24/04/19 - 00:01:40

UM GRUPO SEM DEFINIÇÃO

DIÓGENES BRAYNER – [email protected]

O ex-governador Jackson Barreto (foto), do MDB, não usa de meias palavras para anunciar que faz um trabalho que unifique o bloco em favor da reeleição de Edvaldo Nogueira (PCdoB). Seria uma réplica de todo o projeto traçado para que Marcelo Déda (PT) chegasse ao Governo. Vai conflitar com um obstáculo pesado: o PT parece disposto a não abrir mão de uma candidatura própria à Prefeitura de Aracaju.

– Os caminhos traçados e percorridos pelo ex-governador Marcelo Déda devem ser refeitos por outro petista, disse ontem um integrante da legenda, que preferiu não se identificar pela posição que ocupa na estrutura política do Estado. O pensamento, entretanto, percorre as mentes petistas que pretendem retornar ao protagonismo político de Sergipe, a começar por Aracaju.

A vice-governadora Eliane Aquino demonstra que tem interesse na Prefeitura e Márcio Macedo, vice-presidente nacional do PT, não pensa em outra coisa. Trabalham firmes, já de “forma semi-aberta”, para fixarem candidaturas à sucessão de Edvaldo Nogueira. As tendências que formam o PT pensam iguais, mas como a decisão será tomada em setembro, com a realização do TED, há muito campo para se jogar e inverter o placar.

O governador Belivaldo Chagas também apoia a reeleição de Edvaldo Nogueira. Acha que ele faz um bom trabalho em Aracaju e vai acompanhá-lo em 2020. Essa também é a posição do seu partido, o PSD, que poderá até indicar o vice. Fala-se no deputado Fábio Mitidieri, mas nada confirmado. Belivaldo também tem projeto político e pensa em disputar Senado em 2022, mas deseja um sucessor que tenha o perfil traçado pelo seu Governo.

Seria então a vice-governadora Eliane Aquino, que naturalmente o sucederia em caso de não sair vencedora para a Prefeitura. Não se bateu o martelo para futuro ainda tão distante, mas a disputa pelo Senado Federal por Belivaldo Chagas não é uma sangria desatada. Ele pode preferir se manter a frente do Governo e trabalhar por seu sucessor, seja qual for o escolhido por seu grupo e independente do pleito municipal.

Pela lógica e levando em consideração a ideia de redefinir os caminhos traçados para Déda, o nome provável sucessor seria o de Edvaldo Nogueira. É isso que ele também deseja…

NÃO SAI DA POLÍTICA

O ex-governador Jackson Barreto (MDB) avisou ontem que não vai deixar de fazer política e recusa qualquer insinuação de candidatura agora: “vou dar tempo ao tempo, mas não deixarei a política e participarei do debate”, disse.

LEMBRA O POETA

Jackson Barreto não fala em participar da próxima eleição, entretanto cita o poeta Tiago de Melo: “faz escuro, mas eu canto”, e acrescenta referindo-se a ele: “ainda está fazendo escuro” o que sinalizar que JB continuará cantando.

MORRO DE SÃO PAULO

Jackson Barreto foi ao Morro de São Paulo, no feriadão de semana santa, e estava em um restaurante na praia. Grupos de turistas de Sergipe passavam, gritavam seu nome e tiravam selfies com ele. Um cidadão paulista, sentado ao fundo, perguntou a um garçom: “Esse senhor de cabelos brancos é da Globo?”

NO INÍCIO DA NOITE

Já no inicio da noite, o casal paulista dirigiu-se a Jackson e confidenciou: “estamos aqui desde cedo e vimos que o senhor foi muito cumprimentado…” Jackson interrompeu: “é o povo do meu Estado. É que fui governador de Sergipe”. O cidadão continuou: “puxa, ter sido governador e ser cumprimentado dessa forma, parabéns”.

TEM NOME CITADO

Jackson Barreto já teve nome citado para ser o vice-prefeito de Edvaldo Nogueira, mas ele mesmo descarta essa possibilidade. Diz que dará tempo ao tempo e insiste: “não deixarei a política”.

GARIBALDI E O MDB

O deputado Garibaldi Mendonça reage sobre a indicação de algum nome para diretoria da Fundat. Ele continua chateado com o seu partido, o MDB, pela forma como foi tratado. Mantém a tendência de deixar a sigla e filiar-se a outro partido.

TRANSFERE TÍTULO

O ex-deputado Jony Marcos (PRB) está transferindo o seu domicílio eleitoral de Nossa Senhora do Socorro para Aracaju, com o objetivo de ficar apto eleitoralmente para disputar na Capital.

CONVITE A MARCOS

O ex-deputado Marcos Franco (MDB) foi convidado pelo deputado Fábio Reis (MDB) para ser um dos vice-presidentes do partido e integrar a Executiva Nacional. Marcos deve aceitar ou indicar o ex-prefeito de Laranjeiras, Juca Bala.

DEFENDE UNIDADE

Marcos Franco defende a unidade do MDB e teve uma conversa com o deputado Luis Garibaldi, para que ele permaneça na sigla e participe da renovação política que vai acontecer na legenda. Admite que o partido deveria ter conversado antes com Garibaldi.

AMINTAS CONTRA-ATACA

O vereador Cabo Amintas vai para o contra-ataque na Câmara Municipal e diz que todas essas denúncias contra ele é para camuflar a reportagem da “Máfia dos Shows”. Se realmente essa “máfia” existe, alguns já deveriam estar presos.

