Aracaju, 28 de março de 2024

Detran/SE finaliza mais uma turma de Curso de Reciclagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

Foi finalizada nesta quarta-feira, dia 24, mais um curso de Reciclagem de Condutores no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), através da Escola Pública de Trânsito (EPTran). O curso, que tem duração de 30 horas/aula, é ministrado para condutores que tiveram o direito de dirigir suspenso por cometerem infrações que somaram 20 pontos ou infrações que por si só demandam a suspensão.

Todos os meses o Detran/SE abre turmas para que as pessoas que já estão cumprindo o prazo da penalidade possam participar das aulas de Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Relacionamento Interpessoal e Primeiros Socorros. Nas últimas edições, a EPTran tem proporcionado o curso em um formato intensivo, fazendo com que o condutor possa cumprir a carga-horária em três dias, o que tem facilitado a participação de muitas pessoas.

É o caso do professor de educação física Carlos Eduardo de Souza Muniz, de 40 anos. Ele conta que, embora tenha que faltar alguns dias de trabalho para frequentar as aulas, só viu vantagens no curso de reciclagem.

“Eu tenho CNH desde os 18 anos e nunca cometi infrações. Que essa tenha sido a primeira e última. Tiro dessa situação uma grande lição. Para mim, esse momento está sendo de reflexão, pois essa minha infração poderia ter consequências mais graves, como um acidente ou a morte de alguém”, diz Carlos Eduardo.

Ele enfatiza ainda a importância de o condutor ter atualização sobre o trânsito. “Do momento que eu tirei a habilitação até hoje o trânsito mudou muito e, às vezes por hábito, acabamos agindo errado na direção do veículo. O ser motorista não nos dá o direito de cometer erros por achar que nunca seremos pegos”, destaca o condutor.

O coordenador da EPTran, Lacerda Júnior, ressaltou que a atitude do professor é importante para conscientizar outras pessoas e desmistificar a reciclagem, para que ela não seja vista apenas como uma punição. “É preciso que as pessoas vejam esse curso como oportunidade de renovação de conhecimentos e até, como Carlos Eduardo, um momento de reflexão, para que consigam perceber que uma simples infração pode tirar a vida de alguém”, observa.

Os interessados em participar do curso pela EPTran devem procurar o setor, na sede do Detran/SE, em expediente da autarquia (7 às 13h), para fazer sua inscrição ou buscar mais informações, através do telefone (79) 9 8854-7124.

Ascom – Detran/SE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também