Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Palestra leva conhecimento sobre recursos hídricos para estudantes de Laranjeiras

c8c77416-bdce-a520

Cerca de 75 meninos e meninas estudantes da Escola Estadual Antônio Nobre, localizada no povoado Pedra Branca, em Laranjeiras, aprenderão um pouco mais sobre a valorização da água na manhã desta quinta-feira, 25, quando participarão da palestra “A importância do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos para a vida”.

A atividade inaugura as ações no campo da educação ambiental previstas no Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras, desenvolvido pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Petrobras, por meio do projeto Petrobras socioambiental.

Ministrada pelo professor Cristyano Ayres Machado, Pós Doutorando em Recursos Hídricos- UFS, membro do Grupo de pesquisa Acqua da UFS e colaborador do Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras, a palestra terá metodologia lúdica e participativa, sempre buscando promover a interação entre as crianças e a comunidade local com temas contextualizados com os objetivos do programa de educação ambiental do projeto e com a realidade na qual a comunidade escolar está inserida. “Buscaremos fazer a relação entre o conhecimento acadêmico, a sala de aula e a realidade na qual as crianças estão inseridas”, resumiu o professor.

“É preciso despertar nos alunos e na comunidade de forma geral a conscientização sobre os cuidados com a água e com meio ambiente, para que eles entendam a importância do rio Sergipe, que passa pela sua comunidade, para que eles compreendam que a água é um recurso finito e que para que ela não se esgote, devemos cuidar do meio ambiente por completo”, explicou Aldjane Moura, Mestre em Recursos Hídricos pela UFS e assessora em Educação Ambiental do Projeto Azahar: Flor de Laranjeiras.

“A expectativa é não apenas contribuir o conhecimento dos estudantes, mas também de aprender e, principalmente, de incentivar e sensibilizar a comunidade escolar, em especial as crianças, para que compreendam importância do seu papel no processo de preservação ambiental e conservação dos recursos hídricos”, completou Cristyano Ayres.

Sobre o projeto

Desenvolvido em Laranjeiras, mais especificamente voltado para as comunidades de Pedra Branca e Bom Jesus, o projeto Azahar: Flor de Laranjeiras tem o objetivo de contribuir com a promoção da segurança hídrica na região, por meio da racionalização, conscientização e efetivação de um projeto de educação que contribua para o aproveitamento, o cuidado ambiental e com os recursos hídricos. Para atingir este objetivo, o projeto realizará ao longo dos próximos dois anos ações de monitoramento hídrico, educação ambiental, restauração florestal e pesquisa científica no rio Sergipe.

Entre as ações de educação ambiental que serão realizadas pelo projeto, destacam-se oficinas participativas, curso de formação voltado para professores da rede pública, eventos técnico-científicos sobre segurança hídrica, além de palestras e atividades nas escolas. Ao todo, serão atendidos diretamente cerca de 300 pessoas, entre crianças e adolescentes, jovens e mulheres.

Por Débora Melo

Leia também