ESTÁ MUITO TUMULTUADA

A Câmara Municipal de Aracaju está muito tumultuada e precisa encontrar o equilíbrio para representar a cidade. Ou se organiza ou se extingue, afinal as atividades das Câmaras estão muito aquém dos problemas do povo.

NOME QUE SE LIGA

O partido Cidadania somado à Liga da Renovação trata sobre um nome para disputar a Prefeitura de Aracaju: o médico Emerson, o empresário Milton Andrade e a vereadora Emilia Correa são cotados para escolha. O grupo pretende ampliar aliança.

PEDIDO DE IMPEACHMENT

Senador Alessandro Vieira (Cidadania) não perde tempo, voltou a protocolar ontem, no Senado, pedido de impeachment contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre Moraes e Dias Tóffoli.

MANTÉM-SE ANIMADO

O deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) não fora incentivado por um pessoal muito ligado a ele para disputar a Prefeitura. Acha que nesse momento faz-se um auê em torno do seu nome, mas às vésperas do registro da candidatura a situação pode ser outra. Mesmo assim, Gilmar se mantém animado… muito animado.

ANDRÉ VÊ TUDO BEM

Já o ex-deputado federal André Moura (PSC) vê diferente. Ele teve um almoço com Gilmar Carvalho. Juntos traçaram planejamento para o pleito de 2020. Segundo André, “Gilmar está muito empolgado com a receptividade do eleitorado”.

NÃO VAI ACOMPANHAR

Um grupo de aliados ao governador Belivaldo Chagas não vai apoiar a reeleição de Edvaldo. A razão foi unânime: “o prefeito só pensa nele e seus interesses. Não ajuda a ninguém”. Segundo um deles, “Edvaldo ganha, mas a gente perde”.

PASSAGEM CARA

O deputado federal Fábio Reis (MDB) só chegou ontem a Brasília, no início da noite. Só conseguiu voo de Salvador, assim mesmo com passagem acima de R$ 2 mil. É que não havia mais voo de Aracaju já na segunda-feira.

Dos grupos sociais

///Papo político – Um bate papo político no cafezinho entre Clóvis Silveira (PSC), Cicinato Jr. (PSDC) e Reynaldo Nunes (PV) falaram sobre sucessão municipal em Aracaju. Convergiram sobre o potencial político eleitoral do deputado Gilmar Carvalho para prefeito. Acham que ele dará muito trabalho além de ter rejeição minúscula.

///Recebe convite – Eliane Aquino convidada pelos governadores Wellington Dias (PI) e Waldez Góes (AP) para reunião de governadores da Amazônia Legal e do Nordeste. O objetivo foi unir forças e para o crescimento e desenvolvimento econômico, ambiental e social entre as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

///Luta permanente – Senador Rogério Carvalho (PT) disse que a condenação política está cada vez mais evidente. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu excessos, mas a justiça que deve ser feita com o ex-presidente Lula é o reconhecimento da inocência dele. A nossa luta é permanente.

///Recuos do relator – O deputado federal Fábio Mitidieri disse que ontem a CCJ se reuniu mais uma vez para tentar votar a admissibilidade da Reforma da Previdência. O relator já recuou em quatro pontos, sinal que nem o governo e seus aliados têm 100% de certeza nessa PEC que foi enviada ao Congresso.

///Dos mais pobres – O deputado Ivan Valente (Psol) fala que o deputado Darcisio Perondi, da base do governo, num raro momento de honestidade, revela a verdade em plena CCJ, foi aplaudido de pé pela oposição, depois de falar:: “do R$ 1 trilhão que Guedes quer economizar, o valor absoluto virá mais dos pobres”.

///Reduzir Gastos – O deputado estadual Capitão Samuel Barreto defendeu, ontem, que a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe conheça e tente aplicar aplicativo de Catarinense. O parlamentar argumentou que a medida vai reduzir os gastos do Estado com Segurança e vai agilizar os procedimentos.

Conversa

Tempo quente – Sergipe continua sofrendo com estiagem e em Aracaju o termômetro marca acima de 38 graus no período da noite.

Ainda sem nome – Ainda não foi votado pela bancada federal o nome de Valmor Babosa para presidir a Codevasf em Sergipe.

Muito ativo – O ex-governador Jackson Barreto (MDB) não fala em candidatura, mas deixa claro que continuará muito ativo na política.

Começa ação – Ex-deputado federal André Moura (PSC) está em Brasília, mas começa a tratar da ação do seu partido no Interior, no lançamento de candidaturas municipais.

Dois nomes – O MDB terá como candidato a prefeito de Laranjeiras o ex-prefeito Juca Bala e em Riachuelo o também ex-prefeito Antônio Carlos Franco Sobrinho.

Pesquisa no ar – Pesquisa publicada por Gilmar Carvalho (PSC) dá a ele mesmo o provável eleito à Prefeitura de Aracaju em 2020.

Ainda analisa – O ex-deputado Heleno Silva (PRB) ainda analisa, mas deve ser o candidato do partido a prefeito de Canindé do São Francisco.

Aceitam acordo – Caminhoneiros autônomos aceitam acordo e recuam de greve dia 29 de abril após reunião no Ministério da Infraestrutura.

Amargar derrotas – A corrupção, a direita radical e a esquerda festiva são rótulos que fortalecem homens públicos. Os honestos têm que amargar sempre as derrotas.