais do Flamengo e ainda shows com grupos de samba. Os ingressos já estão à venda na Boutique Rubro Negra, na Avenida Hermes Fontes, 2064, ao preço de R$ 40 (adulto) e R$ 20 (criança até 13 anos). Informações pelo Whatsapp: (79) 99935-8003.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também