Aracaju, 8 de maio de 2024
Search

CONBASF prepara lançamento do projeto PAPATUDO AMBIENTAL

7

Sergipe terá uma novidade nas ações de erradicação dos lixões, em especial dos localizados no Baixo São Francisco. Idealizado pela equipe técnica do Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano – CONBASF – será implementado no Estado o projeto PAPATUDO. Com formato e características específicas, o que o torna pioneiro no Brasil na questão relativa à Gestão de Resíduos Sólidos, o PAPATUDO AMBIENTAL tem por objetivo ser uma ferramenta primária dentro do projeto macro do CONBASF, culminando com a devida implantação do processo de coleta seletiva e o consequentemente reaproveitamento de toda matéria reciclável, seca e orgânica, produzida na região.

Segundo o superintendente do CONBASF, Mário Albuquerque, o PAPATUDO está montado sobre a base (chassi) de um ônibus e irá atuar na região como um veículo de coleta de resíduos. “Ao mesmo tempo será um difusor dos ensinamentos pertinentes ao manejo e disposição dos resíduos para a coleta, dentro de padrões de pré-seleção, o que facilita o trabalho dos coletores e contribui para a boa aplicação dos princípios da coleta seletiva”, explica.

Equipado com reservatórios definidos para cada tipo de resíduo e operado por coletores e catadores de resíduos, o PAPATUDO tende a ser o divisor de águas no processo de coleta, transporte e tratamento dos resíduos. Além de atuar em parceria com as equipes de Educação Ambiental e a de Assistência aos catadores do CONBASF, que já vem desempenhando ações de mobilização e capacitação de agentes multiplicadores, dentro dos municípios de atuação do Consórcio.

Além dos reservatórios para acondicionamento dos resíduos coletados, o projeto contempla, espaço adequado ao transporte dos trabalhadores sentados e afivelados em cabine separada da área de segregação, quando estiver em deslocamento. O veículo também está dotado de serviço de som e painel eletrônico de mensagens a ser utilizado por técnico ambiental, que através deste levará conhecimento aos munícipes sobre a coleta seletiva e os benefícios ao ambiente que esta prática pode proporcionar.

Ainda como forma de levar maior conforto aos catadores e coletores que trabalharão no PAPATUDO, também serão instalados um banheiro químico, higienizador de mãos, bebedouro e porta-objetos. Outros equipamentos serão coletores específicos para lixo eletrônico, totalizando uma capacidade efetiva de carga de 10m³.

“PAPATUDO AMBIENTAL é o projeto com o qual o CONBASF pretende começar a mudar a realidade da gestão de resíduos sólidos na região do Baixo São Francisco Sergipano, e que desde à sua idealização vem contando com total apoio do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ministério Público de Contas e do Ministério Público do Trabalho”, frisou Mário Albuquerque. Ele também destacou o apoio essencial da empresa Progresso, através do seu proprietário, Adierson Monteiro, que doou o ônibus para a implantação do PAPATUDO.

Segundo o superintendente, no próximo dia 30 de abril, às 10h, a equipe técnica do CONBASF fará a primeira apresentação pública do projeto, que será feita a todos os procuradores do Ministério Público do Trabalho na sede do MPT em Aracaju.

Fonte e foto assessoria

 

Leia também