Aracaju, 28 de março de 2024

DEPUTADO QUER LEI QUE OBRIGUE SECRETÁRIOS COMPARECEREM NA AL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Na manhã desta quarta-feira, 24,  o deputado estadual Georgeo Passos (REDE), apelou  aos colegas parlamentares para que votem a favor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC)  de nº 01/2019. A emenda tem por objetivo incluir o Inciso VIII ao Artigo 90 na Constituição Estadual que trata sobre a ampliação da fiscalização do Poder Legislativo sobre demais poderes.

A PEC  comentada pelo deputado na tribuna será apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça para avaliação dos parlamentares, cenário que ocorre mediante novas votações da Casa Legislativa. Segundo o Georgeo Passos o texto da emenda constitucional tem vistas para a ampliação da fiscalização por parte do legislativo.

” Nós queremos com essa PEC, que o parlamento cumpra sua função constitucional  que é a  fiscalização. Nós sabemos que hoje, por lei, o secretário  da Fazenda e o  da Saúde são obrigados a vir a essa casa em determinados períodos. No entanto, demais secretários só vêm para essa casa mediante requerimento ou vontade própria. Com a aprovação dessa PEC  todos os secretários do estado ficarão obrigados de virem a essa casa para prestar consta de sua gestão. Não em plenário, e sim nas respectivas comissões, eles irão trazer dados e informações de suas de suas pastas. Na nossa visão uma PEC importante, mostrará transparência da gestão. Outras assembleias já incluíram em seu texto constitucional um texto semelhante,  a exemplo dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo”, explicou o deputado Georgeo.

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

Foto: Jadilson Simões

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também